Como Fazer Dieta Cetônica: Cardápio, Passo a Passo, Dicas

A cada dia surgem novas dietas e métodos para perda de peso, sendo que esse movimento constante de dietas que entram e saem de moda ganhou ainda mais força e destaque com o advento da internet, que permitiu um compartilhamento maior e mais rápido de receitas, dietas e cardápios que prometem emagrecimento fácil e eficaz. Indo desde as dietas mais mirabolantes e pouco saudáveis até aquelas com pesquisas sérias e corroboradas por estudos científicos, é possível encontrar na internet e nos meios de comunicação dietas para todos os tipos físicos, gostos e estilos de vida.

alimentos que podem como emagrecer dica de dieta cetônica

Dentre as dietas que tem ganhado mais espaço junto aos grupos especializados e aos adeptos das dietas para emagrecimento, a dieta cetônica ou cetogênica é uma das que possuem o maior número de adeptos, fãs e divulgadores, pela promessa de perda de peso fácil e de maneira rápida e sem grandes restrições a alimentação, o que costuma acontecer em dietas de emagrecimento rápido. A dieta cetônica recebe esse nome pois estimula o corpo a produzir as chamadas substancias cetônicas por meio da restrição do consumo e ingestão de carboidratos. Quando o corpo entra em cetose, ele utiliza a gordura acumulada no corpo para a produção de energia.

  • O que é cetose e como ela funciona: A cetose é um processo pelo qual o pâncreas converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que são utilizados pelo corpo na produção de energia, o que facilita a perda de peso. Esse processo se inicia cerca de três dias sem a ingestão de carboidratos e então a perda de peso costuma ser bastante acelerada. Esse processo é interrompido com a ingestão de qualquer quantidade de carboidrato, o que deve ser levado em consideração para o sucesso da dieta.
  • Como funciona a dieta cetônica: A dieta cetônica se define basicamente pela restrição dos alimentos que possuem carboidratos, sendo que os compostos permitidos em sua duração são aqueles compostos por proteínas e gorduras. A dieta é conhecida por permitir que aqueles que a adotem consumam qualquer quantidade desejada de alimento, desde que este não possua carboidratos de qualquer tipo em sua composição.
  • A dieta cetônica é composta de fases distintas, onde a ingestão de carboidratos é controlada para que a cetose seja desencadeada. A primeira fase consiste na eliminação total dos carboidratos do cardápio e pode ser a fase mais difícil pela adaptação do corpo a nova situação. Na segunda fase é permitida a ingestão de pequenas quantidades de carboidratos, sendo que essa deve ser feita de forma controlada. Na terceira e última fase, a ingestão de alguns tipos de frutas que possuem carboidratos é permitida, facilitando a alimentação.
  • Durante a dieta cetônica é importante manter uma rotina de exercícios para que o corpo queime um número maior de calorias e torne a perda de peso mais constante. É importante também manter o consumo diário de água acima dos dois litros diários para evitar quadros de desidratação. Manter uma alimentação constante também é importante, pois um dos efeitos da cetose é a diminuição do apetite. Atenção: a dieta cetônica não deve ser mantida por mais de quinze dias sem interrupção, sendo que o prazo de descanso da dieta deve ser de pelo menos três dias a cada quinze.
  • Essa dieta não é recomendada para pessoas que possuam problemas crônicos no fígado ou pâncreas, pois pode gerar uma sobrecarga nestes órgãos. Quaisquer sintomas adversos como náuseas, fadiga, enjoo ou dores de cabeça devem ser levados em consideração e, caso persistam, deve-se interromper a dieta.
  • O cardápio permitido para a dieta cetônica é bastante variado, sendo que os principais alimentos que poderão ser consumidos durante toda a dieta são os legumes verdes, as verduras, os chás, as bebidas sem carboidratos e todos os alimentos de origem animal. Carnes, queijos e leite estão liberados.
  • É importante não ficar com fome, pois não comer regularmente pode causar uma crise de fome e fazer com que você perca todo o processo da dieta ao ingerir alimentos com carboidratos. Como você poderá consumir uma vasta gama de alimentos, é interessante se alimentar de três em três horas e sempre que sentir fome. Atente-se sempre para a composição dos alimentos.

como perder peso dica da dieta cetônica como emagrecer

Para que os resultados positivos de emagrecimento da dieta persistam após seu término, é importante adotar uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios constante. Voltar ao consumo excessivo de carboidratos pode resultar no perigoso efeito sanfona, ou seja, quando ocorre a perna de peso e depois o ganho do mesmo novamente.

Você tem dúvidas sobre a dieta cetônica? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *