Cuidados com a Pele Ressecada e Seca

Pele seca requer hidratação constante e sofre com a mudança do clima

Um tipo de pele tão comum quanto a oleosa é a pele seca ou ressecada.

cuidados com pele ressecada

Embora esse tipo de pele não necessite de tantos cuidados como a pele oleosa, cuidar de uma pele seca ou ressacada em alguns momentos pode se tornar uma tarefa tão essencial quanto. Isso porque a pele seca depende de alguns fatores que nem sempre podemos controlar, como, por exemplo, o clima.

para todos os gostos

Características

A pele ressecada caracteriza-se pela falta de ou baixa produção de óleo natural em nossa pele; mas pode ser também, um resultado de desidratação da camada mais externa da nossa pele.

principais cuidados

Quem tem pele seca, muitas vezes pode senti-la áspera, dura ao toque, levemente craquelada, pode sentir a pele “puxando”, dando a sensação que ela está esticando, às vezes pode até sentir uma coceira. Para evitar essa sensação estranha e para melhorar o aspecto da pele, o ideal é sempre usar um hidratante para peles secas ou ressecadas, que geralmente já possuem um poder de hidratação mais potente.

Causas da Pele Seca

o que causa

Há quem nasce com predisposição para o ressecamento da pele, tento que cuidar da pele diariamente. Porém, uma pessoa pode fazer com que alguma parte do corpo fique com pele ressecada ou seca ao utilizar de alguns elementos incorretamente ou em excesso. Mas também há outros fatores que influenciam diretamente na saúde de nossa ele e que nada podemos fazer para controlar.

dicas de beleza e estética

Alguns fatores que não podemos controlar:

  • Clima (principalmente o clima seco do inverno);
  • Doenças de pele;
  • Atividade de nossa glândula da tireoide;
  • Fatores genéticos;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Efeitos da menopausa;
  • Envelhecimento natural.

Não podemos controlar o clima, o máximo que podemos fazer é nos proteger adequadamente dele; o mesmo pode ser dito para as doenças de pele. Os fatores genéticos são algo que quanto mais cedo você aceitar que tens pré-disposição para algo melhor será, só assim você aprenderá o que deve ser feito para evitar, e como lidar quando acontecer. E vale lembrar que envelhecer é natural, acontece com todos; de nada adianta querer evitar que isso aconteça.

pele mais bonita

Porém, fazemos muitas coisas que causam a desidratação da pele e que poderiam ser controladas. Abaixo, alguns dos fatores que podemos (e deveríamos) controlar:

  • Banhos longos e quentes;
  • Beber café e bebidas alcoólicas em excesso;
  • Exposição em excesso ao ar-condicionado;
  • Má alimentação (principalmente o excesso de sódio);
  • Ficar muito tempo ao sol, ao vento e ao frio;
  • Ingerir pouca água.

O banho com água muito quente elimina o óleo natural que nossa pele produz e impossibilita com que nossa pele produza esse óleo, causando com que nossa pele se torne desidratada, fazendo com que ela resseque se não receber cuidados. A ingestão de bebidas alcoólicas causa desidratação em nosso corpo, além de sobrecarregar o nosso fígado; enquanto que a uma má alimentação, carregada de sódio, também desidrata nosso corpo, além de fazer com que retenhamos líquidos, algo que nos deixa inchados, além de sobrecarregar nossos rins. E a pouca ingestão de água influência em todo nosso corpo, pois somente a água trás benefícios em termos de hidratação. Por isso, beba água!

Cuidados

cuidados com pele

Evitar os fatores acima já ajuda. Mas há mais que se possa ser feito. O ideal é consultar um dermatologista para descobrir exatamente qual é a necessidade de sua pele.

cuidados com pele ressecada

O uso de hidratantes, caseiros ou químicos, também é um forte aliado na batalha contra a pele ressecada. Para áreas mais secas, como pés, joelhos e cotovelos, podem-se usar hidratantes mais grossos ou hidratantes designados para essas áreas. As mãos normalmente pedem um hidratante mais sutil; o rosto pede um hidratante específico; etc. Tudo dependerá de sua necessidade.

Uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, minerais e proteínas ajudará não apenas com sua pele, mas com diversos outros fatores de seu corpo.

Para a pele, escolha alimentos que sejam ricos em vitaminas A, C e E, e do complexo B.

A correta limpeza da pele também ajuda a mantê-la hidratada e dificulta o aparecimento de ressecamento. Para isso basta utilizar um sabão livre de adjetivos químicos, esfoliar regularmente a pele, e utilizar hidratantes, protetores solares e emolientes com frequência. Dessa forma, a camada superficial da pele se mantém hidratada por muito mais tempo, evitando que os sintomas do ressecamento apareçam.

Faça você mesmo

Há formas naturais e mais baratas de manter a pele hidratada. O uso de óleos, de frutas e de outros alimentos ajudam, é fácil e geralmente são livres de produtos químicos, tornando a hidratação o mais natural possível.

limpe os poros

O azeite, óleo de jujuba, óleo de coco, e óleo de amêndoas são os óleos mais comuns e mais utilizados, mas é possível comprar outros óleos mais refinados em farmácias, como o óleo de argan, por exemplo. Isso porque, dependendo do óleo utilizado, é possível encontrar uma alta porção de vitaminas; além disso, o óleo é rapidamente absorvido pela pele e forma uma fina camada protetora, evitando com que a água presente em nossa pele se perca, mantendo a pele hidratada.

Além disso, o óleo permite que seja misturado algum outro alimento junto, permitindo com que os benefícios e o poder de hidratação aumentem. Uma boa mistura é misturar o azeite com uma gema de ovo. Para essa mistura, utilize duas colheres de sopa de azeite, uma gema de ovo, e meia colher de sopa de suco de limão. Misture bem e passe a mistura no rosto e no pescoço, deixando atuar por 20 minutos. Depois é só lavar bem o rosto.

fotos inspiradoras

É possível também utilizar o óleo puro. Porém, alguns desses óleos, quando utilizados sozinhos, podem deixar a pele com aspecto de oleosidade. Para isso, procure algum óleo seco (dry oil), ele absorve e age igual ao óleo comum, mas não deixa a pele com esse aspecto de oleosa.

O que você achou dos cuidados com pele seca e ressecada? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *