Como Tirar Mancha de Graxa da Roupa

Você estava preparando aquele delicioso hambúrguer e acabou derrubando gordura do bacon na manga de sua camisa ou mesmo deixou que o óleo da fritura se espalhasse sobre o pano de prato da vovó? Estava arrumando a corrente de sua bicicleta ou moto e esqueceu de lavar as mãos antes de tocar na camiseta ou nas calças ou até mesmo no sofá da sua mãe? Decidiu dar um brilho todo especial nos seus sapatos antes do encontro com aquela pessoa especial, mas se esqueceu de limpar os dedos antes de retirar a roupa do guarda roupa? Todas essas situações tem um caráter trágico e, mesmo que anunciadas desta maneira cômica, trazem uma coisa em comum: manchas terríveis causadas por produtos gordurosos, sejam eles óleos naturais ou sintéticos, lubrificante para automotores ou graxa para sapatos e pode ser um problema caso você não esteja devidamente preparado para lidar com elas.

manchas de graxas dicas, ideias e sugestões

Apesar de ter nomes diferentes, todos esses produtos pertencem à categoria dos ácidos graxos, por isso também recebem a denominação comum de gorduras graxas ou mesmo graxas e, apesar de coloração, aroma e funções distintas, a sua remoção pode ser feita com alguns métodos comuns a todos os tipos de manchas advindas destes produtos. Separamos algumas sugestões para que você faça a remoção das manchas de graxa de suas roupas, sapatos ou móveis. Confira como tirar manchas de graxa:

Como tirar Mancha de Graxa

1- O primeiro método consiste em aplicar um material em pó sobre a mancha de graxa para evitar que ela se espalhe, visando também que ela seque e fique mais fácil de ser removida. Você pode usar talco, farinha ou mesmo maisena em pó. Use aquilo que estiver em mãos para evitar que o estrago seja ainda maior.

  • Depois de aplicado o material em pó, você deverá deixar que ele fique sobre a mancha por pelo menos uma hora, para que seja capaz de absorver a graxa e permitir sua remoção.
  • Use uma escova de dentes ou escova de roupas de cerdas macias para esfregar a área mancha e remover o pó e a graxa. Evite escovas de cerdas duras ou muito grossas, pois podem estragar o tecido e atrapalhar o resultado final.
  • Depois de remover o pó, você deverá verificar se a mancha ainda está úmida ou se ficou apenas a marca de onde ela estava. No primeiro caso, você deve repetir o processo mais uma vez. Já na segunda situação, o próximo passo é lavar com sabão neutro e água.

Como Tirar

2- Para remover a mancha de graxa você também poderá utilizar a aplicação de sabão em barra diretamente sobre a mancha ou, em tecidos mais finos e delicados, aplicar sabão em pó e esfregar com uma escova de dente ou com a ponta dos dedos. Dê preferência aos sabões sem cor, pois a tintura do sabão pode manchar tecidos mais leves ou brancos.

  • Após esfregar, você deve deixar a peça submersa em água quente por pelo menos meia hora. É importante observar se não existe aviso na peça da roupa sobre risco de encolhimento da mesma pelo contato com a água quente. Em caso positivo, você deverá utilizar água morna ou fria, mas o tempo de submersão será maior. Após esse tempo, remova a peça da água e lave com água corrente e sabão neutro. A mancha deverá ter desaparecido.

limpeza de casa

Você também pode utilizar detergente líquido de cozinha pare remover manchas mais resistentes. Aplique diretamente sobre o tecido, deixe agir por alguns minutos e remova com um pano úmido. Em casos de manchas mais resistentes, repita a aplicação.

Tem alguma dúvida sobre como tirar manchas de graxa? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *