Como Se Vestir para uma Entrevista de Emprego

Um dos momentos que mais geram dúvidas com relação no homem moderno sobre o que vestir é a preparação para uma entrevista de emprego, pois é sabido que o mercado de trabalho, na pessoa do entrevistador, levará em consideração o estilo visual, o cuidado com a escolha da roupa, a razoabilidade da escolha diante da vaga pretendida e mesmo se a compostura pessoal se encaixa de acordo com a vestimenta utilizada neste momento e, como uma entrevista de emprego começa antes mesmo da primeira pergunta, é muito importante saber utilizar o visual mais adequado para a vaga, o estilo da empresa e mesmo o nível esperado do profissional que a empresa busca para preencher seu quadro. É importante ressaltar que tanto estar vestido “de menos” quanto estar produzido “demais” são situações que devem ser evitadas a todo custo pelo candidato, pois são pontos que refletem seu psicológico e que serão analisadas também pelo entrevistador ou responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa.

roupas para entrevista para mulheres entrevista de emprego como se vestir para entrevista de emprego roupas femininas seleção de fotos como se vestir para entrevista de emprego dicas de roupas para entrevista de emprego dicas de como se vestir

Dentre os pontos mais analisados em candidatos pelos responsáveis pelas contratações em grandes empresas, a maneira como um homem se veste, se comporta e se alinha ao estilo da empresa e da vaga são fatores muito importantes para determinar ou não uma contratação. A escolha de uma peça como uma camisa mais ou menos chamativa, uma gravata sóbria ou com conotação humorística, o uso de terno ou não, a escolha dos sapatos e até mesmo o corte de cabelo e da barba podem ser fatores analisados pelos especialistas para chegar a um consenso sobre a possibilidade de contratação de um candidato ou sua inadequação para uma vaga. Analisar se o candidato está confortável na vestimenta escolhida ou se se sente nervoso também pode ser indício de um currículo inflado com informações inverídicas, por exemplo.

como se vestir na moda roupas femininas dicas de beleza look completo looks da moda para homens moda feminina dicas de estilo fotos de looks seleção de fotos para mulheres

Existem alguns pontos importantes que devem ser analisados pelo homem que deseja se vestir bem para uma entrevista de emprego, como a postura a ser mantida durante a entrevista, o comportamento perante uma negativa em uma seleção e mesmo o comportamento perante os colegas pode ser refletido no estilo visual adotado pelo homem para sua entrevista. Confira algumas dessas dicas para se vestir bem para sua entrevista de emprego:

  • O primeiro fator a ser analisado faz referência ao tipo de roupa a ser escolhida, que deverá ir de encontro às características descritas nas informações disponíveis sobre a vaga. É importante se atentar a detalhes importantes que podem estar implícitos nestas informações, como o nível profissional que está sendo procurado pela empresa para aquela vaga, o comportamento geral da empresa em relação a vestimentas e mesmo os códigos de conduta da empresa com relação ao setor no qual a vaga está inserida. É importante pesquisar sobre esses detalhes. Caso conheça alguém que trabalhe na empresa em questão, é interessante perguntar a respeito dos diferentes tipos de vestimentas e o que é esperado de cada nível hierárquico.
  • É muito importante evitar estar “vestido demais” para a entrevista, pois isso pode passar duas impressões negativas distintas ao seu possível empregador. A primeira, e mais óbvia, é que o candidato está querendo impressionar o empregador por seu traje “profissional”, o que pode significar que ele não está confiante que seu currículo seja suficientemente bom para a vaga. A segunda, e que é menos notada pelos candidatos, mas que é frequentemente apontada por especialistas de RH como um fator de não contratação é que o candidato bem vestido em excesso pode estar buscando uma oportunidade de trabalho que vai além da oferecida, o que não pode ser interessante para a empresa no momento.
  • Para evitar que a roupa esteja além ou aquém do desejado para o perfil da vaga disponível, é interessante pesquisar a cultura da empresa, seu histórico de mercado, seus objetivos e ideais e até mesmo histórias de ex-funcionários e colaboradores, que podem lhe dar uma noção maior do que a empresa espera de seus contratados e o que vestir ou não vestir em uma entrevista. É importante lembrar que a empresa busca alguém que possa acrescentar qualidades ao que já existe e que possa também se encaixar no perfil que a empresa já possui. Se você puder definir qual o estilo visual adotado, tanto melhor. Se uma empresa de tecnologia dá liberdade aos seus funcionários para se vestir de maneira casual, uma vestimenta formal talvez não seja a melhor. Já em uma empresa que preza pela questão visual de seus funcionários olhará com receio um candidato que use tênis de corrida, shorts e camiseta comprida.

Você tem alguma sugestão sobre como se vestir para uma entrevista de emprego? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *