Como Melhorar a Aparência da Pele

Publicidade

Quer melhorar a aparência da sua pele? Aprenda alguns cuidados básicos e diários

Por mais que seja comum que os adolescentes sofrem com problemas de pele como acnes e cravo, muitas pessoas das mais variadas idades ainda tem que enfrentar esses problemas. E muitas vezes, a pessoa nem tem consciência do que fazer para mudar essa situação e melhorar a aparência do seu rosto. Então, confira a seguir alguns cuidados básicos que você deve ter todos os dias para ter uma pele mais saudável.

Preocupe-se com o estado de limpeza da sua pele

É essencial limpar a sua pele, pelo menos, duas vezes todos os dias, especialmente, pela manhã e pela noite, para não deixar que haja acumulo de oleosidade e resíduos de maquiagens ou de outros produtos, resquícios da poluição ou de poeira. Desta forma, o acumulo de sujeira na sua pele pode acabar levando ao entupimento dos seus poros e provocar o surgimento de cravos e espinhas e ainda contribuir para o envelhecimento precoce da sua pele.

Use o sabonete adequado para o seu tipo de pele

É indicado que você utilize um sabonete apropriado para o seu tipo especifico de pele, de preferência, um sabonete liquido. Já para as peles mais oleosas ou ainda mistas, o recomendável é escolher por sabonetes feitos com base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza. No que se refere os tônicos, que auxiliam a retirada de traços de óleo, de sujeira e de maquiagem que o sabonete pode acabar deixando escapar ao longo da pele. Então, se você optar pode utiliza-lo para retirar a maquiagem também.

Outra sugestão que pode fazer muita diferença é esfoliar a sua pele, ao menos, duas vezes a cada semana. Desta forma, você se livra das células mortas, o que é extremamente importante para conceder um visual mais viscoso à pele e favorecer a renovação das células.

Não se esqueça de hidratar a sua pele!

Uma hidratação bem feita ajuda na manutenção do viço e da beleza da sua pele, além de assegurar a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Desta forma, todos os dias, se torna fundamental utilizar hidratantes apropriados para cada tipo de pele e específicos para o seu rosto e o seu corpo. Também é muito bom frisar que as peles oleosas ainda necessitam de hidratação. Nesta situação, é mais adequado utilizar um produto oil free, feito à base de água e que não elevará o índice de oleosidade da pele.

Vale lembrar que uma hidratação de qualidade precisa ser realizada de dentro para fora. Sendo assim, mais do que apenas utilizar certos produtos, é importante a ingestão diária de, no mínimo, dois litros da água, o que equivale a oito copos de água. Afinal, cerca de 70% do organismo humano é composto por água e precisa ser hidratado com regularidade para afetar o funcionamento do corpo, incluindo a aparência da pele.

Confira também:

Outras formas de auxiliar a sua pele a ficar bem hidratada:

  1. Não fique muito tempo em exposição direta à luz sol, especialmente, entre as 10 h e às 16 horas ainda mais nas estações mais quentes do ano. Procure pegar sol nas primeiras horas da manhã, quando a luz solar está menos intensa e conta com mais nutrientes para o corpo humano.
  2. Siga uma dieta equilibrada e rica em frutas e em verduras, que contenham muitas fibras. E é valido se informar sobre os alimentos que podem agravar o estado de oleosidade da sua pele.
  3. Como citado anteriormente, é essencial se preocupar com a higiene do seu rosto, contudo, tente não exagerar na utilização de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
  4. O número ideal foi citado neste mesmo artigo, ou seja, você deve esfoliar a sua pele apenas duas vezes por semana. Acima disso pode ser algo excessivo e causar ainda mais danos para a sua pele.

Não deixe de utilizar o filtro solar!

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

Quando você sair ao ar livre sempre tente achar um lugar na sombra e nunca, nunca mesmo deixe de usar filtro solar, mesmo em períodos como inverno e outono. Muitas pessoas se enganam ao achar que o protetor é necessário apenas no verão. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.

O que você achou das dicas para melhorar a pele? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!