Dieta do Carboidrato para Emagrecer Rápido

Publicidade

Saiba mais sobre a dieta do carboidrato

Muitas mulheres vivem em uma busca constante pelo corpo perfeito e muitas vezes acabam caindo em dietas que se dizem milagrosas, mas que na verdade podem comprometer a saúde. A dieta do carboidrato é muito adotada por famosas e é a favorita de muitas mulheres, que conseguem perder de 5 a 10 kg em duas semanas seguindo uma alimentação regrada.

Mas atenção, se seu objetivo é perder peso de forma consciente e saudável, procure um nutricionista que poderá avaliar o seu corpo e as restrições a certos alimentos que seu organismo possa ter, elaborando a dieta ideal para você e garantindo um acompanhamento profissional durante toda a etapa de emagrecimento.

O QUE É A DIETA DO CARBOIDRATO?

A dieta do carboidrato foi elaborada pelo cardiologista Robert Atkins que observou que para obter energia, nosso corpo prioriza o uso de carboidratos, transformando-os na energia necessária para o funcionamento do organismo. Quando há um consumo baixo ou inexistente de carboidratos, o corpo passa a procurar outras formas de energia e para isso chega às reservas de gordura do organismo. Assim, as reservas de gordura passam a ser fornecedoras de energia para o organismo, queimando a gordura acumulada. Dessa forma, quando você ingere pouco ou nenhum carboidrato você emagrece porque passa a haver uma queima de gordura para que o organismo possa se manter ativo.

COMO FUNCIONA

Na dieta do carboidrato é elaborado um cardápio com a exclusão parcial ou total de alimentos que possuam carboidratos em sua composição. Esse cardápio é composto em sua maioria por alimentos ricos em proteína e gordura como óleos, carnes, manteiga e frutos do mar. Para que a dieta dos carboidratos seja efetiva é preciso dividida-la em três partes, as quais devem durar, no máximo, 15 dias. Isso porque uma duração prolongada desse tipo de dieta pode trazer consequências indesejadas para o organismo, como o aumento do pH do sangue.

– PRIMEIRA FASE

A primeira fase é a mais radical e, muitas vezes, a mais difícil de ser seguida porque se baseia na exclusão total do consumo de carboidratos. Nessa fase a dieta é rica em proteínas e nenhum carboidrato deve ser consumido. A duração deve ser de 2 ou 3 dias, no máximo, porque assim que o corpo passa a consumir as reservas de gordura, são liberados corpos cetônicos que, em grande quantidade, podem levar a um quadro de cetoacidose.

– SEGUNDA FASE

Nessa fase, o consumo de carboidratos passa de zero para baixíssimo, sendo permitido o consumo de, no máximo, 20 gramas da substância por dia. Assim, é preciso manter um controle rígido sobre todos os alimentos para que o limite diário de carboidratos não seja ultrapassado. Essa fase dura até o final da primeira quinzena da dieta.

– TERCEIRA FASE

Essa fase torna-se menos difícil de ser seguida, pois permite o consumo de frutas que tenham níveis iguais ou inferiores a 10% de carboidratos. Assim, a dieta passa a ser ligeiramente menos restritiva e monótona, ajudando a manter a disciplina.

ALIMENTOS PERMITIDOS NA DIETA DO CARBOIDRATO

Confira os alimentos que podem ser ingeridos durante a dieta do carboidrato:

Azeite, carnes em geral, camarão, peixe, presunto, peito de peru, frutos do mar, 250ml de leite, chá, café, brócolis, azeitona, alface, repolho, pimentão, vinagre, pepino, agrião, abobrinha, berinjela, repolho, tomate, rúcula, couve-flor, atum, rabanete e muita água.

ALIMENTOS PROIBIDOS NA DIETA DO CARBOIDRATO

Confira os alimentos dos quais você deve passar longe durante a dieta do carboidrato:

Arroz branco, farinhas em geral, açúcar, biscoitos recheados, massas, todos os tipos de pães, batatas, frutas, balas, chicletes, cereais, salsichas, embutidos, linguiça, chocolates, chia, milho, ricota e queijos em geral, feijão, leite em excesso e iogurtes.

FIQUE ATENTA

É importante não ultrapassar de forma alguma o período de 15 dias na duração da dieta do carboidrato. Após esse período, a dieta deve ser interrompida e você deve se alimentar normalmente durante 3 dias. Se houver a necessidade, a dieta do carboidrato pode ser repetida uma vez por mais 15 dias para melhores resultados. Também é de extrema importância se alimentar de 3 em 3 horas e manter-se hidratada tomando bastante líquido.

VANTAGEM DA DIETA DO CARBOIDRATO

A grande vantagem da dieta do carboidrato é a perda de peso rápida. O emagrecimento é perceptível em duas semanas e essa dieta é mais eficaz que uma dieta comum que costuma demorar mais de um mês para que leves resultados sejam vistos.

DESVANTAGENS DA DIETA DO CARBOIDRATO

Por ser uma dieta com alta restrição, segui-la torna-se difícil e o corte do carboidrato no organismo pode trazer diversos problemas de saúde se o processo não for acompanhado por um profissional. Além disso, a dieta do carboidrato não irá fazer uma reeducação alimentar no seu organismo.

A dieta do carboidrato pode causar enjôo, tontura, desidratação, mau hálito, cansaço e problemas intestinais pela baixa quantidade de fibra na dieta. A alta taxa de gordura dos alimentos da dieta também pode ocasionar uma maior concentração de gordura no sangue.

Seguindo o cardápio correto da dieta do carboidrato elaborado por um nutricionista e praticando exercícios físicos regularmente, você poderá conseguir o corpo ideal em menos tempo do que imagina.

O que você achou das dicas de como fazer a dieta do carboidrato? Você tem alguma dúvida? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!