Como Perder Peso (emagrecer) Rápido e com Saúde (rapidamente)

Publicidade

Todos os dias somos inundados com informações sobre dietas com promessas de emagrecimento rápido. A verdade é que se você entender alguns princípios sobre como seu corpo perde peso, não só ficará mais fácil chegar ao seu objetivo, como também conseguirá manter a boa forma pelo resto da vida.

Neste artigo, vamos tratar sobre como você pode perder peso de maneira segura e saudável. Se quiser conhecer algumas dietas eficazes para perder peso, leia também os artigos dieta barata e dieta à base de proteínas.

Como funciona o processo de perda de peso rapidamente?

O seu corpo é formado por um grupo complexo de processos responsáveis por manter seu organismo funcionando adequadamente. O metabolismo, por sua vez, tem a função de converter os alimentos que você consome em energia e também disponibilizar os nutrientes para todas as células.

Os alimentos contêm calorias, que são as unidades de energia. Se você consome mais calorias do que gasta diariamente para manter seu corpo funcionando, este terá uma sobra de energia, que será convertida em gordura para ser estocada e utilizada posteriormente, caso seja necessário.

O contrário, portanto, também é verdade. Se você consumir menos calorias, seu corpo terá uma falta de energia e precisará transformar a gordura estocada em nova fonte energética.

Como perder peso de maneira saudável?

Perder peso de maneira saudável significa reduzir gordura. Quando decidimos fazer uma dieta com muita restrição de calorias e nutrientes, você irá provavelmente perder peso, mas além da gordura, provavelmente perderá massa muscular, prejudicando seu corpo no médio e longo prazo.

Os músculos são mais ativos do que a gordura. Desta forma, ao reduzir a quantidade de massa muscular, você também estará deixando o seu metabolismo mais lento. O ideal é realizarmos um processo de emagrecimento que não comprometa a massa magra.

Para tanto, precisamos seguir algumas dicas de como perder peso com saúde:

1. Reduza entre 200 a 300 calorias diárias da sua alimentação:

Como vimos anteriormente, se ao perder peso, você também perder massa muscular, estará prejudicando seu metabolismo. O ideal é fazer uma dieta com baixas calorias que garanta uma perda de peso um pouco mais lenta, reduzindo, no máximo, 1,5 Kg por semana. Desta forma, você evitará que seu corpo acabe usando seus músculos como fonte de energia;

2. Mantenha uma dieta rica em nutrientes:

Fazer uma dieta baixa em calorias não quer dizer uma dieta baixa em nutrientes. A quantidade de nutrientes, incluindo-se as vitaminas e minerais, é fundamental para manter seu metabolismo funcionando corretamente, além de manter seu sistema imunológico fortalecido.

Inclua, em todas as refeições, porções variadas de frutas, legumes, verduras, além de carboidratos, gorduras e proteínas saudáveis;

3. Faça uma atividade física para construir músculos:

Vimos acima, que os músculos são mais ativos do que a gordura, gastando em torno de três vezes mais calorias. Isto significa que, se você começar a construir músculos, você deixará seu metabolismo mais ativo, queimando gordura mesmo que esteja no repouso.

Outro benefício é que a atividade física lhe ajudará a queimar mais calorias, ajudando no gasto calórico diário, aumentando a redução das gorduras;

Conclusão

Perder peso pode ser complicado para muitas pessoas. Se você entender como seu corpo funciona, conseguirá reduzir peso e também manter a boa forma ao longo de toda a sua vida. Siga estas dicas e você conseguirá atingir seus objetivos de maneira saudável.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!