Dicas de Como Fazer Selagem Capilar Passo a Passo

Publicidade

Conheça mais sobre a selagem capilar

Os tratamentos capilares possuem cada vez mais adeptas que procuram soluções para problemas como volume dos fios, ressecamento, frizz, entre outros. É muito comum ouvirmos sobre um tratamento capilar que está na moda e resolver fazê-lo sem antes pesquisar a fundo e saber se é o tratamento ideal para a saúde dos fios. A saúde dos fios deve ser priorizada e muitas vezes um tratamento caro pode resultar em um cabelo ainda mais danificado, pois não era o certo para o seu tipo de cabelo ou situação capilar no momento. Entre os muitos tratamentos capilares, existe a selagem capilar. Conheça mais sobre essa técnica e descubra se é o ideal para os seus fios.

O QUE É A SELAGEM CAPILAR?

A selagem capilar é um tratamento à base de queratina que visa à recuperação da saúde dos fios que sofreram algum tipo de dano através de processos químicos. A selagem capilar irá selar a estrutura dos fios, fechando as cutículas e dando mais hidratação, brilho, resistência e alinhamento. A selagem capilar não tem como função alisar os fios e sim reduzir o volume.

SELAGEM CAPILAR X ESCOVA PROGRESSIVA

Ao visitar o cabeleireiro à procura da selagem capilar é importante que você se atente ao produto que será usado nos seus fios, já que não é difícil encontrar tratamentos a base de queratina e formol, nomeados como selagem capilar. Mas não se engane, se o tratamento tiver formol, ele é na verdade uma escova progressiva, que alisa os fios sem recuperá-los dos danos.

Além do mais, o formol é um produto proibido no Brasil e pode causar diversos problemas para a saúde como queimaduras, falta de ar, dor de cabeça, enjoo, vômito, ardência nos olhos, queda de cabelo e descamação do couro cabeludo. Por isso, antes de se submeter ao tratamento verifique se o produto que será utilizado conta com poliformol ou formaldeído em sua formulação.

COMO É FEITA A SELAGEM CAPILAR?

A selagem capilar é realizada com produtos específicos para esse tipo de tratamento: uma linha formada por xampu, condicionador e ampolas com ativos para recuperar a saúde dos fios.

Primeiro é feita uma lavagem dos fios utilizando o xampu e condicionador específicos. Feito isso, o cabelo é secado e as ampolas são aplicadas. Para que o produto aja corretamente nos fios e para que aconteça a selagem, é preciso que ele entre em contato com uma fonte de calor e por isso o cabeleireiro irá passar a chapinha mecha por mecha.

CUIDADOS APÓS A SELAGEM CAPILAR

Se os seus cabelos estiverem muito danificados é recomendável que após a selagem capilar você evite tingir, descolorir e alisar os fios, para que eles recuperem a saúde. Também é recomendável que você faça hidratação nos cabelos duas vezes por mês com produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

ATENÇÃO COM A SELAGEM CAPILAR

A selagem capilar se for feita com um cabeleireiro que não saiba fazer o processo corretamente pode acarretar em danos profundos aos fios. A queratina utilizada no tratamento deve ser na medida exata, já que se usada em excesso pode causar o endurecimento dos cabelos. Já a chapinha deve estar na temperatura correta, pois se ultrapassar o máximo de calor que os fios aguentam pode danificar profundamente a fibra capilar, causando queimaduras na estrutura do fio.

As grávidas devem ter o dobro de atenção ao se submeter ao procedimento, pois estão mais propícias a problemas de saúde e até com o feto na exposição com certos ativos que podem estar presentes nos produtos. Portanto, é importante que a fórmula seja vista com atenção e se mesmo assim houver dúvidas, não hesite e consulte seu médico. Ainda é recomendado que a selagem capilar seja feita somente após os três meses de gestação.

PROCURE UM BOM PROFISSIONAL

Para uma selagem capilar bem sucedida é de extrema importância que você procure um profissional de confiança e que tenha experiência no tratamento.

Marque uma visita ao cabeleireiro e converse sobre o tratamento e o profissional fará uma avaliação nos seus fios para saber sobre a saúde do seu cabelo. Dependendo do quanto os fios estiverem danificados, ele pode indicar mais de uma sessão de selagem capilar que deverá ser feita com um intervalo de dois a três meses.

Se os seus fios estiverem muito fragilizados ou forem muito sensíveis para passar pelo tratamento, o profissional tem o dever de alertar sobre a possibilidade de danificar ainda mais o cabelo. Portanto, não hesite em pesquisar antes de se submeter ao tratamento.

Procurando um profissional capacitado e um lugar de confiança, a selagem capilar pode trazer de volta os nutrientes perdidos pelos seus fios devido a danos químicos e pode garantir um cabelo saudável e bonito novamente.

O que você achou das dicas de selagem capilar? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!