Como Tirar Mancha de Sangue de Roupa, Lenço, Colchão

Manchas em geral podem ser o terror de qualquer pessoa e, dentre elas, existe um tipo de mancha que realmente causa problemas, por ser difícil de remover e mais ainda de explicar: as manchas de sangue. Seja por um corte ao barbear, seja por um corte enquanto você cozinha, seja por um nariz com problemas de ressecamento ou mesmo por um absorvente íntimo que falhou em conter a menstruação, uma mancha de sangue pode ser extremamente difícil de remover, ainda mais se você deixar que ela seque antes de limpar. Como o sangue é um fluido composto de vários elementos, ele reage de maneiras diversas em materiais diferentes, como tecidos, carpetes, roupas coloridas ou brancas e mesmo em estofados e colchões, sendo que um método pode funcionar bem em um material e não funcionar em outro.

dicas de limpeza como tirar, limpar e remover manchas de sangue

Existem métodos simples e fáceis para tirar mancha de sangue dos mais variados materiais e superfícies e conhecer alguns destes truques é interessante para todos aqueles que vivem sozinhos ou que não querem gastar uma fortuna com produtos específicos ou mandar suas roupas e estofados para a limpeza profissional. Confira algumas dicas para tirar manchas de sangue de suas roupas e tecidos e acabe de vez com esse problema:

  1. Para tirar mancha de sangue fresco: A mancha de sangue fresco é aquela que se forma logo após o sangue tocar o material ou tecido e é a mais fácil de ser removida. Se você tiver uma mancha de sangue em um tecido que pode ser enxaguado, você deve lava-lo na hora em água fria e sabão neutro. Não use água quente, pois pode fazer com que a mancha se prenda ao tecido e torne a remoção mais difícil. Usar peróxido de hidrogênio é uma ótima solução para remover sangue fresco. O peróxido de hidrogênio, conhecido comumente como água oxigenada, é uma ótima solução para remover manchas de sangue de materiais porosos como concreto, pisos e madeira. Tome cuidado ao utilizar a substancia em tecidos e roupas, pois ele pode causar clareamento ou desbotamento das cores. Despeje o produto diretamente sobre a mancha e esfregue com uma esponja ou pano limpo, lavando em seguida com sabão neutro. Para manchas maiores, você pode utilizar o método de imergir toda a roupa em uma solução de peroxido de hidrogênio e água, deixando a peça por quinze a vinte minutos e lavando em seguida.
  2. Para manchas de sangue seco: Se você não teve tempo de remover a mancha antes dela secar ou se só notou a roupa ou tecido manchado na hora de lavar, não se preocupe. A remoção é um pouco mais demorada, mas também pode ser removida sem maiores problemas. Os métodos para remover o sangue ressecado são diferentes, pois as soluções acima não funcionam tão bem. Você pode utilizar creme dental para remover manchas de roupas e lençóis, sendo que esse método funcionará melhor com peças que podem ser completamente lavadas, seja na máquina de lavar ou na mão. Evite usar o método da pasta de dente em móveis, tapetes e carpetes pois você poderá ficar com uma peça de aroma mentolado para sempre. Aplique o creme dental diretamente sobre a mancha e deixe por alguns minutos. Remova com água fria e enxague com sabão neutro. Repita o procedimento se necessário. Uma opção menos ortodoxa, mas que apresenta bons resultados é utilizar amaciante de carne em tecidos mais grosseiros ou resistentes ou mesmo em manchas mais profundas. As substancias responsáveis por amaciar a carne são particularmente eficazes no material orgânico do sangue e são capazes de remover as manchas de tecidos como jeans e couro, por exemplo. Evite utilizar tal substancia em tecidos finos como seda, lã ou linho, pois podem danificar a peça.

limpar roupas limpeza em casa dicas de como limpar

O que você achou do passo a passo para tirar manchas de sangue? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *