Como Acabar com Cravos no Rosto

Publicidade

Quem é que nunca teve um desespero básico ao ver vários pontos pretos no nariz, na testa e que se espalham por todo o rosto?!

Esses pontos intrometidos e teimosos são os famosos cravos!

Mas, de onde nascem os cravos?

Esses pontinhos pretos tendem a aparecer na nossa vida geralmente na época do início da adolescência e muitas vezes nos acompanham toda a vida, sim é uma relação eterna e bem íntima!

Sabemos que os cravos são popularmente conhecidos como pontinhos pretos, mas você sabe realmente do que eles são constituídos?
Os cravos são poros abertos entupidos de gordura (sim, gordura!).

Leia também: Cravos Grandes e Cravos no Nariz

E como eles se formam?

A formação do cravo começa em uma estrutura dentro da pele onde fica a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas, essa estrutura é o folículo sebáceo, que produz gordura natural e previne o ressecamento da pele.

A abertura que existe nesse folículo é visível, são os conhecidos poros, que quando entopem acumulam gordura, no caso desse poro ser largo é onde há mais chances de nascer um cravo, já que a gordura armazenada nesse poro largo tem maior contato com o ar e oxida, o que forma a parte preta de cima do cravo, que nessa fase está aberto.

Mas cravos não viram espinhas?

Não em todos os casos!

Quando os poros que armazenam a gordura são largos, o contato que a gordura tem com o ar faz com que o cravo esteja mais exposto e dessa forma não tende a inflamar, ou seja virar uma temida espinha.

Já os poros mais estreitos tendem a inflamar, a ser um cravo fechado, pois a gordura possui menos contato com o ar, o que faz com que o cravo não oxide e não apareça o ponto preto. Além disso, algumas bactérias passam a se alimentar e se proliferar no local onde a gordura está armazenada, isso faz com que o cravo tenha um ponto branco e se desenvolva até virar uma espinha.

E as causas do surgimento dos cravos?

Algumas coisas do tipo, “não posso comer chocolate porque eles ajudam no aparecimento de cravos e espinhas“, “devo lavar o rosto várias vezes ao dia“, realmente são mitos!

Apesar do chocolate ser um alimento gorduroso, não é ele que vai causar o aparecimento de cravos e espinhas na sua pele, pois a maior parte das reações biológicas do nosso organismo que provocam acne, não acontecem na superfície da pele, mas sim abaixo dela.

Logo, não importa quantas vezes ao dia você lave sua pele se a característica dela é oleosa e vai acumular gordura de qualquer maneira.

É claro que existem algumas dicas que ajudam na prevenção do aparecimento de cravos:

Lavar a pele, porém sem exageros

É indicado sim que você lave seu rosto duas vezes ao dia, com sabão neutro e enxaguar com água, fazendo movimentos circulares, principalmente se sua pele for de mista a oleosa.

Lembre-se, lavar o rosto diversas vezes ao dia acaba ferindo a pele e até a deixando seca além do necessário.

Evite espremer cravos e “cutuar” a pele

Muitas vezes, ao tentar remover aquele pontinho preto no meio do nariz, acabamos empurrando mais bactéria para dentro do poro, o que faz com que o cravo não saia por completo e torne a bactéria mais resistente. Então, não faça mais isso!

Homens, tenham cuidado ao fazer a barba

Ao usar lâmina, tenha certeza de que ela esteja afiada e em boas condições (não pode ser enferrujada). Antes de iniciar, lave o rosto com água e sabão e depois passe o creme de barbear, para ajudar a amaciar a barba.

Lave muito bem seus cabelos

Se você tem o cabelo oleoso, procure lavá-lo todos os dias, o contato do cabelo com a pele favorece o aumento da oleosidade no rosto todo.

Cuidado com a exposição ao sol

O bronzeado a princípio pode mascarar os cravos já existentes, porém, o sol causa ressecamento e irritação da pele, o que causa um futuro sucessivo ao surgimento de cravos e espinhas.

Além disso, muitas medicações usadas na prevenção de espinhas e cravos podem causar queimaduras e lesões na pele dependendo da pessoa e da exposição que ela tiver no sol.

Fique atento!

Outra questão que muitas pessoas acreditam estar relacionada ao aparecimento de cravos, mas não está é o Stress. Está super na moda termos diversas coisas causadas por esse mal, mas cravos felizmente não é uma delas.

A única coisa que o stress faz com os cravos, é te dar uma vontade imensa de apertá-los e arrancá-los para sempre!

E quais são os tratamentos que eu encontro para amenizar os cravos?

Hoje em dia, há diversas maneiras de prevenir e tratar os cravos, algumas caseiras, como a higiene facial diária, outras hormonais, já que contraceptivos têm sido muito usados para o tratamento de cravos e espinhas, pela sua dosagem hormonal.

Outro método, é a limpeza de pele com profissionais, assim a pele fica muito mais limpa e você consegue manter a higiene sozinha.

Em casos mais acentuados, os medicamentos são indicados, nesses casos, o mais indicado é procurar um dermatologista e pedir sua recomendação.

Você tem alguma dúvida sobre cravos no rosto? Deixe um comentário!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!