10 Remédios Caseiros para Mãos Secas, Rachadas e Quebradas

Publicidade

Por conta das tarefas diárias (cozinhar um alimento, limpar uma casa, lavar roupas, trabalhar, dar banhos em animais, etc.), nossas mãos podem secarem, racharem, ficarem ásperas ou mesmo criarem calos. E a pior consequência disso é o envelhecimento precoce das mãos. Neste artigo, você vai conhecer procedimentos caseiros fáceis para lidar com este problema.

As suas mãos tem três camadas de pele. A mais externa e exposta é a epiderme, que protege as outras duas camadas. A epiderme age protegendo o seu organismo de doenças, raios UV, produtos tóxicos e químicos, além da poluição ambiental comum das grandes cidades. Se as suas mãos estão rachadas, é um sinal de que a epiderme foi rompida e a sua saúde pode estar comprometida.

para espinha

Há diversas causas presentes no nosso dia a dia que causam este problema. O que leva a danificação da epiderme são os seguintes elementos:

  • Água: molhar as mãos muitas vezes por dia – como em trabalhos domésticos – pode desidratar a sua pele, tornando-a mais suscetível a descamar;
  • Ar Seco: o inverno é a estação em que as mãos costumam perder mais a sua hidratação natural por conta do ar seco;
  • Sabonetes: embora sejam eficiente em eliminar bactérias, fungos e poluentes, os sabonetes pode ressecar a sua pele, deixando-a sem a camada de oleosidade protetora natural;
  • Químicos e Tóxicos: como dito na introdução, a exposição a alguns produtos podem reduzir a umidade da pele, principalmente alguns produtos de limpeza.

Agora que você entendeu as principais causas, confira alguns tratamentos, receitas e remédios caseiros para tratar mãos secas, rachadas e quebradiças. Se tiver alguma dúvida sobre os procedimentos recomendados abaixo, deixe um comentário que eu vou responder com os possíveis esclarecimentos.

Use Sabonetes Hidratantes

para pele oleosa

Como dito acima, uma das causas de mãos ressecadas são sabonetes que removem a camada natural de oleosidade e proteção das mãos. Assim sendo, uma forma de contornar esta causa é utilizar sabonetes com propriedades hidratantes, que não são feitos de adstringentes que retiram a camada hidratante. Compre sabonetes que não contém sulfato de sódio, triclosan, corantes sintéticos e fragrâncias artificiais. Alguns sabonetes são enriquecidos com vitamina E e vitamina C. Eis uma excelente pedida.

Outra opção é buscar por sabonetes caseiros, feitos sem ingredientes maléficos. Você também pode fazer o seu próprio sabonete hidratante em casa. Veja abaixo um vídeo de como realizar este procedimento passo a passo:

Há outras receitas no youtube caso queira aprimorar o seu artesanato.

Use Esfoliantes Suaves

benefícios para pele

É importante esfoliar as mãos para remover células mortas e deixá-las mais limpas. Há esfoliantes para as mãos vendidos em farmácias que podem ser prejudiciais para a sua epiderme, além de retirar a camada de oleosidade protetora da sua pele. Sendo assim, vamos recomendar uma receita caseira muito fácil de se fazer para um esfoliante natural barato e livre de químicos e tóxicos. Confira:

Ingredientes

  • Um quarto de uma xícara de bicarbonato de sódio
  • Meia xícara de óleo de coco
  • Um quarto de uma xícara de açúcar mascavo
  • Um quarto de uma xícara de azeite extra-virgem
  • Três colheres de sopa de pó de café
  • Uma colher de sopa de óleo de grainha de uva
  • Meia xícara de sal marinho
  • Um quarto de uma xícara de óleo de jojoba

Misture bem todos os ingredientes e faça massagem com eles na sua mão por cerca de trinta segundos. Após isso, aguarde trinta segundos com a mistura na mão para que os ingredientes sejam absorvidos na sua pele. Após o procedimento, enxágue com água morna. Você pode realizar este procedimento uma vez a cada quinze dias.

Use um Hidratante

hidratante para pele do rosto

Há diversos hidrantes bons para as mãos vendidos em lojas de cosméticos. Porém, vamos sugerir um hidratante natural caseiro muito eficiente:

Misture uma colher de mel com oito colheres de cera de abelha juntamente com uma xícara de óleo de amêndoa e meia xícara de água de rosas. Coloque em um recipiente de sua preferência e passe nas mãos uma vez por dia. Se notar que as suas mãos continuam secas, passe duas vezes por dia.

Uma boa é aplicar o hidratante antes de ir para a cama.

Use Luvas

Como dito anteriormente, duas das causas de mãos ressecadas são as tarefas domésticas, principalmente as que lidam com produtos de limpeza com substâncias químicas e tóxicas, e molhar as mãos com frequência. Assim sendo, uma forma eficiente de proteger as suas mãos é utilizar um par de luvas. Eis uma forma de prevenção que deve ser combinada com procedimentos de hidratação recomendados aqui.

Caso seja imprescindível molhar as mãos, evite sempre a água quente, pois ela remove a oleosidade da sua pele.

Beba Água

hidrate-se com líquido

Manter-se hidratado é fundamental para manter a sua pele hidratada. Sendo assim, habitue-se a tomar pelo menos dois litros de água por dia. Isso vai ajudar não só a deixar a sua pele mais hidratada, como vai eliminar as toxinas da sua pele e deixá-la mais bonita e saudável. A dica é ter sempre uma garrafinha de água em mãos. Mas você também pode ingerir chás e sucos naturais.

Dieta Ideal

alimentos

Na esteira da dica da água, é importante uma alimentação que mantenha a sua pele saudável. Você é o que você come e os alimentos são poderosos remédios. Confira uma lista dos nutrientes e alimentos que você deve incluir no seu cardápio:

Omega-3peixe, óleo de bacalhau
Vitamina Enozes, sementes, abacate, espinafre
Vitamina Acenoura, batata-doce, couve, brócolis, ovos
Zincocogumelos, iogurte, sementes de abóbora

Aplique Óleos Essenciais

Óleo de Jojoba

Há um conjunto de óleos orgânicos, naturais, sem químicos e tóxicos, que você pode utilizar para hidratar as suas mãos. Recomendamos o óleo de lavanda, o óleo de sândalo, o óleo de gerânio, o óleo de jacarandá e o óleo de camomila. Basta algumas gotinhas desses óleos para a sua mão ficar hidratada e protegida (além de muito cheirosa).

Você tem dúvidas? Como você faz para hidratar as suas mãos? Compartilhe as suas ideias abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest