Melhores Dicas para um Dieta Balanceada

Publicidade

Descubra como ter uma dieta balanceada

dieta balanceada

Seja para perder peso ou simplesmente para ser mais saudável, uma dieta balanceada faz toda a diferença no estilo de vida de quem a adota, aumentando a resistência imunológica, dando mais disposição, sensação de bem-estar e aumentando a longevidade, assim como acontece com os orientais, por exemplo.

Dessa forma, ter uma dieta balanceada é mais do que uma necessidade estética, tornando-se uma questão de saúde e de qualidade de vida. Dieta balanceada, entretanto, não significa dieta restritiva e muito menos passar fome. Ao contrário, essa dieta significa uma reeducação alimentar que você pode e deve seguir para o resto da vida, sem sofrimentos.

Veja alimentos para perder peso

Como ter uma dieta balanceada

nutrição de verdade

Alguns hábitos ruins de alimentação são tão enraizados que parece ser difícil mudá-los, mas com persistência e determinação é possível reprogramar seu organismo para se adaptar a uma dieta balanceada, garantindo muito mais qualidade de vida. Com algumas mudanças, como as sugeridas a seguir, você logo terá uma dieta balanceada.

– Opte por grãos integrais

O arroz branco faz parte do prato do brasileiro, mas se a ideia é ter uma dieta balanceada considere substituir por uma versão integral, por exemplo. O mesmo vale para massas, como o tradicional macarrão, e para o pão, tanto o francês quanto o pão de forma, por exemplo. Alimentos integrais possuem muito mais fibras e menos calorias, ajudando no funcionamento do intestino, absorção de gorduras e metabolizando menos açúcar durante a digestão.

alimentos para perder peso

Além disso, consuma grãos como aveia, linhaça e quinoa, seja em lanches ou incorporando em receitas. Tudo isso te ajudará a ter maior sensação de saciedade comendo menos do que em relação às versões refinadas.

– Consuma frutas, legumes e verduras

Frutas, legumes e verduras são verdadeiramente indispensáveis para uma dieta balanceada, pois eles fornecem nutrientes indispensáveis para a saúde.

O consumo de frutas e vegetais, além disso, ajuda no controle da hipertensão, diabetes, diminui o risco de câncer e de doenças vasculares, além de ajudar no funcionamento do intestino, aumentar a resistência do sistema imunológico e de abrandar os sintomas de doenças como asma, bronquite, úlcera e gastrite, dentre muitas outras vantagens.

deixe seu prato colorido

O ideal é que sejam consumidos tão crus quanto possível, pois o cozimento pode promover a perda de algumas propriedades. Quanto às frutas, mantenha as cascas sempre que possível, já que contêm vitaminas importantes.

– Evite produtos industrializados

o que não comer

Corantes, estabilizantes e conservantes, apenas para numerar alguns, presentes em produtos industrializados fazem muito mal à sua saúde e impedem que você tenha uma dieta verdadeiramente saudável.

Dessa forma, evite o máximo que puder o consumo de produtos industrializados, como refeições prontas ou congeladas. Dê preferência a produtos frescos e, principalmente, feitos em casa e, portanto, mais saudáveis.

– Reduza o consumo de frituras, açúcares e sal

Para uma dieta balanceada é importante que você reduza ao máximo possível o consumo de frituras e açúcares. Desse jeito, é preferível optar por uma versão grelhada ou assada do alimento no lugar da versão frita, que é repleta de óleo e gordura.

evite besteiras

Evite também açúcares, especialmente o açúcar branco refinado, tanto em doces e guloseimas quanto para adoçar sua bebida. Prefira o açúcar mascavo ou mesmo mel para promover o adoçamento certo.

Já o sal promove a retenção de líquidos no organismo, além de favorecer o desenvolvimento de um quadro de pressão alta. Assim, evite o consumo excessivo de sódio e prefira temperos como ervas finas para dar gosto à sua comida.

– Corte o refrigerante e os sucos de caixinha

Refrigerantes possuem calorias vazias, o que significa que não fornecem nenhum tipo de substância importante para o nosso corpo, como vitaminas ou sais minerais. Além disso, são ricos em sódio e açúcar, o que não faz bem para o coração.

beba mais água

Já que se deve cortar o refrigerante, sucos de caixinha são permitidos, certo? Errado. Um copo de suco de caixinha pode conter tanto açúcar quanto um copo de refrigerante, além de ser repleto de produtos químicos como corantes e conservantes. Para uma dieta balanceada de verdade opte por sucos naturais, água de coco ou água mineral.

– Consuma gordura boa

dicas de nutrição

Diferentemente do que muitos acreditam, nem toda gordura que ingerimos é necessariamente ruim para o organismo. Gorduras monoinsaturadas e as encontradas em oleaginosas, por exemplo, são bastante benéficas para o organismo.

Dê preferência também a carnes magras como frango e peixe e a laticínios mais magros. Utilize também o azeite de oliva extravirgem em suas refeições. Evite, entretanto, as gorduras trans, geralmente presentes em produtos industrializados e que fazem mal para o coração e para os níveis de colesterol.

– Varie

mais saúde e bem estar

Uma dieta balanceada é sinônimo de variedade e por isso é importante consumir diferentes alimentos ao longo da semana, em refeições preparadas de maneiras distintas. Você não precisa e não deve comer a mesma coisa todos os dias, mesmo porque além de não fazer bem, logo você enjoará.

Dessa forma, tenha um prato bastante colorido, pois quanto mais cores, mais saudável ele é. Intercale também as refeições principais ao longo da semana, assim como as opções de café da manhã. Assim, será muito mais fácil se adaptar à dieta.

o que você deve comer

Ter uma dieta balanceada pode ser mais fácil do que você sempre pensou e, sem dúvidas, trará benefícios para o resto da sua vida. Aprenda a comer melhor e incorpore hábitos saudáveis na sua vida.

O que você achou das dicas para dieta balanceada para perder peso? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *