Como Tirar Mancha de Vinho da Roupa, Jeans, Tapete, Sofá

Todo entusiasta de vinhos ou enólogo amador já se deparou com uma das manchas mais chatas e mais comuns de todo o mundo: a mancha de vinho. Infelizmente as manchas de vinho são mais comuns do que gostaríamos, pois não é algo difícil de acontecer, tendo em vista que o vinho é uma das bebidas mais saborosas e mais consumidas. Mas apesar de parecer uma tragédia sem solução, as manchas de vinho podem ser resolvidas com um pouco de esforço e utilizando métodos caseiros e de fácil solução.

mancha de vinho como remover em casa

Por mais que você tome cuidado, uma mancha de vinho pode surgir em seu sofá ou carpete em um dia de festa ou mesmo em um evento entre amigos. Apesar de causar um impacto visual muito grande, a mancha de vinho pode ser removida com certa facilidade, sendo que a remoção será mais simples caso você aplique o produto necessário para sua retirada enquanto ainda estiver molhada. Caso o vinho seque, tirar a mancha de vinho poderá ser uma tarefa um pouco mais difícil, mas também é possível utilizar alguns métodos para fazer com que a mancha seja extirpada de sua roupa, sofá ou carpete.

dicas de limpeza tutorial de como limpar

Separamos algumas dicas e métodos para que você possa remover o vinho de vários tipos de material, tirando manchas de vinho de roupas coloridas ou de roupas brancas, métodos para tirar manchas de vinho de sofás, carpetes e tapetes e mesmo de vestidos, calças e móveis. Confira:

  1. O refrigerante salvador: Uma solução pouco ortodoxa, mas que apresenta ótimos resultado práticos é utilizar refrigerantes gasosos para facilitar a remoção das manchas de vinho. É um dos métodos mais simples e fáceis de serem utilizados e que tem melhores resultados em manchas frescas. Deixe que o refrigerante borbulhe e remova com um pano ou guardanapo limpos.
  2. O sal mágico: Aplicar sal sobre a mancha de vinho também é uma ótima opção para remove-la sem maiores complicações. O sal irá absorver o vinho e fará com que a mancha seja removida mais facilmente. Após a aplicação do sal, enxague com sabão neutro e água fria.
  3. O refrigerante de limão salgadinho: O terceiro método é uma mistura dos dois primeiros e usa a mistura de sal e refrigerante para fazer com que a mancha de vinho possa ser removida sem maiores dificuldades. Despeje a mistura de refrigerante e sal sobre a mancha e aguarde até que a solução se dissolva. Remova com um guardanapo e enxague em água fria e com sabão neutro.
  4. 00L contra a mancha de vinho: Uma ótima solução para remover as manchas de vinho de tecidos é aplicar leite gelado sobre a mancha, enxaguando em seguida. As enzimas do leite farão com que o vinho se solte do tecido e permita uma lavagem mais completa e que resultará em tecidos mais limpos. Caso seja possível, enxague a peça com sabão neutro e água gelada após alguns minutos.
  5. Uma solução segura para vários tipos de tecidos e materiais é utilizar peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, para amolecer a mancha e tornar a remoção mais fácil. No entanto é importante ressaltar que o produto pode causar clareamento em tecidos, não sendo recomendado para peças mais sensíveis ou roupas coloridas.

como tirar mancha de vinho

O que você achou das dicas de como remover manchas de vinho? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *