Dicas de Dietas Hipercalóricas para Engordar e Ganho de Peso

Publicidade

Confira dicas fundamentais para o sucesso da dieta hipercalórica

Na contramão da maioria das dietas, a dieta hipercalórica visa ao aumento do consumo de calorias para que ocorra o aumento de peso. Embora possa parecer uma situação improvável é uma dieta usada por pessoas com diferentes motivações, mas como qualquer dieta ela deve ser feita de maneira consciente e responsável. Assim, confira dicas e informações para o sucesso desse tipo de dieta.

Para quem a dieta hipercalórica é indicada?

A dieta hipercalórica é indicada para pessoas que estejam abaixo ou muito abaixo do peso ou que por qualquer motivo desejem engordar, seja por finalidade estética ou de saúde.

Além disso, praticantes de atividades físicas pesadas, como a musculação, usam a dieta hipercalórica como um meio de atingir a hipertrofia, que é o crescimento dos músculos e aumento da massa magra no corpo.

Desnecessário dizer, a dieta hipercalórica não é indicada para quem deseja perder peso. Nesses casos é indicada, naturalmente, a dieta hipocalórica.

Como obter sucesso com a dieta hipercalórica

Para conseguir sucesso com a dieta hipercalórica geralmente são feitas modificações no cardápio de modo que as refeições possuam um maior valor calórico agregado, resultando no aumento de peso.

Nesses casos, o café da manhã tende a ser reforçado, assim como as refeições principais. Lanches entre as refeições também são indispensáveis para conseguir atingir o objetivo.

Esse tipo de dieta normalmente promove um aumento do consumo de proteínas magras, como a encontrada na clara de ovo ou no peito de frango, para resultar na construção de massa magra – ou seja, músculos.

Manter a saúde é fundamental

Não é porque o objetivo da dieta é engordar que o consumo de comidas gordurosas ou doces está liberado – na verdade, muito pelo contrário. A intenção da dieta hipercalórica é fazer com que a pessoa consiga engordar de forma saudável e que acumule músculos – não gordura.

Além disso, os níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol precisam ser mantidos em patamares saudáveis e por isso o consumo saudável de alimentos é indispensável até mesmo em uma dieta que visa a engordar.

Suplemento alimentar é opção

Especialmente para quem treina e deseja a hipertrofia os suplementos alimentares, como os de proteína, são opções bastante eficazes para conseguir o aumento de peso e ganho de massa magra desejado.

Assim, a suplementação é feita, normalmente, no pós ou no pré-treino, dependendo da indicação para cada pessoa. O uso de suplementos, entretanto, não substitui seguir a dieta de modo disciplinado para conseguir os resultados.

Cuidado com o consumo de proteínas

Embora seja recomendado aumentar o consumo de proteína magra na dieta hipercalórica, é fundamental tomar cuidado com o seu consumo, já que quando feito em excesso pode prejudicar rins e fígado, atrapalhando o funcionamento do corpo. Alguns estudos sugerem, inclusive, que o consumo exagerado de proteínas pode estar relacionado com o surgimento de alguns tipos de câncer.

Coma de três em três horas

Muitas pessoas acreditam que devido a recomendação de comer de 3 em 3 horas ser dada para quem deseja emagrecer isso é sinal de que elas devem ficar sem comer por mais tempo para garantir o ganho de peso.

Isso, entretanto, não é verdade e é importante manter a alimentação contínua ao longo do dia. A diferença, entretanto, fica no maior consumo de calorias desses lanches entre refeições, garantindo que o resultado seja obtido.

Enriqueça alimentos saudáveis

Sua dieta hipercalórica não precisa e nem deve ser composta apenas de frango com batata doce, por exemplo, e também pode incluir refeições leves como saladas. Como o objetivo é ganhar peso, entretanto, é possível adicionar fontes enriquecedoras nas saladas, como queijo branco, proteínas magras, castanhas e mais.

Isso faz com que você consiga uma dieta balanceada, variada e, ainda assim, que atenda às suas necessidades de ganho de massa magra.

Tenha acompanhamento profissional

Entrar de cabeça em uma dieta hipercalórica por conta própria pode não apenas resultar em frustração, como também em problemas para a saúde. Somente um profissional saberá indicar exatamente o quê, como e quanto você deve comer para garantir um acúmulo de massa magra.

Além disso, o profissional fará avaliações constantes de resultado para que a dieta possa ser adaptada conforme seja necessário. Assim, esse acompanhamento garante que você se mantenha saudável e, também, que você atinja os objetivos muito mais rapidamente.

Dessa forma, conhecendo as principais dicas para dieta hipercalórica você saberá como dar início à conquista do corpo que você sempre sonhou, com mais massa magra. Procurar um profissional de confiança e qualidade, entretanto, faz toda a diferença para que sua saúde não seja colocada em jogo.

Qual das dicas você já testou? Que dica você daria para nossos leitores? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!