Limpeza de Pele Profunda: Porque Fazer, Dicas e Cuidados!

Publicidade

Limpeza facial profunda ajuda a controlar a oleosidade do rosto

Manter uma higiene facial hoje em dia é essencial não apenas para a higiene pessoal, mas é também um cuidado que quando feito regularmente trás benefícios duradouros para a vida toda. Uma limpeza de pele feita regularmente evita o excesso de oleosidade, evita o aparecimento da acne, e ajuda a pele se regenerar mais facilmente, além de fazer com que os produtos aplicados sejam bem aceitos, podendo agir eficientemente. Porém, uma limpeza simples nem sempre adianta; algumas pessoas sentem a necessidade de uma limpeza de pele profunda.

Benefícios

Com uma limpeza de pele profunda é possível alcançar os mesmo benefícios de uma limpeza de pele simples, porém com mais profundidade. Essa profundidade faz diferença para a pele, pois essa limpeza profunda consegue alcançar camadas da pele que uma limpeza comum não consegue. Além disso, pessoas com problemas de pele (como por exemplo, a acne) só conseguem alcançar um equilíbrio saudável com limpezas profundas.

Como a limpeza de pele profunda consegue limpar mais profundamente, o controle de oleosidade da pele melhora, evitando o excesso de produção de sebo, consequentemente evitando que nossos poros fiquem obstruídos. Além disso, uma boa limpeza facial promove a regeneração e estimulação da pele, fazendo com que a absorção dos produtos, como hidratantes, protetores solares, etc, melhorem. A limpeza correta da nossa pele também ajuda na hora de nos maquiarmos, fazendo com que a maquiagem dure mais e pareça mais natural.

É importante ressaltar que tudo em excesso faz mal, e limpar a pele profundamente em excesso pode trazer resultados indesejados. O ideal é que se faça uma limpeza facial simples todos os dias, e uma limpeza profunda deve ser feita de acordo com a necessidade pessoal de cada um. Geralmente essa necessidade varia dentre o tipo de pele de uma pessoa e o problema de pele de uma pessoa.

Peles oleosas geralmente necessitam de uma limpeza profunda mais vezes, como a cada 15 ou 30 dias. Peles secas ou mistas podem ficar mais tempo sem a necessidade de uma limpeza profunda, pois respondem muito bem à limpeza simples. O ideal é sempre consultar um dermatologista, pois somente esse profissional poderá te indicar a limpeza ideal, como realizar essa limpeza e somente um dermatologista poderá te indicar um tratamento ideal para o seu problema ou necessidade, que pode ser algo “faça você mesmo” ou algo mais elaborado, que apenas um profissional é capaz de realizar.

Limpando profundamente

O mercado disponibiliza uma série de produtos que podem ser usados para alcançar uma limpeza profunda que satisfaça as necessidades de cada pessoa. Existem diversos produtos em diversas “modalidades”, como máscaras de lama, máscaras de peeling, esfoliantes, sabonetes neutros (líquidos ou não), hidrantes multi funcionais, dentre diversos outras opções; basta escolher. Porém, o ideal é se informar. Vá a um profissional, pesquise marcas que sejam o mais natural possível, pesquise os benefícios e os malefícios. É importante saber o que estamos usando em nossa pele, afinal cuidar dela também é tratar ela com carinho.

Normalmente se começa uma limpeza de pele profunda abrindo os nossos poros. Para isso, despeje água fervente em uma bacia e aproxime seu rosto do vapor por cerca de três minutos. O vapor ajuda a abrir os poros. Em seguida, aplique um esfoliante de sua preferência, massageando o rosto com as pontas dos dedos e com movimentos circulares. Foque nas áreas que você sente mais necessidade, como a área T do rosto (testa, nariz e queixo). Em seguida, lave com água corrente o rosto até certificar-se que todo o produto já saiu. Em seguida, caso queira, pode lavar o rosto com seu sabão facial preferido, mas não se assuste se você sentir um leve desconforto. Como você abriu os poros e esfoliou, é possível que sua pele fique um pouco sensibilizada. Lave o rosto com água bem fria, para fechar os poros. Finalize com o tônico de sua preferência e com o hidrante de sua preferência.

A limpeza profunda feita por profissionais costuma ser diferente. Além desses passos descritos acima, os profissionais normalmente “atacam” a acne, tentando ao máximo limpar a pele. Alguns os procedimentos realizados por profissionais incluem produtos ou técnicas que promovem a desincrustação da pele, facilitando a retirada de cravos e espinhas; técnicas de extração de cravos e espinhas; e técnicas ou produtos que estimulam a pele a se acalmar. Caso o problema de uma pessoa seja mais grave, os profissionais ainda realizam técnicas que evitam o aparecimento de manchas e que melhoram o aspecto de cicatrizes.

Cuidados pré e pós-limpeza

Alguns cuidados devem ser tomados. Caso você esteja bronzeado, naturalmente ou quimicamente, não é o ideal realizar uma limpeza profunda, isso porque a limpeza pode causar manchas indesejadas devidas ao excesso de melanina na pele. Caso a mulher esteja grávida e caso ela não tenha o hábito de fazer limpezas profundas com regularidade, não é aconselhado que ela faça uma limpeza. Isso porque algum produto utilizado pode haver substancias que podem causar desconforto à futura mamãe; o ideal é consultar um profissional. Quem sofre de acne pesada, o ideal também é evitar uma limpeza profunda e consultar um dermatologista para tratar a acne. Também não é recomendado realizar uma limpeza pesada após procedimentos de clareamento de manchas ou após a depilação.

Após a limpeza de pele profunda, seja ela feita em casa ou por um profissional, o ideal é tomar alguns cuidados. Não vá para o sol em seguida, se a limpeza de pele profunda foi feita por um profissional, eles recomendam um descanso de 48h do sol.

Alice ‘All_182’ Viana Falson

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!