TOP 11 Melhores Remédios Caseiros para Tratar Varizes em Casa

Publicidade

As varizes costumam aparecer na perna. Uma das razões que as fazem aparecer é a pressão feita nas veias quando estamos sentados ou em pé. Ainda assim, há fatores hereditários que determinam a quantidade e tamanho das varizes que alguém pode desenvolver. Embora existam diversos procedimentos médicos para a remoção da varizes, como cirurgias, aplicações de lasers e usos de produtos químicos, há meios naturais para fazê-las sumir do mapa. Aqui você vai conhecer os melhores remédios caseiros para varizes.

como tratar sua perna

Massagem

Um dos fatores de agravamento das veias varicosas é o acúmulo de sangue nas veias. Isso causa a expansão das veias e elas acabam dobrando, impedindo com que o sangue passe, criando as varizes. Uma das formas de contornar isso é através de uma massagem relaxante na região das pernas. A massagem é uma forma eficiente de ativar a circulação sanguínea e prevenir este problema.

tratar varizes

Para fazer esta massagem, você vai fazer movimentos leves na perna para aumentar o fluxo sanguíneo. Nunca faça muita pressão nas veias mais visíveis. Para lubrificar o procedimento, utilize óleo de coco ou outro óleo de massagem da sua preferência. Uma dica adicional é aplicar algumas gotinhas de óleo essencial de hortelã para criar um efeito calmante na pele.

Máscaras de Argila

o que passar

A aplicação de máscaras de argila nas varizes pode auxiliar na redução do tamanho das veias. Além disso, há relatos de diminuição da dor após o tratamento com máscaras de argila. Para realizar este procedimento, você deve misturar argila com água e passar nas pernas antes de dormir. Após acordar, enxágue a região com água morna e seque bem a perna.

A argila, quando seca, causa um efeito parecido com as meias de compressão, contraindo os vasos sanguíneos e estimulando o fluxo do sangue. A argila também cria um efeito detox, limpando a pele de impurezas e radicais livres, promovendo o rejuvenescimento.

Dieta

alimentos

Uma das causas expostas cientificamente para o aparecimento de varizes e trombose, é o aumento de níveis de homocisteína no sangue. O que faz isso é a carência de vitaminas do complexo B, além do consumo de bebidas alcoólicas. Alguns dos alimentos ricos no complexo B que você deve incluir na sua dieta é batata-doce, sementes de girassol (vendidas em lojas de produtos naturais), abacate, banana, brócolis, lentilha, feijão e carnes como o frango e o salmão.

Para reduzir o inchaço e a dor, você deve incluir na sua alimentação os alimentos que combate inflamações. A saber: beterraba, tomate, gengibre, alho, cebola e algumas frutas.

Exercícios Físicos

exercícios para perder peso

Os músculos da panturrilha são responsáveis por auxiliar na circulação do sangue. Portanto, o sedentarismo é uma das causas do aparecimento de varizes. Para modificar este cenário, você deve evitar ficar longos períodos deitado ou sentado. Além disso, pratique atividades físicas, seja uma caminhada, seja natação ou ginástica.

Caso você trabalhe em escritório e fique sentado por longos períodos, faça intervalos para esticar as pernas e dar uma volta.

Coma Castanhas

nutritiva

A castanha é um dos melhores alimentos para combater doenças da circulação. Ela é rica em substâncias vaso protetoras que defendem os vasos sanguíneos de enzimas danosas. A castanha também promove o afinamento sanguíneo, que reduz a probabilidade de aparecimento de coágulos nas veias varicosas. Além disso, se você sente dores, a castanha também tem propriedades anti-inflamatórias que vai aliviar a sua dor.

Tome Extrato de Semente de Uva

frutas poderosas

As sementes que você encontra dentro das uvas são ricas em muitos antioxidantes poderosos, além de vitamina E. Estes antioxidantes são os mais poderosos em termos de vaso-proteção, além de combater os radicais livres que causam danos nos vasos sanguíneos. Por fim, as sementes de uva estimulam a produção de colágeno, o que torna os tecidos da pele mais elásticos e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. As duas formas de consumir o extrato da semente da uva é em pó (vendido em lojas de produtos naturais) ou em óleo de semente de uva (que pode ser utilizado para temperar saladas).

Pimenta Caiena

o que comer

Esta espécie de pimenta é riquíssima em vitamina c (um poderoso antioxidante natural) e flavonoides. Ambas propriedades agem como protetoras das paredes dos vasos sanguíneos, promovendo a síntese de colágeno e a proteção aos radicais livres. Além disso, a pimenta caiena é rica em capsaicina, uma substância anti-inflamatória, analgésica e que trabalha no afinamento sanguíneo.

Para consumir este remédio natural para varizes, você pode ingerir o pó dela por via oral. Inicie o tratamento com doses pequenas, de meia colher de chá de pimenta caiena com água. Vá aumentando ao longo dos dias até completar uma colher por dia. Caso não goste do sabor, saiba que a aplicação tópica da pimenta caiena surte o mesmo efeito, estimulando a circulação do sangue e trazendo alívio as dores.

Extrato de Casca de Pinheiro

a natureza ajuda

Eis uma especiaria natural muito estudado por cientistas do mundo todo. Ele é rico em diversos ácidos que proporcionam uma série de benefícios para o organismo humano. Ele é utilizado na medicina natural para reduzir de forma visível as varizes e as inflamações decorridas das mesmas.

Você pode consumir extrato de casca de pinheiro por ingestão oral. Você encontra esta especiaria em lojas de produtos naturais.

Vinagre de Maçã

tratamento caseiro

Eis um remédio barato, que muitos já tem em casa, e é muito eficaz para o tratamento caseiro e natural de varizes. O vinagre de maçã é rico em substâncias que agem como adstringentes, minimizando o inchaço das veias e melhorando e elasticidade da pele. Você pode tanto fazer uso desse vinagre por via oral como por via tópica. Para o uso por via tópica, você deve mergulhar um algodão limpo em uma mistura de água com vinagre de maçã, em uma proporção de um para um, e passar nas regiões da perna afetadas. Aguarde secar e já vai notar um bom alívio da dor.

Já o uso oral causa um detox no organismo, purificando o sangue e melhorando a circulação.

Óleo de Camomila

como tratar em casa

A camomila é conhecida como um poderoso calmante quando consumida em formato de chá. O seu óleo também tem efeitos calmantes e pode aliviar as dores decorrentes da varizes se utilizada por via tópica. Para tal, você deve misturar óleo de camomila com óleo de coco em uma proporção de um para um e passar na região das pernas antes de dormir.

Essas são as nossas dicas naturais para o tratamento de varizes. Você tem alguma dica que queira compartilhar com os nossos leitores? Participe! Utilize a área de comentários logo abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest