Conceira na Pele: Causas, Origens, Dicas e Tratamentos

Publicidade

Descubra o que pode causar coceira na pele e como evitar

A pele é o maior órgão do ser humano e por causa disso não é incomum que ela sofra com alguns problemas, como a coceira. Podendo ser causada por diversos motivos, mas sempre incômoda, a coceira na pele precisa de atenção assim que surge, já que pode ser um alerta de que algo mais grave está acontecendo. Assim, conheça as principais causas desse problema dermatológico e saiba como evitar.

Procure um dermatologista

A primeira coisa a se fazer ao começar a sofrer com a coceira na pele é procurar um dermatologista, o que significa que o médico deve ser procurado antes mesmo que você saia pesquisando por causas e tratamentos caseiros.

Somente um profissional qualificado será capaz de dar o diagnóstico correto para as causas da coceira e por isso é tão importante procurá-lo assim que surgir o problema.

Confira mais artigos!

O que pode causar coceira na pele?

Mesmo sendo necessário procurar um médico, entretanto, é sempre importante que saibamos mais do nosso corpo, por isso conheça alguns dos inúmeros fenômenos e doenças que podem originar a coceira na pele.

· Ressecamento

Uma pele ressecada normalmente coça bastante, pois com a perda de líquidos maior é o atrito que a pele sofre em contato com todas as coisas do nosso dia-a-dia.

Se esse ressecamento não for tratado corretamente, entretanto, pode originar feridas diversas na pele e por isso é importante manter a hidratação sempre em dia.

Além disso, queimaduras de sol também podem resultar em um ressecamento da pele, o que leva à incômoda sensação de coceira e por isso deve-se sempre utilizar protetor solar.

· Dermatite

A dermatite de contato, que surge quando a pele entra em contato com alguma substância, e a dermatite atópica, que é genética, também causam coceira na pele e originam manchas vermelhas que coçam e muitas vezes descamam.

A procura de um médico é fundamental porque nem sempre é possível identificar o agente causador desse tipo de coceira.

· Intoxicação alimentar

A ingestão de alguns alimentos, especialmente aqueles aos quais a pessoa possui alergia, também pode causar coceira na pele, com manchas vermelhas e com relevo que surgem na pele e coçam bastante.

É preciso, entretanto, tomar cuidado com esse tipo de coceira, pois como se trata de um caso de alergia, se ele não for tratado corretamente pode resultar em resultados mais graves, como asfixia por edema de glote.

· Picadas de insetos

Picada de insetos como mosquitos, pernilongos e abelhas podem provocar uma coceira no local do machucado ou então uma coceira generalizada, em uma reação alérgica. Nesses casos, também é preciso cuidado, pois a alergia pode levar a casos mais graves.

· Lúpus

A coceira na pele também pode ser sintoma de lúpus, uma grave doença autoimune que afeta órgãos como rins, coração, pulmões e cérebro.

Quando a coceira generalizada se espalha pela pele pode ser sinal de que a doença afetou os rins e por isso é importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá. Assim, uma coceira pode não ser um simples incômodo e sim sinal de algo mais grave.

Como evitar a coceira na pele?

Por possuir causas diversas, a coceira na pele também possui prevenções diferenciadas para cada caso, já que, inclusive, algumas doenças não podem ser prevenidas. Apesar disso, algumas recomendações gerais podem ser dadas para os casos mais simples. Confira, portanto, alguns modos de evitar a coceira na pele.

· Hidrate-se

A pele precisa ser hidratada para se manter saudável e por isso é importante que você a hidrate, tanto de fora para dentro quanto no sentido oposto.

Por isso, passe hidratante corporal na sua pele todos os dias, principalmente após o banho e também beba no mínimo dois litros de água todos os dias.

· Não fique muito tempo sem banho

Pode parecer uma recomendação óbvia, mas é importante não passar muitos dias sem banho, especialmente nos dias mais quentes em que o corpo transpira naturalmente em maior quantidade.

Assim, procure tomar banho todos os dias para remover células mortas e evitar que a sujeira acumulada leve a um quadro de coceira na pele.

· Não tome banho muito quente

Banhos muito quentes afetam a saúde da pele e podem levar à descamação e ao ressecamento, fazendo com que a coceira surja.

Por isso, no verão prefira tomar banhos frios e no inverno ou dias mais amenos, banhos com temperatura morna.

· Evite o contato com substâncias alergênicas

Evitar o contato com substâncias como detergente, sabão, produtos químicos e outros produtos aos quais você tenha alergia garante que você não sofra com os efeitos da dermatite de contato e, portanto, não fique com coceira na pele.

Dessa forma, a coceira na pele pode ter causas diversas, inclusive algumas mais graves. Embora alguns quadros possam ser evitados, procure o seu médico assim que surgir um quadro de coceira, garantindo sua saúde e a da sua pele.

Deixe um recadinho!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!