Como Tirar Mancha de Desodorante da Roupa

Publicidade

Uma das situações mais desagradáveis do dia a dia é encontrar aquela peça de roupa que você adora com uma terrível e horrenda mancha de desodorante, seja pelo fato de que você não poderá usar a roupa escolhida naquele momento, seja porque a remoção desse tipo de mancha costuma ser um verdadeiro desafio de coragem e paciência. Mesmo as pessoas mais cuidadosas com suas roupas e acessórios já se deparou com uma imensa e amarelada mancha de desodorante, gerada pelo contato do produto com a roupa e também da mistura de desodorante e suor, o que acaba criando também uma coloração amarelada e de aspecto sujo, principalmente em roupas claras ou brancas. A área mais afetada pelas manchas de desodorante são as axilas, mas elas podem aparecer em qualquer local onde o produto seja aplicado.

dicas de remoção mancha de desodorante dkicas de como tirar como tirar mancha em casa

Devido a utilização de produtos cada vez mais variados, se torna uma verdadeira odisseia encontrar métodos seguros para tirar mancha de desodorante de blusas pretas, brancas ou coloridas, assim como de camisas sociais e mesmo blusas de frio ou outras peças que fiquem em contato direto com o corpo. Apesar de ser uma tarefa difícil, existem algumas soluções que tornam a remoção das manchas um pouco mais simples. Confira algumas das dicas que separamos para que você possa tirar as manchas de desodorante de suas roupas favoritas de uma vez por todas:

  • É importante entender o motivo pelos quais as manchas de desodorante se formam nas roupas para saber o melhor método a ser adotado. Em geral, as manchas de desodorantes em roupas pretas é formada pelos resíduos do produto no tecido, enquanto as manchas amareladas nas peças claras ou brancas provêm da oxidação do produto em contato com o suor.
  • Os tecidos que permitem uma remoção mais simples das temidas manchas são aqueles feitos de materiais sintéticos, como poliéster, enquanto que os de compostos naturais tendem a ser mais difíceis de remover as manchas de desodorante. Tecidos finos e delicados, como seda e cetim, podem ser um pesadelo para a remoção das manchas, pois sua coloração e estrutura são frágeis e soluções mais fortes podem estragar o material.
  • A maioria dos desodorantes possui formulação à base de sais de alumínio, o que tende a gerar manchas quando em contato com o suor humano. Os compostos, por mais avançados que sejam, ainda deixam resíduos após sua evaporação, o que pode colaborar para a descoloração da roupa e as famosas manchas amareladas em peças de cor branca ou de cores claras.
  • Para tirar as manchas de desodorante das peças de roupa em casa, a dica dos profissionais é não aplicar o sabão diretamente sobre a mancha, pois a reação química entre o sabão e os compostos do desodorante é o que resultada no aspecto endurecido nas axilas das peças manchadas. Uma opção interessante é optar pela aplicação de água oxigenada diretamente sobre a mancha, aplicando fricção com uma esponja limpa contra o tecido. Também é possível fazer um composto caseiro de água e bicarbonato de sódio e deixar a roupa de molho por cerca de uma hora. Os resultados são bastante positivos.
  • Os produtos desodorantes que causam menos manchas são aqueles em aerossol, portanto escolher o produto ideal para aplicação também pode funcionar como método de prevenção e ajudar a ter menos manchas em suas roupas. Desodorantes em formato Roll-On ou em Stick são os piores para deixar manchas, pois são mais viscosos e tem composição mais gordurosa. É interessante também optar por produtos desenvolvidos especificamente para uso com roupas brancas ou pretas.

O que você achou das dicas de como tirar manchas de desodorante? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *