Como Usar Ternos Masculinos: Fotos, Looks, Modelos

O homem moderno possui opções de visual cada vez mais distintas e amplas, principalmente pelo crescimento da procura pela moda masculina dentre os homens, que estão aos poucos deixando o preconceito de lado e assumindo uma conduta mais cuidadosa e vaidosa na construção de seus looks, apostando cada vez mais em peças de alta costura, de visual elegante e que exponha seu cuidado e dedicação na hora de se vestir. Indo desde os visuais mais despojados e de ares mais leves, como a famosa e clássica combinação de jeans e camiseta, passando por modelos que utilizam de materiais como o couro e o linho e chegando nas peças sociais, o visual do homem moderno é uma constante mudança que representa a vida cada vez mais dinâmica e ágil dos dias de hoje.

terno masculino para casamento para cerimõnias foto de terno dicas de ternos terno masculino roupas masculinas para patrão modelo vermelho imagens de ternos terno masculino moda social para o chefe modelo preto fotos de ternos terno masculino moda social masculina para homens de negócios

No entanto, mesmo dentre os adeptos de estilos casuais ou mais agressivos, o uso de peças de corte clássico é uma tendência, seja pelo caráter social de um evento ou emprego ou mesmo pela pedida mais cuidadosa na construção visual de um look mais sério e moderno. Entre essas peças de corte único e que são capazes de passar cuidado e seriedade por si só estão os famosos ternos, peças que transpiram elegância, cuidado e carisma e que pedem extremo bom gosto e cuidado na escolha para que o resultado visual não seja perdido no excesso de cores, no corte errado ou em proporções que não valorizam o tipo físico de quem os usa.

terno masculino traje de festa cor preta dicas de terno masculino terno masculino terno masculino alta sociedade terno masculino imagens modelo de terno masculino ternos masculinos

Presentes nos meios sociais e empresariais, o terno também ganhou destaque no dia a dia com o advento de tecidos mais leves e que permitem que ele ganhe espaço também dentre os adeptos de um visual mais casual, mas que ainda aposte na elegância como ponto forte. No entanto, é importante ressaltar que a escolha certa do terno, seu modelo, seu corte, tecido e estampa são fatores de extrema importância para que o homem moderno esteja na moda e possa passar a mensagem certa. Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na escolha do terno ideal são:

  • Para o homem que deseja adotar um visual mais tradicional e elegante, mas sem perder o bom gosto e o caráter único e pessoal de seu estilo, a dica é optar por ternos com corte reto no paletó, podendo se utilizar de peças com paletó acinturado ou não, com a combinação de calças que se ajustam bem ao corpo, mas sem deixar que fiquem excessivamente presas as pernas, o que pode causar um efeito negativo.
  • Para homens de biótipo mais alongado, em especial homens mais magros ou mais altos, uma boa opção são os ternos de corte mais próximo ao corpo, também chamado terno slim, pelo seu caimento mais justo e rente ao corpo. As calças são ajustadas para casar com o paletó, que será acinturado e mais justo do que o paletó do visual mais clássico.
  • Embora exista uma tendência crescente na adoção de meias coloridas ou com estampas diferenciadas, uma aposta segura na hora de escolher o visual a ser adotado são as meias de cores escuras e de tecido mais grosso, de preferência aquelas que combinem com as cores do terno ou do sapato. Para sapatos pretos, meias pretas ou marrom escuras são uma boa opção. Já para visuais mais claros, meias de cores suaves também são interessantes.
  • A escolha da gravata certa a ser utilizada juntamente com um terno é baseada na largura da lapela do paletó, sendo que a primeira deverá coincidir em proporção com a segunda e nunca destoar em excesso da mesma. Paletós de lapela fina podem ser complementados por gravatas mais finas, enquanto as peças de lapela mais larga são ideais para a utilização de gravatas maiores. É importante também optar por gravatas de cores que combinem com o visual e fugir de opções com estampas com piadas, figuras humorísticas ou de conteúdo duvidoso.
  • Uma opção elegante e que tem ganhado cada vez mais espaço dentre a moda masculina é a utilização de ternos de cores mais leves, como o azul escuro e o cinza. Ternos de cores escuras, como o preto, também são uma boa pedida, mas podem criar um visual mais pesado e que combina menos com acessórios de cor ou brilho. Opte também por cintos que se encaixem bem com as cores do terno e dos sapatos. Uma dica importante é apostar na combinação de cores entre os sapatos e cintos para criar um visual de elegância e cuidado.

O que você achou das dicas de como usar terno masculino? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *