Como Fazer a Dieta dos Pontos Passo a Passo Grátis!

Publicidade

Quando o endocrinologista brasileiro, Dr. Alfredo Halpern, criou a Dieta dos Pontos, há mais de 30 anos, a proposta era atribuir 1 ponto a cada 3,6 calorias, dessa forma, cada pessoa recebia uma cota de pontos a serem consumidos por dia.

A dieta ganhou os mais diversos adeptos, pois mantinha uma variedade de comidas no prato, ajustava-se à rotina de cada pessoa, sem restringir diversos alimentos.

Bem, o advento da gordura trans fez com que o famoso plano de emagrecimento passasse por modificações, sendo assim, reformulado.

Todos nós, estamos cansados de saber que a gordura trans é a grande vilã do emagrecimento e do bem-estar, e isso já foi comprovado através de diversas pesquisas científicas.

Hoje, existe mais de uma Dieta dos Pontos, e para esclarecer, falaremos das mais populares e conhecidas.

DIETA DOS PONTOS APÓS SUA REFORMULAÇÃO

O método utilizado na Dieta dos Pontos continua o mesmo: você tem maior liberdade para escolher os alimentos, como um prato diferente, um vinho ou uma sobremesa, desde que os consuma com moderação e fazendo parte de uma dieta balanceada.

De acordo com a Dieta dos Pontos, o certo é ajustar a porção de comida em vez de proibir alimentos, porém, a gordura trans fez com que esse conceito tivesse que ser ligeiramente modificado.

Estudos apontam que indivíduos que possuem uma dieta rica em alimentos com esse tipo de gordura têm mais dificuldade de perder peso, e o pior, correm risco de adquirirem maior circunferência abdominal e, consequentemente, diabetes tipo 2.

Diante desse quadro alarmante, a nova Dieta dos Pontos segue a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), ou seja, de que a ingestão de gordura trans nunca ultrapasse 2gr por dia.

OUTRA VERSÃO: A DIETA PROPONTOS

Desenvolvida em 2012 pela Organização Vigilantes do Peso, a dieta tem o objetivo de ajudar no emagrecimento de forma saudável, sem grandes complicações ou restrições.

O sistema funciona de duas formas:

  1. A primeira consiste em começar a dieta sem contagem de pontos nas duas primeiras semanas, desde que o cardápio seja repleto de ingredientes indicados pela modalidade Express (traz os Alimentos Plenos, ou seja aqueles que promovem mais saciedade) e, depois, controlar os pontos, usando como referência a tabela ProPontos.
  2. A segunda, basta seguir a tabela conforme sua rotina, anotando os pontos e os exercícios físicos realizados.
    A diferença entre a versão mais conhecida é que os pontos são avaliados de acordo com os seus macronutrientes e não pela conversão de calorias.

CONTAGEM DOS PONTOS

A cota diária de acordo com o peso atual, idade, altura e sexo. Além disso, ainda é possível adicionar uma quantidade de pontos maior para pequenos desafogos e caso haja necessidade devido à prática de atividade física.

Os ProPontos são resultantes de um estudo dos alimentos que analisa quantidade de carboidratos, gorduras, fibras, proteínas magras, sal e sódio, ou seja, quanto mais saudável o alimento, menos pontos deverão ser contabilizados.

AJUDA EXTRA

O Vigilantes do Peso faz parte de uma organização mundial criada na década de 60, nos Estados Unidos. Além de incorporar pesquisas sobre obesidade, desenvolve dietas de emagrecimento com acompanhamento e de forma acessível.

No Brasil, o organização existe há 39 anos e ainda é possível encontrá-la em mais de 30 países.

O Vigilantes do Peso propõe uma adoção de um estilo de vida com hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos. Para isso, promove encontros semanais com orientadores treinados, que informam a apoiam em assuntos relacionados à perda e manutenção de peso.

OS TIPOS DE GORDURA

Apenas para esclarecer melhor, vamos explicar o que são os vários tipos de gordura, o que são, quais as consequências e onde são encontradas.

  • SATURADA – é a gordura considerada ruim para o organismo, sendo a principal responsável por elevar as taxas de colesterol total e ruim (LDL). Ela é mais facilmente encontrada em fontes animais, como carnes vermelhas gordurosas, bacon, creme de leite, azeite de dendê, iogurtes.
  • INSATURADA – é um tipo de gordura boa para o organismo. Pode ser classificada de duas maneiras: monoinsaturadas e poliinsaturadas. Ela auxilia na diminuição do colesterol total e ruim (LDL). É encontrada principalmente em zeite, óleos de frutos secos (pistaches, amêndoas, avelãs ou nozes) e também no amendoim, abacate, peixes, gérmen de trigo, sementes de sésamo, oleaginosas, soja e milho.
  • TRANS – assim como a saturada, a gordura trans também é nociva à saúde. Além de aumentar os níveis de colesterol total e LDL, também ajuda a reduzir o colesterol bom (HDL). Algumas gorduras para frituras e panificação (como óleos vegetais hidrogenados) utilizadas em biscoitos, produtos de confeitaria, produtos lácteos e carnes gordas.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Não devem fazer o programa alimentar: crianças com menos de 10 anos, mulheres grávidas e pessoas com diagnósticos de doenças.

Tem dúvidas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!