TOP 7 Alimentos que Causam Espinhas (Acne) para Evitar!

Publicidade

As espinhas são bolinhas incômodas que afetam um décimo de toda a população mundial. Há muitos fatores que causam a acne, como a produção desregulada de sebo, a presença de bactérias na pele, os hormônios e poros entupidos. Ainda que a alimentação não seja um fator definitivo como causa de espinhas, há pesquisas recentes que relacionam a alimentação com o surgimento de espinhas. Neste artigo, vamos expôr estudos que comprovam que você deve evitar estes sete alimentos para uma pele mais bonita. Alguns dos alimentos listados aqui ainda não tem conclusões definitivas dadas pela ciência, mas boa parte deles tem fortes indícios de que corroboram para o agravamento desta doença.

Grãos Refinados e Açúcares

com ingredientes naturais

Há pesquisas relacionando o consumo alto de carboidratos refinados com o surgimento de espinhas. Os alimentos a serem evitados são:

  • Pães, biscoitos, cereais ou massas produzidas com farinha branca refinada;
  • Arroz branco e macarrão de arroz;
  • Bebidas doces, como sucos e refrigerantes;
  • Mel, açúcar de cana e agave.

Este efeito se dá por conta dos carboidratos refinados serem absorvidos com maior velocidade no sangue. Assim sendo, eles aumentam os índices de açúcar na corrente sanguínea. Isso faz com que o açúcar seja transportado para dentro das células. Além disso, altos níveis de insulina podem aumentar a produção de sebo, um dos fatores que potencializam o aparecimento da acne.

Evite a ingestão de carboidratos refinados, optando pelas versões integrais dos mesmos alimentos. Além disso, evite o consumo excessivo de açúcar.

Laticínios

opte pelos orgânicos

Produtos lácteos tem relação com a acne segundo diversos estudos. Um destes estudos mostrou a correlação entre o consumo regular de leite com o aparecimento da acne em jovens. A conclusão foi que jovens que consumiam leite com regularidade ou outros produtos lácteos tinha quatro vezes mais chance de desenvolver acne. Todavia, esta correlação não significa, necessariamente, causa e efeito. São necessários estudos mais aprofundados, com maiores amostragens e metodologias mais precisas para se ter uma conclusão científica mais definitiva.

Ainda não se sabe, exatamente, como que os produtos lácteos corroborariam para a formação de espinha. Mas há algumas possíveis teorias, por exemplo:

  • Os produtos lácteos de origem animal aumentariam os níveis de insulina do sangue;
  • Os aminoácidos presentes no leite de vaca estimulariam a produção de IGF-1, um elemento associado a incidência de acne.

Aguardamos novos estudos para tirar uma conclusão mais certa. De todo modo, evite produtos derivados do leite de vaca, como sorvetes, iogurtes, queijos, etc.

Fast Food

frito ou assado

A alimentação do ocidente é uma alimentação bastante pobre e desequilibrada. Isso se dá pelo alo consumo em carboidratos refinados, gorduras maléficas e calorias. Os alimentos presentes em redes de fast food, como lanches, batatas fritas, refrigerantes, sorvetes, etc. podem aumentar a incidência de acne.

Uma pesquisa realizada com mais de cinco mil jovens chinesas comprovou que o consumo de gordura estava fortemente associado ao desenvolvimento de acne. Jovens que consumiam muita gordura tinham uma chance de 43% maior de desenvolver espinhas.

Outro estudo, desta vez feito com adultos, mostrou que o consumo de hambúrgueres estava relacionado ao risco de desenvolvimento da acne.

Ainda não sabemos, exatamente, o porque dessas correlações. O que os pesquisadores desconfiam é que o consumo desses alimentos desregula a produção hormonal, o que é uma das causas da acne. Mais pesquisas são necessárias para tirarmos conclusões cientificamente mais consistentes. De qualquer maneira, são alimentos a serem evitados não só para a prevenção de acne, como para a sua saúde de modo geral.

Ômega-6

como fazer a dieta anabólica

O ômega-6 é um ácido graxo presente em diversos óleos, como o óleo de milho, o óleo de soja, entre outros. Ele também é presente em alguns peixes e nozes. Por conta da dieta ocidental, nós temos um consumo excessivo deste ácido graxo, que esta relacionado ao aumento das bolinhas incômodas.

Um estudo mostrou que o desequilíbrio entre ômega-6 e o ômega-3 podem levar a inflamações na pele que pioram a acne. Há, também, pesquisas mostrando que a suplementação de ômega-3 auxiliou no combate a acne.

Chocolate: Mito ou Verdade?

porque faz bem

Muitos falam que comeram chocolate, dormiram e acordaram com a pele cheia de espinhas. Embora esta impressão seja comum, não há nenhum estudo definitivo que comprovou a ligação do consumo deste doce de cacau com o aparecimento das espinhas. Todavia, alguns estudos apontaram para alguma correlação neste sentido.

Um desses estudos mostrou que o consumo de apenas 30 gramas de chocolate amargo, por dia, foi responsável pelo aumento da inflamação da acne em apenas duas semanas. Há estudos também que relacionam o consumo de cacau em pó com o aumento de espinhas.

Não se sabe exatamente se há uma relação de causa e efeito entre o consumo do chocolate e o surgimento das espinhas. Porém, alguns cientistas desconfiam que o chocolate reduz a potencia do sistema imunológico, tornando o organismo mais propenso a ser afetado pelas bactérias causadoras da acne.

Whey Protein

para quem tá de regime

Eis um suplemento muito popular no Brasil, principalmente por praticantes de atividades físicas e esportivas. Embora seja um suplemento de proteína muito nutritivo, ele pode corroborar na formação de acne. Isso se dá porque esta proteína aumenta os níveis de insulina da corrente sanguínea, que como dito anteriormente é um dos fatores de causa da acne.

A opção, para atletas, é trocar o whey protein por outra proteína, como a albumina (a proteína do ovo).

Alimentos que Você tem Sensibilidade

alimentação para perder peso

As espinhas são inflamações na pele. Dado isso, alguns dermatologistas recomendam anti-inflamatórios para o combate de acne, principalmente quando o paciente esta tomando isotretinoína, o Roacutan, que costuma ter uma fase de piora. Os anti-inflamatórios agem evitando a inflamação e contornando a fase de priora. Por conta disso, alimentos inflamatórios que você tenha sensibilidade são potenciais causadores de mais espinhas.

O ideal é descobrir quais alimentos você tem sensibilidade com a ajuda de um profissional nutricionista. Há testes de sensibilidade alimentar, que são exames que você pode fazer para descobrir quais são os gatilhos da sua sensibilidade alimentar.

Você tem dúvidas? Quais desses alimentos você notou que tem relação com o surgimento da sua acne? Quais alimentos você acha que deveriam estar na lista? Compartilhe as suas ideias abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest