Como Evitar Espinhas e Cravos nas Costas, Rosto e Testa

Publicidade

A acne é considerada uma doença de pele muito comum que provocam as espinhas, isso ocorre quando os folículos pilosos que está localizado sobre a pele, estão obstruídos. É muito comum aparecer espinhas no rosto, ombro, pescoço e peito. Não existe uma raça que tem maior probabilidade de ter espinhas, assim como a idade, esse problema não acomete apenas os adolescentes, crianças, adultos e idosos também são acometidos.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto nacional de doenças osteomusculares e de pele norte americano, é possível afirmar que 80% das pessoas que estão na faixa etária de 11 a 30 anos já tiveram espinhas em algum momento. Existe uma pequena porcentagem que começou a apresentar espinhas após os 40 anos, devido as mudanças hormonais. Espinhas não são graves, mais podem deixar cicatrizes para a vida toda.

Porque as acnes aparecem?

Ainda não é possível saber o motivo real do aparecimento das lesões, talvez por alterações hormonais, que é muito comum na mulher em quatro momentos da sua vida: na adolescência, nos períodos menstruais, na gravidez e na menopausa. Já com os homens, não existe períodos tão específicos, a não ser na adolescência, quando os hormônios estão à flor da pele. Os fatores genéticos, são mandatórios, se seus pais tinham problemas, você terá também.

Estar com o sistema imunológico em dia também contribui para prevenir o aparecimento de espinhas, pois existem bactérias que podem ficar presas no folículo, aumentando as chances de ter uma inflamação, é neste momento que a espinha aparece. Em uma média geral, as espinhas tendem a aparecer no máximo até os 25 anos de idade, mais conforme falamos anteriormente, é possível que perdure ao longo da vida adulta. Para os casos de espinhas na terceira idade, isso reflete a vida nos tempos atuais, alimentação ruim e estresse, esses são os principais fatores para o aparecimento das espinhas.

Mitos e verdades sobre as espinhas

A acne é causada pelo estresse? Não, mais ela pode piorar devido ao estresse. Produtos de beleza, como: protetor solar, óleo de bronzeador, maquiagem e produtos sem enxágue para os cabelos podem colaborar para o aparecimento das espinhas, pois eles causam entupimento dos folículos, causando inflamação. Alterações hormonais e contraceptivos podem aumentar a incidência de espinhas e cravos (aprenda a tirar cravos).

Alimentos gordurosos, como chocolate e amendoim não possuem relação direta com o aparecimento de espinhas. Porém, normalmente consumimos chocolate em períodos de grande estresse ou descontrole hormonal, o que eleva as chances de aparecimento de espinhas devido à junção de fatores.

Outro grande mito é que a pele suja propicia o aparecimento de espinhas, o que propicia realmente é o tipo da pele, quanto mais oleosa maior a incidência de espinhas.

Como prevenir o aparecimento de espinhas

Não podia faltar as dicas para manter a sua pele livre de espinhas:

Lave sua pele

O ritual de lavar sua pele, precisa iniciar com o sabonete ideal para seu tipo de pele, pois ele irá remover as impurezas do dia-a-dia como oleosidade e poeira. Como tudo em excesso faz mal, lavar o rosto demais pode causar danos à sua pele, como: secura e irritação, causando mais erupções.

Evite esfregar a pele do seu rosto ou corpo, para evitar novas irritações. Lave sua pele, com os produtos adequados até duas vezes ao dia. Sabão neutro é indicado para todos os tipos de pele. Exercícios circulares na água também ajudam sua pele, assim que terminar enxugue-o levemente.

Não tente remover a espinha

Tentar retirar uma espinha pode dar uma esperança que ela tenha desaparecido, quando na verdade, ela só ganhou mais força. No momento em que você tenta retira-la, pode possivelmente estará empurrando ela ainda mais, ou seja, estará empurrando mais bactérias para sua pele, causando dor, irritação, inchaço e cicatrizes.

Cuidado com a sua barba

Tenha certeza do material que está usando para fazer sua barba, certifique-se que a lâmina está afiada e que não contém ferrugem em nenhuma parte do barbeador. Antes de passar o creme de barbear, lave seu rosto com sabão, isso ajuda a deixar sua barba mais macia. Utilize o barbeador de forma leve no seu rosto, apenas o suficiente para retirar os pelos.

Evite exposição excessiva ao sol

O sol nos horários corretos fazem bem para o corpo e para sua pele. Porém, quando o sol passa a ser em excesso, diversos males podem ser causados à pele, como: rugas, ressecamento, irritação e aumentar o fator de risco para câncer de pele. O bronzeado, tão desejado por tantas mulheres, conseguido com horas de sol á pino, pode mascara-las por algum tempo, mas o prejuízo aparecerá logo depois, com o surgimento de espinhas em excesso.

Agora, já sabe como cuidar da sua pele, anote as dicas e mantenha sua pele livre das espinhas.

O que você achou das dicas de como evitar espinhas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!