GUIA: Causas da Acne e Espinhas: Mitos e Verdades!

Publicidade

Ter espinhas na adolescência é considerado comum, vez que os hormônios estão em regulagem e às vezes aumentam a produção de suor e toxinas que acarretam no aparecimento de sebos que entopem os poros causando inflamações; vermelhidão, pus e irritação na pele são os sintomas mais comuns da acne, mas a persistência dessa inflamação pode levar a dores fortes nas áreas afetadas, febres altas, desconforto e vergonha.

Os adolescentes não são as únicas vítimas da acne, adultos e idosos independente do sexo também podem sofrer com as espinhas e cravos.

Fala-se muito sobre o que pode vir a provocar a acne, algumas informações que correm na web não passam de mitos e por isso preparamos uma lista com verdades e inverdades sobre as causas para a aparição da acne.

Mito: Chocolate causa acne.

Não há qualquer estudo científico que comprove que o chocolate tenha relação com a incidência da acne.

Verdade: Estresse causa acne

O surgimento de espinhas e cravos pode ser decorrente de ansiedade e estresse que diminuem a capacidade do corpo se defender contra inflamações.

Mito: A acne desaparece na fase adulta. Todos podem sofrer com alterações hormonais que provocam a acne.

Mulheres e homens de todas as idades podem ser acometidos pela doença na derme.

Verdade: O suor pode causar acne. Com o calor e o suor a pele fica mais oleosa e pode fazer com que surjam mais espinhas que o comum.

Verdade: Cremes podem provocar espinhas se não forem adequados para seu tipo de pele. Hidratantes em excesso deixam a pele gordurosa e favorecem a aparição de cravos e espinhas.

Verdade: Sujeira pode facilitar as espinhas.

Isso é verdade se pensarmos que a sujeira pode deixa a pele oleosa e vulnerável. Portanto manter o rosto sempre limpo é essencial para uma derme lisinha.

Mito: Poluição provoca acne.

Essa é uma inverdade, não há estudos que relacionem a poluição com as espinhas. A oxidação da gordura do corpo é a responsável pela doença, mas é importante lavar o rosto e usar tônicos todos os dias.

Verdade: Maquiagem pode causar acne.

Sim, o uso de maquiagem inapropriada para seu tipo de pele pode culminar no aumento de oleosidade e surgimento de espinhas e cravos. Muito cuidado com bases, pancakes e outros produtos para o rosto.

Verdade: Passar muito tempo com a mão no rosto aumenta o número de espinhas. Pode parecer mentira, mas fato é abafar uma determinada região não deixa a pele respirar direito e favorece o surgimento de espinhas.

Verdade: Acne é hereditária.

Se os seus passam tiveram muitas espinhas e cravos na adolescência é muito provável que você também sofra com a acne. Por isso se antecipe e procure um dermatologista para minimizar os sintomas da acne.

Mito: Receitas caseiras ajudam no tratamento contra a acne.

Não caia nessa loucura de utilizar pasta de dentes, cremes para assaduras e outras receitas caseiras para tratar as espinhas. Você pode acabar piorando o aspecto da derme.

Tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!