Manchas de Espinhas na Pele, no Rosto e nas Costas: O que Fazer?

Publicidade

Qual é a mulher que nunca acordou em um dia super especial com uma espinha gigantesca no meio da testa?!

Nesse momento, a pergunta que fica é: O que fazer?

Você lava, passa pomada, gel secante, reza, faz simpatia e ela continua lá. A única solução que aparece é pegar os dedinhos e usá-los para exterminar esse mal.

Mas, e o que acontece depois?

Além de ser um método não recomendado por dermatologistas, usar os dedos para remover espinhas pode provocar outros incômodos à pele.

Depois da remoção, parece que tudo está ótimo, certo? Errado, não está nada bem!

Nossos dedos e unhas passam por milhares de lugares o dia todo, entramos em contato com diversas bactérias e acabamos sempre com os dedos nas benditas espinhas, muitas vezes ferindo o rosto e mais que isso, contaminando ele.

E no final da história toda ganhamos um brinde: algumas manchas nos lugares que as espinhas foram removidas.

Manchas de espinhas?

Sim, a maioria das pessoas que tem o hábito de remover espinhas com os dedos acaba ficando com a pele manchada pela agressão que isso causa.

E o que fazer para evitar o aparecimento dessas manchas?

O mais recomendado é trocar os dedos por produtos específicos e profissionais para remover as espinhas.

Hoje, o mercado de cosméticos e dermocosméticos tem uma infinidade de produtos que ajudam na remoção de espinhas sem deixar a pele manchada, como adstringentes, cremes em gel, esfoliantes, sabonetes específicos para remoção de acne, entre muitos outros.

Na hora de buscar esses produtos, é importante seguirmos alguns passos:

1º – Procure um dermatologista

Ele é a melhor pessoa para te indicar por qual caminho seguir. Há diversos tipos de acne, as mais superficiais e outras que tem um grau mais acentuado, muitas vezes é necessário a intervenção de medicamentos orais.

2º – Descubra o seu tipo de pele

É imprescindível que você saiba se sua pele é oleosa, seca, mista ou até uma mistura de tudo isso. O mercado tem grande oferta de produtos, cada um deles é específico para cada tipo de pele.

3º – Vá atrás de bons produtos

Na hora de cuidar da pele não podemos deixar de lado a qualidade dos produtos. É preciso recomendação médica ou indicação de algum usuário para comprar, tendo em vista a enorme diversidade de produtos que são encontrados e seus valores.

A dica é: Não tente economizar na hora de cuidar da pele, o seu primeiro critério para a escolha de um produto deve ser a qualidade e referência dele!

Mas e agora, as manchas apareceram. O que eu faço?

Tudo bem, as manchas insistiram em aparecer, agora a preocupação é cuidar!

Existem algumas maneiras para amenizar ou remover as manchas:

1º – Tratamento com profissionais especializados

Dermatologistas muitas vezes indicam tratamentos feitos em clínicas dermatológicas ou estéticas, sendo que esses precisam realmente ser recomendados por um profissional, já que essa forma de tratamento tende a ser mais invasiva.

Os mais indicados são:

  • Tratamento com laser: Esse tipo de tratamento é mais indicado para casos mais avançados, já que atinge várias camadas da pele, o laser pode retirar manchas, rugas, vasos e ainda diminuir a flacidez da pele, uma vez que a deixa mais uniforme.
  • Peeling: Tratamento de remoção de manchas e expressões da pele que pode ser feito de 3 maneiras:
  • Microdermoabrasão: Esse tratamento recebeu esse nome pois atua com microcristais de óxido de alumínio na esfoliação da pele.
  • Dermoabrsão: Este processo é realizado com lixas de alta rotatividade, que removem cicatrizes mais resistentes e antigas.
  • Laser: O laser é indicado para um nível mais avançado de manchas e cicatrizes, sendo um processo mais invasivo já que é feito através de queimaduras benéficas.

Uma dica é: Se você tem a pele morena busque outros métodos, o processo do peeling a laser pode demorar um pouco mais na remoção das manchas.

  • Ácidos: Quando usados, são aplicados exatamente no local da mancha, pois inibem a produção de melanina no local da lesão e além disso são grandes aliados da renovação celular.

2º – Tratamento caseiro

Todo mundo conhece uma receitinha de vó potente para limpar a pele, ajudar na prevenção do aparecimento de espinhas e cravos e ainda amenizar a aparência das manchas. Veja uma delas:

  1. 1 xícara (chá) de água termal | Suco de 1 limão | 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  2. Misture muito bem todos os ingredientes até virar uma pasta e aplique sobre o rosto, como se fosse uma máscara. Procure passar de noite, por conta da exposição ao sol que deve ser evitada.

Por que usamos esses ingredientes?

A água termal serve para limpar e hidratar a pele, assim como a aveia em flocos que também atua na esfoliação da pele e o limão é um excelente clareador natural.

Para evitar o aparecimento da acne e manchas, mantenha a pele sempre limpa, hidratada e tonificada!

Tem dúvidas? Deixe abaixo nos comentários e responderemos logo que possível!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!