Chapéu: Qual o modelo ideal para cada rosto? [GUIA]

Há muitos motivos para se usar chapéu: estilo, proteção ao sol, combinação com roupas ou simplesmente para disfarçar o cabelo que está um caco. Existem chapéus produzidos para todos os gostos, de todas as cores, tamanhos, formas e tipo de rostos.

Personalidade, estilo e atitude são características muito perceptíveis em uma pessoa, e muitas vezes o estilo é colocado como tendência. O chapéu traz uma sofisticação para o seu look, tanto que muitas mulheres famosas, rainhas e princesas, utilizam o chapéu incrementar o visual. 

moda feminina

Mas se existem tantos tipos de chapéus, qual o modelo ideal para você ? 

Qual o modelo ideal de chapéu para você ? 

Existem chapéu para todos os tipos de rostos e roupas, e utilizar o chapéu que não combine com o seu rosto, pode causar desarmonia e estranhamento no seu look. Portanto veja abaixo quais os o modelo ideal para seu rosto. 

Rosto magro 

Quando você tem um rosto magro precisa de um chapéu que não emagreça ainda mais o seu rosto, portanto, o recomendado é que você use chapéus com aba curta e redondos, para não fazer muito volume em seu rosto e harmonizar a silhueta. 

Rosto arredondado

Quando você tem um rosto com formato arredondado, você precisa de um chapéu que quebre esse formato não muito vantajoso do seu rosto, portanto, use boinas e fedoras, que passas a imagem de um rosto mais afinado. 

acessórios de verão para praia

Rosto quadrado

para você que tem os rosto com o formato quadrado, é recomendado que utilize chapéus que não deixem sua testa mais larga, portanto, use chapéus que tenham pouco volume e que tenha a aba reta. Aba retas e largas não transparecem tanto o formato do seu rosto, dando uma impressão de rosto menos quadrado e relaxando os contornos angulares. 

  Roupas Esportivas Femininas para Correr, Caminhar, Malhar

Rosto oval

Você que tem um rosto oval, sinta-se sortuda, pois os rostos que tem esse formato, combinam com qualquer tipo de chapéu. Seja abas grandes, extra grandes, abas retas e etc, portanto, use e abuse dos tipos de chapéus que você gostar para montar seu look. 

Rosto com formato de coração 

Quando você tem o rosto com este formato, não é recomendado usar chapéus apertados e pequenos, pois estes dão a impressão de alargar ainda mais a sua testa, portanto, o chapéu ideal para esse tipo de rosto são são o modelos mais volumosos e soltos. 

Tipos de Chapéus

Confira abaixo os principais tipos de chapéus femininos!

Chapéu Panamá 

feminino

O chapéu panamá é um modelo sofisticado, que mesmo com os passar dos anos nunca sai de moda.  Seja no outono, inverno, primavera ou verão, com sua leveza, beleza e história, conquistou pessoas de todos os públicos e idades. 

O chapéu panamá, embora seja muito utilizado no verão, também é um ótimo aliado quando queremos montar um look de inverno. O original é feito de palha toquilha, porém, há outros que são feitos de materiais similares e mais baratos. 

No inverno é mais utilizado como acessório para combinação de alguns looks, já que não esquenta, portanto não tem essa função. Geralmente é encontrado nas cores de palha natural, branco ou até mesmo marfim, um dos mais recomendados quando falamos de versatilidade. 

O chapéu panamá, caiu no gosto de milhares de pessoas, por não ser tão tradicional, ou seja, embora mantenha seu formato e tamanho, esse estilo de chapéu pode ser encontrado em outras cores, facilitando a vida de quem deseja um look mais moderno e ousado. 

Outra vantagem desse modelo, é que não necessariamente você precise usá-lo só em ocasiões informais, esse modelo cai muito bem em ocasiões sociais, desde que você saiba fazer uma boa combinação dos looks. 

