Como Fazer a Dieta à Base de Proteína para Emagrecer com Saúde!

Publicidade

A dieta à base de proteínas provavelmente está entre as dietas mais famosas, sendo popularizada pelo Dr. Atkins. O rápido emagrecimento desta dieta garante, portanto, muitos adeptos.

Mas antes que você inicie uma dieta à base de proteínas, precisa entender como ela funciona e quais cuidados você deve ter. Se quiser saber mais sobre o processo de emagrecimento, leia também os artigos como perder peso e dieta barata.

Por que perdemos peso com a dieta à base de proteínas?

Os nutrientes presentes nos alimentos são divididos em macro e micronutrientes. Os macronutrientes contêm calorias, sendo formados pelos carboidratos, pelas gorduras e pelas proteínas. Deste grupo, os carboidratos são a primeira opção como fonte de energia para seu metabolismo.

Na dieta à base de proteínas, há uma drástica redução da quantidade de carboidratos, o que significa que seu corpo não receberá esta fonte de energia primária. Na ausência do carboidrato, seu corpo, portanto, precisará obter energia de outra fonte, realizando a oxidação das gorduras.

Para manter uma alimentação saudável, precisamos ingerir entre 50% e 60% das calorias diárias de carboidratos. Na dieta à base de proteínas, este percentual ficará abaixo de 10%. Por ter uma restrição grande de carboidratos, esta dieta não deve ser seguida por pessoas que tenham algum problema de saúde, principalmente problemas renais, e também não deve ser seguida por mais de 7 a 10 dias.

Alimentos permitidos e não permitidos na dieta à base de proteínas

As proteínas são a base de todas as refeições desta dieta. Escolha aquelas que contenham menos gordura saturada e trans, evitando problemas nos níveis de colesterol.

As principais fontes de proteínas são as carnes bovinas e suínas, carnes de frango, os peixes e frutos do mar, os ovos, leites e derivados, assim como as fontes de proteínas vegetais como a soja, feijões, lentinha e castanhas. Outra opção é agregar os suplementos protéicos e com baixo teor de carboidratos.

As frutas e os grupos de carboidratos como pães, massas, doces, biscoitos, devem ser retirados da alimentação, mantendo-se apenas as hortaliças e alguns legumes com menores teores de carboidratos.

Deve-se manter também uma alta ingestão de líquidos, incluindo-se a água, ajudando a melhorar a digestão das proteínas.

Plano alimentar na dieta à base das proteínas

Aqui estão algumas sugestões de refeições dentro desta dieta:

· Café da manhã:

  • 1 omelete (feito com 2 ovos inteiros e 1 fatia de queijo magro);
  • 1 xícara de chá verde com limão;

· Lanche da manhã:

· Almoço:

  • 1 prato de salada (folhas verdes, tomate, cebola) temperado com azeite;
  • 1 concha de feijão;
  • 1 filé grande de frango grelhado;

· Lanche da tarde:

  • 2 fatias de queijo magro;
  • 1 xícara de chá de canela com gengibre;

· Jantar:

  • 1 prato de salada (folhas verdes, tomate, cebola) temperado com azeite;
  • 1 filé grande de peixe grelhado;

· Ceia:

  • 1 pote de iogurte desnatado e sem açúcar;

Conclusão

A dieta à base de proteínas pode lhe ajudar a perder peso de maneira rápida e também ajudar na redução dos estoques de gordura. Siga estas dicas para você conseguir reduzir e manter o peso de maneira saudável.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!