GUIA: Tipos e Graus de Acne/Espinha + Fotos!

Publicidade

A acne é uma doença de pele em que aparecem cravos e espinhas mais comumente iniciada durante a puberdade, mas que pode acompanhar a pessoa por toda a vida, principalmente se ela tiver a pele oleosa. Essa doença pode ser classificada por graus ou devido a sua origem.

Graus da Acne

  • Grau 1: Nesse grau a acne é considerada vulgar, ela é comedônica, também chamada de não inflamatória. É aquela típica acne do adolescente, mas comum na chamada zona T que inclui testa, nariz e queixo. É mais comum o aparecimento de cravos e espinhas vermelhas com pouco ou nenhum pus.
  • Grau 2: Ainda é considerada acne vulgar, ela tem o nome de pápulo-pustulosa. É quando a presença de cravos é muito grande, eles podem inflamar ou não, mas é comum surgirem várias pequenas protuberâncias na pele, mas ainda sem pus ou com pouco. Ela se diferencia da primeira apenas pela quantidade e intensidade.
  • Grau 3: Essa já não é mais considerada acne vulgar. Forma espécies de abscessos duros e que causam dor. Pode se apresentar em vários lugares do corpo e é chamada de acne nódulo-quística ou nódulo-cística.
  • Grau 4: Parecem cravos e espinhas enormes juntas, costuma formar muito pus. É conhecida como acne conglobata.
  • Grau 5: Essa é a acne fulminante, ela é muito rara e vem acompanhada de mal estar e febre. Ela também se caracteriza por surgir de repente e acometer mais os homens.

Acne pela sua origem: causas!

  • Acne pré-menstrual: sua origem são as alterações que ocorrem nos hormônios nos dias que precedem a menstruação.
  • Acne neonatal: essa é a acne que acontece nos recém nascidos. Também é culpa dos hormônios, mas nesse caso os da mãe que passam para ele durante a gestação.
  • Acne medicamentosa: esse tipo de acne acontece por reação a algum medicamento.
  • Acne gestacional: também proveniente das alterações hormonais, que nesse caso acontecem durante a gravidez.
  • Acne tropical: nas regiões tropicais o clima é quente e úmido e isso é mais do que propício ao aparecimento de cravos devido ao aumento de oleosidade na pele.
  • Acne de contato: acontece devido ao contato com substâncias que provocam acne ou aumento da oleosidade da pele.

Acne vulgar

Como o próprio nome sugere, essa é a acne mais comum. Ela costuma ser proveniente de alterações hormonais ou do excesso de oleosidade da pele.

O tratamento desse tipo de acne costuma ser simples. Deve-se utilizar apenas produtos específicos para pele oleosa e nunca deixar de usar protetor solar. O uso de sabonetes de enxofre também ajuda muito, assim como a limpeza de pele com remoção de comedões (cravos) e o peeling.

Tipos de Acne e como tratar

As acnes de graus 1 e 2 são consideradas acne vulgar e alguns tratamentos já foram citados acima. Caso eles não surtam efeito, você pode complementar o tratamento com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.

O Roacutan é indicado apenas a partir do grau 3, mas seu uso deve ser prescrito e acompanhado pelo dermatologista já que ele pode ter efeitos colaterais gravíssimos, principalmente no caso do paciente gerar um filho pouco tempo depois da utilização.

Você tem duvidas sobre acne? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!