Como Usar Chapéu Masculino: Fotos, Modelos, Dicas

Publicidade

A moda masculina é feita de tendências, fatores e estilos que mudam, se mesclam e se alteram ao longo dos anos, fazendo com que aquilo que era extremamente interessante e bem visto em uma certa época do ano se torne menos elegante ou desejado em outra estação. Cores que se tornam tendência em uma coleção podem não ter uma pedida tão grande em outra, locais onde o frio predomina pode dar espaço para criações onde o calor não as aceita e mesmo as variações de idade são fatores que devem ser considerados ao criar um look interessante e bonito.

Uma dessas peças de vestuário que era a grande tendência em anos anteriores e que perdeu o brilho ao longo das décadas é o chapéu, indumentária praticamente obrigatória no início do século passado e que, ao final da década de 60, passou a ser cada vez menos utilizado, mas vem ganhando força nos últimos tempos e se tornando novamente tendência na moda masculina, ganhando ares de classe, elegância e bom gosto. Existem diversos tipos de chapéu e que podem ser combinados com os mais diversos estilos visuais, indo desde as roupas de caimento mais clássico e social até mesmo as combinações mais ousadas e que ganham um toque ainda mais moderno com a escolha do chapéu adequado.

É importante ressaltar que cada tipo de chapéu, seja o chapéu masculino de modelo Fedora, o chapéu Panamá ou Coco, tem uma indicação e estilo próprios, mas também permitem combinações visuais criativas e elegantes. O importante, via de regra, é optar por chapéus de caimento adequado ao formato da cabeça e que se encaixem bem ao estilo visual adotado. Abaixo separamos alguns dos tipos de chapéu mais comuns, os modelos que estão na moda e algumas dicas de como usar um chapéu na construção do visual desejado. Confira:

  • O mais utilizado modelo de chapéu atualmente é o Fedora, que também pode ser encontrado nas lojas especializadas com o nome de Borsalino, que é uma tradicional e clássica marca de chapéus italiana, que também é considerada a precursora e criadora do modelo. É tradicionalmente feito de feltro ou couro, possui aba de comprimento médio e é geralmente encontrado em cores sólidas como cinza, preto e marrom. É um acessório interessante para a utilização no inverno, por sua proteção do vento e do frio. Também é um excelente acessório visual para looks mais clássicos ou que sigam o padrão mais formal de ternos e vestimentas sociais.
  • Outro chapéu que vem ganhando destaque no mundo da moda masculina é chapéu Trilby, que tem design semelhante ao chapéu Fedora, mas com uma aba mais curta e menos acentuada. É um chapéu de visual jovem e moderno e que pode ser encontrado em uma grande gama de materiais, indo desde o feltro, como o Fedora, até materiais menos tradicionais como a lona, a sarja e até mesmo chapéus Trilby em palha, ideal para climas mais quentes. Também é possível encontra-lo em uma grande variedade de cores.
  • Um chapéu de grande destaque é chamado Panamá, que apesar de ser chamado assim, tem sua origem no Equador. É feito de palha e em cores claras, podendo ser encontrado em uma grande grama de matizes atualmente. Possui uma aba bem mais larga que os chapéus de modelo Fedora e Trilby e é mais recomendado para dias quentes, pois possui construção bastante arejada. Diferentemente dos modelos anteriores, no entanto, não existe uma grande variação de materiais no chapéu Panamá, que deverá ser feito de palha autêntica para ser considerado um verdadeiro chapéu Panamá.
  • Outro modelo que tem ganhado destaque e que vem diretamente da moda clássica dos chapéus é o conhecido chapéu Coco, também chamado de Derby ou Bowler. É um modelo criado na Inglaterra nos idos de 1840 e que ganhou grande popularidade ao longo do século seguinte, culminando em seu uso pelo ator Charles Chaplin e seu personagem de maior destaque e fama, Carlitos. É feito geralmente de feltro cinza ou preto, tem a aba curta e é utilizado principalmente na construção de um visual mais clássico e formal. Combina bem com vestimentas mais solenes, como a casaca ou o blazer.
  • Outro chapéu de grande apelo visual e que pode ser o toque final em uma construção mais elegante e formal é a clássica cartola, que ganhou destaque no século passado e que ainda pode ser vista em personagens de cinema e artistas da música. É elegante, séria e cria um visual de grande formalidade, mas é importante tomar cuidado para que sua utilização não acabe culminando em um visual exagerado e excêntrico.

O que você achou das fotos de chapéis masculinos da moda? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!