Dicas para Perder Peso Rápido e com Saúde

Publicidade

Aprenda a diminuir o número da balança com saúde

Muitas pessoas estão sempre em busca de alguma melhoria na aparência, seja com um corte de cabelo diferente, um novo estilo ou, como é mais comum, ao perder alguns quilos. Sejam poucos ou muitos quilos, perder peso nem sempre é fácil, isso porque exige bastante disciplina, força de vontade e, principalmente, responsabilidade para que o emagrecimento seja feito de maneira saudável e, tão importante quanto, de forma duradoura.

Se você já perdeu aqueles benditos dois quilos e os viu voltar alguns meses depois, muitas vezes multiplicados, sabe o quão frustrante pode ser o efeito sanfona, que advém de um emagrecimento em curto prazo e sem planejamento. Descubra, então, como perder peso e nunca mais encontrar aqueles quilinhos de volta.

Como perder peso?

Perder peso envolve uma série de mudanças de hábitos e da sua rotina, que precisam se tornar, progressivamente, mais saudáveis. Isso fará com que o seu corpo ingira cada vez mais os nutrientes necessários e que tenha o metabolismo mais acelerado, queimando gordura e provocando o seu emagrecimento.

1. Vá ao médico

Comece pelo básico e isso significa, antes de qualquer coisa, consultar um médico e contar a ele os seus planos de emagrecimento. Comece por um endocrinologista ou por um nutricionista para que você tenha a dieta mais indicada para o seu corpo e seus objetivos.

Consulte também um cardiologista para que ele possa e indicar as atividades físicas que você pode fazer sem riscos para a sua saúde.

2. Não embarque em dietas milagrosas

Pode ser tentador, mas não caia no erro de começar uma dieta de capa de revista que promete secar cinco quilos por semana, por exemplo. Para perder peso não existe milagre e sim muito esforço e dedicação. Esses tipos de dieta são extremamente restritivas, irresponsáveis e além de causarem risco à sua saúde podem provocar o efeito inverso, fazendo você engordar mais do que achou ter emagrecido com elas.

3. Faça uma reeducação alimentar

Mais importante e saudável do que uma dieta mirabolante é fazer uma reeducação alimentar, sabendo o que é saudável e o que é importante e indispensável para o funcionamento do seu organismo.

Como o seu objetivo é o emagrecimento, evidentemente você precisará de uma dieta de baixa caloria, de modo a gastar mais do que consome. Entretanto não é por causa disso que você precisa passar fome e viver em privações, já que há muitas opções saudáveis, que saciam e que são de baixa caloria.

Além disso, fazer uma reeducação alimentar permitirá que você continue fazendo a manutenção do seu peso quando atingir o objetivo alcançado. Mais difícil do que perder é manter o peso conquistado e por isso a reeducação alimentar é a chave desse processo.

4. Beba muita água

Todas as pessoas, mesmo as que não desejam emagrecer, devem consumir, no mínimo, dois litros de água todos os dias. Isso manterá a pele e o corpo hidratados, além de ajudar no funcionamento dos rins e na eliminação de toxinas do organismo.

Se você está em processo de emagrecimento é ainda mais importante seguir à risca a recomendação de beber muita água, pois isso começará a limpar seu corpo de dentro para fora, além de ajudar a aplacar a fome.

5. Pratique atividades físicas

A equação para perda de peso é bastante simples e se você gastar mais calorias do que consome, você queimará gordura e, portanto, emagrecerá. Como há um nível mínimo de consumo de calorias que é saudável, se você realmente quer emagrecer é preciso se movimentar e para isso nada melhor do que atividades físicas.

Se não gostar da academia, você pode fazer caminhadas, corridas ou andar de bicicleta em um parque da sua cidade ou mesmo comprar aparelhos para usar em casa. Ioga, natação e pilates também são ótimas opções para eliminar o sedentarismo e, de quebra, alguns quilos.

6. Coma de 3 em 3 horas

Quando você fica muito tempo sem comer, na próxima refeição que você faz o organismo tenta absorver o máximo possível, promovendo um aumento de peso. Dessa forma, o mais saudável é fazer pequenas refeições e lanches saudáveis de 3 em 3 horas, mantendo o seu metabolismo ativo e ajudando a acelerá-lo. Diferentemente do que você possa achar, portanto, fazer várias refeições pequenas vai te ajudar a emagrecer.

7. Durma o suficiente

Apesar de os dias serem cada vez mais corridos e com cada vez mais tarefas é indispensável dormir pelo menos 8 horas por noite, de modo a permitir que seu corpo descanse e se recupere de todo o esforço do dia que passou.

Se você estiver sempre cansada, além de ficar indisposta e pouco produtiva, também será mais difícil perder peso. Por isso, durma o suficiente para descansar verdadeiramente.

8. Elimine o estresse

Um dos grandes vilões do ganho de peso é o estresse, que causa ansiedade ou compulsão por comida, por exemplo, e que descarrega no organismo uma série de hormônios em quantidades elevadas. Assim, por mais difícil que possa parecer, tente eliminar o estresse da sua vida, seja por meio de medicamentos receitados por um médico ou fazendo atividades prazerosas e que te causem relaxamento. Dessa forma, será muito mais fácil emagrecer.

Hábitos saudáveis para a vida toda são muito mais eficazes do que rígidas restrições para perder e manter o peso. Agora que você já sabe como perder o peso, comece o seu projeto em busca do corpo que deseja.

O que você achou das dicas para emagrecer com saúde? Deixe o seu comentário logo abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!