Protetor Solar Facial (Dicas de Protetores Solares)

Saiba como decidir qual é o melhor protetor solar facial para você

Protetor Solar Facial

Com o verão a todo vapor são cada vez mais freqüentes as idas a praias, cachoeiras ou piscinas e por isso é importante reforçar, ainda mais, a necessidade de usar o protetor solar. Até mesmo andar na rua para atividades corriqueiras te expõe ao risco da exposição solar se você não estiver usando protetor, bem como em dias nublados.

para seu rosto

Como o rosto é, normalmente, a parte mais exposta, especialmente durante o verão ou dias mais quentes, é fundamental utilizar protetor solar facial, pois somente desse jeito você protegerá sua pele das agressões que o sol pode causar. Além do aparecimento ou aumento de manchas no rosto, por exemplo, a exposição aos raios sem o uso de protetor solar pode trazer consequências mais graves como o câncer de pele. Dessa forma, saiba como escolher o protetor solar facial perfeito para você.

Como age o protetor solar facial?

Protetor Solar Facial

O protetor solar facial, assim como o protetor solar para todo o corpo, cria uma camada no rosto, formando uma finíssima película, com produtos e ativos químicos que absorvem os raios ultravioletas e impedem que eles sejam absorvidos pela pele. Além disso, parte dos raios é refletida de volta, fazendo com que a pele receba uma quantidade menos agressiva de raios solares. Dessa forma, os raios solares não atingem as células responsáveis pela produção de melanina e, por isso, a sua pele não escurece com o uso de protetor solar.

para se proteger do sol

Por ser a fina camada protetora a responsável pelo bloqueio dos raios solares é importante passar novamente o filtro solar a cada duas horas ou caso você se molhe ou sue em excesso. Dessa forma, você garante que estará protegida por todo o tempo em que estiver exposta à luz solar.

Como escolher o fator de proteção solar?

Dica de Protetor Solar Facial

O fator de proteção solar, também conhecido como FPS, é uma medida de quanto o protetor solar efetivamente protege sua pele da incidência dos raios solares. O FPS varia de 2 a 100 e cada valor é ideal para um tipo de pele.

A pele demora um determinado tempo, sem proteção, para começar a ficar vermelha quando exposta ao sol. O FPS, por sua vez, amplia esse tempo de proteção, o que significa dizer que um protetor solar com FPS 15 faz com que sua pele demore 15 vezes mais tempo para começar a ficar vermelha. Quanto maior o FPS, maior é o tempo de proteção do protetor solar facial e, portanto, mais seguro.

– Para quem quer se bronzear

Protetores solares faciais com FPS 8 são mais indicados para quem não tem pele muito clara e deseja se bronzear sem causar tantos danos à pele. Produtos com FPS 8 e 10 possuem um tempo de proteção muito baixo e devem ser evitados se a intenção é realmente proteger sua pele.

– Para quem tem pele negra

Já as negras podem usar protetores solares com FPS 15 ou 30 já que possuem uma proteção natural maior. Apesar de não sofrerem com as queimaduras, ainda assim precisam evitar o fotoenvelhecimento e problemas como o câncer de pele.

– Para quem tem pele morena

Mulheres com uma pele morena, como mulatas, devem optar por protetores solares faciais com FPS 45 a 60, para uma proteção maior. Com o costume da pele com a proteção, é possível diminuir para um fator FPS 30.

– Para quem tem pele clara ou muito sensível

Para pessoas com a pele muito clara ou com a pele muito sensível, como crianças, idosos ou com a pele submetida a algum tipo de tratamento, é indispensável o uso de protetores solares faciais com FPS de no mínimo 50, podendo chegar a FPS 65 ou mesmo 100.

Como comprar o seu protetor solar facial

Na hora de comprar o seu protetor solar facial é preciso levar em consideração três fatores principais: o nível de FPS, o tipo de aplicação do protetor solar facial e o seu tipo de pele.

Protetor Solar Facial

O fator de proteção solar deve ser escolhido conforme o tom da sua pele. Já quanto ao tipo de protetor solar facial você deve escolher entre a versão em creme, que é mais pesada, entre a versão em spray, que é mais prática ou entre a versão em gel, que é mais leve.

dicas

Quanto ao seu tipo de pele, escolha protetores solares faciais com fator hidratante se sua pele for mais seca. Para a pele mista e oleosa deve ser escolhido um protetor solar específico, de formulação oil-free, não comedogênica e, preferencialmente, em gel, pois é absorvido mais facilmente pela pele.

Maquiagem com proteção solar

produtos de beleza

Muitas marcas de cosméticos sabem da importância do protetor solar facial e da praticidade de se ter um produto multiuso. Por causa disso, você pode encontrar facilmente produtos de maquiagem que possuam FPS em sua composição, como bases, BB creams, corretivos, pós compactos e até mesmo batons.

dica de make

Desse jeito, ao usar itens de maquiagem com proteção solar você garante uma proteção redobrada à sua pele, já que o uso protetor solar facial convencional deve ser, preferencialmente, mantido.

maquiagem com proteção

Pele saudável é sinônimo de pele bonita e para isso um dos cuidados mais importantes e indispensáveis é o uso de protetor solar facial diariamente. Escolha o seu e comece já a se proteger.

O que você achou das dicas de protetores solares? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *