Dicas do Melhor Protetor Solar para Rosto e Corpo

Publicidade

Por vivermos num país em que o calor predomina na maior parte do ano, precisamos nos precaver contra os danos causados pelo sol. Por este motivo, e, ainda por veicularem tantos comerciais sobre protetor solar e com a abundância de marcas e preços para escolher, é natural que o consumidor, de modo geral, acredite na eficácia dos produtos disponíveis em todas as prateleiras de mercados, farmácias, lojas de cosméticos.

Foi alarmante, quando pesquisando algumas marcas que sempre foram líderes no mercado, e, também, aqueles que todos consideram o ideal, mas com preços absurdos, li uma reportagem sobre testes realizados com dez marcas que fabricam protetor solar, e apenas dois foram considerados bons, reprovando todos os outros por não oferecerem o necessário: proteger a pele dos raios solares.

O QUE UM PROTETOR SOLAR DEVE OFERECER

O sol deve sempre atuar de maneira benéfica quando o corpo recebe a quantidade ideal de todo o seu composto, porém, com toda a degradação que o meio ambiente sofreu, o sol, hoje, está mais agressivo, portanto, para encará-lo, o protetor solar deve oferecer proteção contra quatro grandes fatores:

  1. Raios infravermelhos – é o que desidrata a pele
  2. UV-A – deveria apenas bronzear, pois o bronzeamento, já é uma camada de proteção da pele, é quando a melanina começa a agir, porém, a exposição hoje, pode causar envelhecimento precoce
  3. UV-B – causa eritemas, envelhecimento e câncer de pele
  4. UV-C – raramente atinge a superfície terrestre. Mas a exposição excessiva ao sol, também provoca câncer de pele.

Como Escolher um Bom Protetor Solar

Como é um produto que a grande maioria das pessoas compra normalmente, acredito que cada um escolhe a marca que mais lhe agrada ou pelo menos uma intermediária, pela qual possa pagar. Sabemos que existem marcas com preços acima das possibilidades da maioria dos brasileiros, o que jamais deveria acontecer, pois protetor solar não é supérfluo e nem luxo. É uma medida preventiva. Entretanto, sabemos que no nosso país, prevenção é palavra e artigo de luxo.

Quando comprar seu protetor solar, leve em consideração, a estrutura da sua pele, a cor da pele, idade e custo/benefício do produto.

Quanto mais clara for a pele, mais proteção ela necessitará, portanto, o protetor solar deve oferecer, no mínimo, FPS 45.

Se a pele for oleosa, escolha um protetor solar em gel, que é absorvido muito mais rápido pela pele não deixando o aspecto oleoso, o que favorece ainda, o aparecimento de acnes.

Para a pele seca, prefira sempre, um protetor solar mais cremoso, aquele que quando você começa a passar, o rosto fica branco… Ao espalhar, esse branco desaparece.

Pele morena e negra estão mais protegidas, mas mesmo assim, precisam de uma proteção extra, fator 30, no mínimo.

Crianças e idosos, são os que mais sofrem. Portanto, aqui vale um protetor solar, de no minimo, FPS 50.

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, principalmente se estivermos no alta estação. E muita água, ela também ajuda a proteger a pele dos raios solares.

COMO SABER SE O PROTETOR SOLAR É CONFIÁVEL

A primeira coisa, leia sempre a embalagem e o rótulo com muita atenção. Eles devem te oferecer proteção. Teste a textura do produto para saber se gosta dele, pois muitas pessoas não gostam da sensação gordurosa que o protetor solar possui.

Eu escrevi no início da resenha que fiquei assustada quando li uma reportagem de uma pesquisa realizada, quando 8 entre 10 marcas foram reprovadas, porém, essa reportagem é referente ao ano de 2009, portanto, a indústria de cosméticos está muito mais adiantada e o Inmetro, testando as mesmas marcas, concluiu que todas as marcas testadas obtiveram resultados satisfatórios.

QUAL É O MELHOR PROTETOR SOLAR

Acredite, aqui não podemos levar em consideração apenas a marca, mas sim o que está no rótulo. Portanto, o melhor protetor solar, é aquele que cumpre o prometido, mas o uso deve ser como indicado no rótulo.

AS MARCAS MAIS CULTUADAS

Em uma pesquisa divulgada pela Vogue, foram considerados os melhores lançamentos em 2014.

  • Anthelios Airlicium FPS 30, da La Roche-Posay – produto com toque seco para controle de brilho
  • Cleanance Solar FPS 30, da Avène – reduz a produção de óleo natural da pele
  • Dior Bronze Crème Protectrice Sublimante FPS 50, da Dior – Hidrata e ilumina a pele, sem deixá-la oleosa
    Dream Screen SPF 45, da Benefit – textura leve, cobertura invisível e matificante e hidratante
  • Nivea Sun Protect & Fresh Spray FPS 30, da Nivea – versão mentol que refresca a pele, além de facilitar a aplicação por ser spray e transparente.

Como eu escrevi anteriormente, de todos os produtos citados, apenas o da Nivea é capaz de chegar ao consumidor comum, aquele que compra pelo preço, buscando na marca, pelo menos a confiança, e nisso, a Nívea é uma das marcas campeãs em quase todos os produtos em que ela tem concorrente.

Qual marca você prefere? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!