  58 Modelos de Brincos de Rainha [Fotos]

Chapéu Fedora

todo preto

Esse modelo vem sendo utilizado desde os anos 20, é um chapéu unisex, ou seja, é utilizado por homens e mulheres. O chapéu fedora é bastante utilizado pelo mundo inteiro, e muitas vezes entra como acessórios para complementar o look e deixá-lo mais vintage. 

Esse modelo pode ser utilizado, tanto em áreas internas quanto em áreas externas, uma vez que combina com qualquer estilo. Apesar de ser um chapéu de existência antiga, é bastante utilizado hoje para compor visuais modernos e leves, trazendo elegância para seu look. 

 É bastante indicado para visuais sociais, mas também pode ser utilizado em ocasiões casuais, sem trazer peso ao look. O ideal é abusar das cores neutras para maximizar o potencial de combinação. 

Chapéu Coco

moda em acessórios

O chapéu coco existe desde o século XIX é bastante conhecido, pois quem utilizou bastante  foi o famoso ator Charles Chaplin. Tem esse nome, pois tem uma estrutura bem dura e um formato parecido com de um coco. Foi muito utilizado nos anos 50 e 60 na inglaterra, mas até hoje é utilizado pelo mundo inteiro. 

Esse modelo combina muito com o inverno, pois fica muito elegante com roupas de frio, embora não seja uma regra. 

O chapéu coco tem muito tempo de existência, portanto é bastante utilizado de forma clássica, e mesmo que hoje, alguns jovens aderiram a utilização desse modelo, ele ainda é um clássico, romântico e elegante, Portanto esse modelo é recomendado para looks retrô. 

Evite usar esse chapéu com os cabelos molhados, pois pode causar mau cheiro no material. 

Chapéu Clochê 

feitos a mão

O chapéu clochê é exclusivamente feminino, é um modelo que caiu no gosto dos usuários nos anos 20, pouco usado atualmente é um modelo que traz elegância, feminilidade e  delicadeza. 

A palavra “clochê” vem do francês “sino”, por seu formato característico e local em que surgiu. É usado em looks mais retrôs, muitos visto em novelas que representam os anos 20 e 30.  Combina muito com looks de outono e inverno. 

  50 Alianças de Compromisso/Namoro: Ouro, Prata, Diferentes

Combina também com looks que tenham estampas alternativas como: Xadrez, Floridas e até tecidos lisos em cores mais sóbrias. Como é um chapéu muito utilizado na moda outono/inverno, cai muito bem com sobretudo, botas, casacos, cachecóis e lenços. 

Chapéu Floppy 

tipos diferentes

O chapéu Floppy se tornou tendência nos anos 70, mas hoje ainda é muito atual e utilizado por famosas que queres deixar o look bem elegante. Esse modelo é bastante querido, pois combina com qualquer estilo de roupa. 

Pode ser usado em eventos casuais, ou glamourosos, também pode ser utilizado no período noturno ou diurno e em qualquer estação do ano. 

Quando colocado com roupas de cores mais chamativa, o ideal é aderir a um Floppy de cor mais neutra, mas se for utilizado com roupas de cores mais neutras, pode apostar em um Floppy com cores mais vivas para harmonizar o visual. 

Os chapéu são acessórios que podem agregar ou subtrair no seu look do dia a dia, seja em eventos mais sociais ou casuais, siga todas as dicas e veja qual o melhor chapéu para seu tipo de rosto. 

Seja na moda retrô ou moderna, os chapéus fazem parte do look há muitos e muitos anos, e pode ser seu amigo ou inimigo. Basta saber escolher o modelo e cor certa e seu look ficará perfeito. Caso queira comprar o chapéu ideal para você não deixe de acessar a loja de chapéus online usesambura. Lá você encontrará todos os tipos de chapéus femininos.

Gostaram do artigo? Não deixe de compartilhar conosco sua dúvida ou sugestão!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Chapéu: Qual o modelo ideal para cada rosto? [GUIA]. O Moda e Beleza estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *