Por que a Acne Surge em Cada Local do Rosto?

Publicidade

Por que a acne surge em cada local do rosto?

Mesmo depois do período de puberdade, muitas pessoas possuem cravos e espinhas em seu rosto na fase adulta. Independente da fase de vida, a acne e cravos podem estar relacionados ao excesso de oleosidade na pele e alteração hormonal. Além de entender como surgem os cravos e acne é preciso ficar atento a cada local do rosto que aparecem e seu significado.

O que é acne? Como elas se formam?

A acne aparece devida o processo inflamatório que acontece na pele. Esse processo tem como principais causas a oleosidade e aumento na produção de queratina, responsáveis pela proliferação de bactérias que infeccionam a área e dão origem às espinhas.

Tetraciclina para Acne

O desenvolvimento de espinhas se torna recorrente por existir muitas causas que aumentam a oleosidade da pele e queratina. Alguns fatores responsáveis por esse aumento são: alteração hormonal, tabagismo, genética, sono desregulado, excesso de alimentos com alto índice glicêmico.

Locais em que as espinhas aparecem e seus significados

Testa

A testa possui maior concentração de glândulas sebáceas, é comum o aparecimento da acne nessa região. Algumas causas estão relacionadas ao uso de produtos para cabelo que acabam entrando em contato com a região, como exemplo, cremes, condicionadores e outros.

O uso de boné ou franja (no caso da franja, a oleosidade do próprio cabelo) pode deixar a pele abafada e estimular o aumento na produção de sebo, ocasionando as espinhas.

Queixo

O aparecimento de acne na região da mandíbula pode estar relacionado à alterações hormonais.

Nariz

Localizado na zona T (testa, nariz e queixo), a área do nariz é uma região que há o aumento da oleosidade e dilatação de poros, fazendo com que aumente o aparecimento de espinhas e cravos.

Bochecha

O uso de maquiagens, hidratantes e outros produtos que não são adequados ao seu tipo de pele ou usados em exagero, deixam a pele mais oleosa e favorecem para o surgimento de espinhas.

limpeza de pele

Cuidados para acne

Os tratamentos vão depender do local e motivo do surgimento das espinhas, por isso antes de usar qualquer produto é necessário entender a causa e consultar um dermatologista para avaliar o caso.

Existem alguns cuidados simples que ajudam a evitar o aparecimento das espinhas:

  • Não dormir com maquiagem e evitar usar todos os dias
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados, com muito açúcar e frituras
  • Beber ao menos 2 litros de água para hidratar o organismo e melhorar a aparência da pele
  • Fazer uso de sabonetes específicos para acne e cada tipo de pele, pois os sabonetes para acne diminuem a ploriferação de bactérias e desobstrui os poros
  • Limpeza de pele profunda ao menos uma vez por mês e algumas máscaras auxiliam na desobstrução dos poros e controle da oleosidade.

Em alguns casos os dermatologistas podem indicar antibióticos ou outros medicamentos dependendo do grau de surgimento da acne. Seguindo essas dicas de beleza que citamos anteriormente, entendendo melhor as causas e procurando ajuda de um especialista para tratamento, você irá se ver livre das espinhas e ter uma pele mais saudável com melhor aparência.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest