Clareamento Dental a Laser: O Que É e Como Funciona!

Publicidade

Conheça mais sobre essa técnica

A grande reclamação dos pacientes que procuram o dentista é o amarelado dos dentes, afinal um sorriso bonito chama muito mais atenção seja no âmbito profissional e social ou apenas para se sentir bem consigo mesmo. Dentes brancos são o desejo da maioria das pessoas que querem o sorriso perfeito e para conseguir esse objetivo há diversas opções, desde produtos a venda nas farmácias até tratamentos no consultório médico – dentre eles está o clareamento dental a laser.

O QUE É O CLAREAMENTO DENTAL A LASER?

Na parte interior do dente está presente a dentina que forma seu corpo e é responsável por suportar a fragilidade do esmalte dentário. No caso dos dentes escuros, as manchas responsáveis por tal pigmentação ficam alojadas na dentina e através do clareamento dental a laser, o dentista irá removê-las utilizando substâncias químicas que são ativadas pelo laser.

QUEM PODE FAZER?

O clareamento dental a laser pode ser feito por pessoas de todas as idades, mas no caso das crianças é importante lembrar que elas possuem dois nascimentos de dentes: os dentes de leite irão nascer primeiro e cair para depois nascerem os dentes definitivos e por isso o tratamento deve ser evitado nessa idade.

O clareamento dental a laser é indicado para as pessoas que possuam dentes com pigmentação amarela, marrom clara ou escura dando um resultado perfeito para esses tipos de escurecimentos.

Pacientes que possuam dentes muito escuros, com pigmentação azul ou cinza escura em alguns pontos, devem preferir outros tipos de tratamento já que o resultado do clareamento dental a laser nesses tipos de dente não é satisfatório. Portanto é importante conversar com seu dentista para saber qual o método de clareamento ou restaurador ideal para você.

Leia: Preço do Clareamento de Dentes

COMO É FEITO? Passo a Passo!

Ao optar por fazer um clareamento denta, você deve procurar um dentista especializado no método para que ele possa indicar qual tipo de clareamento é o ideal para os seus dentes. Após ser feita a avaliação e o dentista recomendar o clareamento dental a laser, o processo pode ser feito no próprio consultório sem precisar de anestesia, já que o método é indolor.

Primeiro, o dentista irá aplicar um protetor gengival que contorna os dentes, pois a substância química utilizada para o clareamento dental pode causar feridas. Esse protetor gengival é ativado por uma luz alógena.

Feito isso, o dentista fará a aplicação de um gel com concentração de 35 a 40% de peróxido de hidrogênio na superfície externa do dente. Em seguida, será aplicado um laser de baixa intensidade, o que fará com que o gel libere moléculas de oxigênio e consequentemente ocorrerá o clareamento do dente.

O tratamento dura no máximo uma hora e devem ser feitas de duas a três sessões para um bom resultado.

CUIDADOS APÓS O CLAREAMENTO DENTAL A LASER

Nas primeiras 24 horas após o clareamento dental a laser o dente ficará com aparência de uma esponja, pois o processo de oxigenação faz com que ocorra uma desmineralização em seu esmalte, fazendo com que o dente fique poroso. Por isso, é importante não ingerir alimentos com corante ou bebidas escuras como café, chá e refrigerante, assim como é aconselhável suspender o uso do cigarro, pois os poros abertos do dente podem absorver tais pigmentos.

Também é importante escovar corretamente os dentes três vezes ao dia após as refeições e utilizar o fio dental após a escovação para que seus dentes fiquem limpos e livres de bactérias. Ao escolher sua escova de dentes opte pela com cerdas macias, pois as de cerda dura podem criar feridas na gengiva além de provocar ranhuras no esmalte do dente.

VANTAGENS E DESVANTAGENS + CUIDADOS!

Uma das maiores vantagens do clareamento dental a laser é a duração do tratamento, onde em no máximo três sessões o resultado pretendido já é alcançado.

Além disso, o resultado pode ser observado já na primeira sessão, sendo imediato. O tratamento é indolor e não exige tantos cuidados ao final, além de ser mais seguro do que um clareamento dental caseiro.

A desvantagem do clareamento dental a laser é que o resultado não é permanente, já que dois anos após o tratamento os dentes costumam escurecer um pouco devido à alimentação e, em muitos casos, o uso do cigarro. Portanto, é necessário que se faça uma manutenção no tratamento após esse período.

Converse com seu dentista e procure saber qual o método de clareamento é o melhor para os seus dentes. No caso do profissional indicar o clareamento dental a laser, siga os cuidados passados para que o resultado dure por mais tempo e seu sorriso fique ainda mais bonito.

Você tem dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!