Selagem no Cabelo: Dicas, Passo a Passo e Informações

Conheça a técnica de selagem no cabelo e tire suas dúvidas

selagem no cabelo

Diariamente nossos cabelos sofrem diversas agressões, como a poluição, quebra dos fios ou uso de produtos mais agressivos, o que prejudica a saúde de nossos fios. Dessa forma, a busca pelo cabelo saudável é constante, já que cabelo bonito é cabelo com aspecto sadio e bem-cuidado. Dentre as técnicas disponíveis para melhorar o aspecto dos fios está a selagem no cabelo, bastante popular nos salões de beleza pelo Brasil.

Como é feita a selagem no cabelo?

dicas de tratamentos para o cabelo

A selagem no cabelo é um tratamento com queratina, substância importante na constituição dos fios, que visa a fechar as cutículas dos fios, tornando-os mais saudáveis. Muitas vezes a selagem é feita com o uso de temperatura, na chamada selagem térmica, pois isso permite que as cutículas sejam fechadas mais facilmente.

como pode ficar

Além disso, a selagem no cabelo promove uma nutrição profunda aos fios, sendo diferente da escova progressiva, por exemplo, que visa apenas a alisar os fios, de modo a disfarçar seu aspecto pouco saudável.

antes e depois

Assim, a selagem no cabelo começa pelo uso de um xampu que abrirá as cutículas dos fios, com a aplicação do produto da selagem em seguida, mecha a mecha. O produto, então, é espalhado da raiz aos fios. A finalização fica com o uso do secador e da prancha, também conhecida como chapinha.

Efeitos da selagem no cabelo

selagem capilar

Por promover uma nutrição completa, a selagem no cabelo causa uma reconstrução de dentro para fora, devolvendo o brilho e maciez ao cabelo, além de acabar com o aspecto quebradiço, opaco e sem vida.

antes e depois

Além disso, a selagem no cabelo também controla o volume e o frizz, dando um aparente aspecto mais liso e de cuidado aos cabelos. Também é responsável por dar definição e movimento ao cabelo, como no caso de cabelos com cachos indefinidos. Assim, quem quer definir e melhorar o aspecto do cabelo pode procurar pela selagem do cabelo, que ajudará a aparência e a saúde dos fios.

Vantagens da selagem no cabelo

cabelos lisos

Além de melhorar o aspecto dos fios, a selagem no cabelo é vantajosa porque praticamente não possui contraindicações no que se refere a alergias, além de ser pouco agressiva para o cabelo. Outra vantagem reside no seu preço, mais em conta do que muitos tratamentos capilares.

veja o passo a passo

– Resultados imediatos

Você verá os resultados da selagem no cabelo assim que sair do salão, com os fios imediatamente mais macios e com aspecto renovado. Assim, a selagem no cabelo é garantia de sair do salão com um cabelo novo.

– Pouco agressiva

Por usar produtos como a queratina e dispensar o uso de formol, que é uma substância proibida, mas ainda muito utilizada em escovas progressivas, a selagem no cabelo é um método pouco agressivo e que não irá agredir o seu cabelo ou o seu organismo em geral.

dicas sobre selagem de cabelo

– Preço

Dependendo do local, é possível encontrar a selagem no cabelo por preços inferiores a 100 reais, sendo um investimento com grande custo-benefício. Assim, se você não quer uma mudança radical nos cabelos, a selagem é uma opção bem mais em conta.

Desvantagens da selagem no cabelo

Como qualquer procedimento, a selagem no cabelo também possui as suas desvantagens, o que inclui ter que procurar um profissional de absoluta confiança, já que muitos nomeiam processos agressivos com formol como selagem. Também conta o fato de ser um processo temporário e de não servir para quem quer alisar o cabelo, por exemplo.

– Não alisa

O alisamento não é o objetivo principal da selagem do cabelo, mas muitas pessoas acreditam que o processo mudará completamente o aspecto de seus fios. Se a sua intenção, portanto, é ter fios lisos, infelizmente a selagem não te ajudará nesse objetivo.

– Efeito temporário

A selagem no cabelo tem duração entre 2 e 3 meses, no máximo, sendo necessário refazer a técnica após esse período. Assim, não espere por um resultado definitivo nos cabelos com a selagem, sendo necessário voltar ao salão nesse tempo.

– Cuidado com os produtos utilizados

Muitos cabeleireiros chamam de selagem no cabelo procedimentos que na verdade são escovas progressivas, com o uso de formol, agredindo o couro cabeludo, os fios e o corpo em geral. Dessa forma, na hora de procurar para fazer a selagem no cabelo é preciso atenção redobrada com os produtos.

Cuidados e manutenção

Outra grande vantagem da selagem no cabelo é que não necessita de nenhuma manutenção em especial após ser realizada. Já os cuidados que envolvem o processo incluem procurar um profissional capacitado que avaliará o seu cabelo para que você tire proveito máximo do processo e possa usar produtos de qualidade.

dicas de beleza

Além disso, a selagem no cabelo não deve ser feita com muita frequência, pois o excesso de queratina nos fios pode causar o efeito contrário, levando à quebra dos fios.

Também é preciso tomar cuidado com a temperatura da chapinha para não prejudicar os fios e cabelos muito danificados devem passar por processos reconstrutores antes de serem submetidos à selagem.

A selagem no cabelo pode ser a solução que faltava para que você possa ver os seus fios sedosos, macios e saudáveis novamente. Converse com seu cabeleireiro e aproveite as vantagens desse procedimento.

O que você achou do passo a passo de selagem no cabelo? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *