Como Usar Shampoo Matizador Passo a Passo: Tire Dúvidas!

Publicidade

Conheça tudo o que você precisa saber sobre o shampoo matizador

Embora seja o tom de desejo de muitas mulheres, o loiro pode ser de difícil manutenção e, inclusive, resultar em tons indesejados. Isso pode acontecer graças a um processo de descoloração incorreta, oxidação da cor ou mesmo reações químicas, como ao entrar na piscina com cloro. Para ajudar a conseguir a cor dos sonhos, o shampoo matizador é um das opções mais populares atualmente. Se você ainda tem dúvidas sobre esse produto, confira as respostas que você sempre quis saber sobre esse shampoo.

O que é o shampoo matizador?

O shampoo matizador é um tipo especial de shampoo que é composto por pigmentos azulados ou arroxeados. O principal objetivo dele é corrigir tons ou, como o próprio nome indica, matizar os diferentes tons de loiros. O resultado é tão mais intenso de acordo quanto maior for o tempo de aplicação.

Mas qual a diferença entre shampoo matizador e shampoo desamarelador?

Devido às suas definições e aparências, existe uma confusão quando se trata de shampoo desamarelador e matizador, mas eles não são a mesma coisa. O shampoo desamarelador visa a neutralizar os tons alaranjados de maneira progressiva, ou seja, ele precisa ser aplicado diariamente para que se observe um resultado.

Já o matizador é responsável por eliminar qualquer pigmento indesejado do tom de cabelo e, por isso, ele é o responsável por ajudar a obter os modernos cabelos cinzas. Ele possui ação imediata e, por isso, possui ação mais forte. Além disso, ele funciona como uma espécie de máscara para os cabelos e o seu efeito vai se tornando menos intenso com as lavagens – como numa espécie de tonalizante.

Só posso usar o shampoo matizador se quiser um loiro platinado?

Como esse tipo de shampoo ajuda a neutralizar e eliminar quaisquer pigmentos do cabelo, quanto mais você utilizá-lo, com menos pigmentos seu cabelo ficará. Por isso, loiras que desejem um cabelo platinado próximo ao branco ou puxado para o cinza podem usar esse shampoo por mais tempo, garantindo um efeito mais intenso.

Como evitar que o tom fique chumbado?

O tom do cabelo é considerado chumbado quando ele ganha a aparência cinza – por algumas pessoas, um efeito desejado; para outras, não. Por isso, se essa não for a sua intenção ao utilizar esse produto é preciso deixar o produto por menos tempo nos fios, para que ele seja capaz apenas de neutralizar pigmentos mais superficiais, fornecendo o resultado esperado.

Veja dicas para seus cabelos no nosso parceiro: Salão Virtual

Posso aplicar o shampoo matizador em casa?

Não existe nenhuma restrição para o uso desse shampoo em casa, mas o indicado é que você procure um profissional até para não conseguir um tom indesejado. Em cabelos muito claros, usar esse produto por tempo incorreto pode levar a mechas cinzas ou mesmo roxas. Se essa não for a sua intenção, o melhor é procurar um profissional colorista para que ele avalie seu cabelo e, durante a aplicação, saiba o momento de retirar o produto.

Caso você decida fazer em casa, entretanto, é fundamental seguir todas as recomendações do fabricante. Quanto ao tempo de uso, para garantir que o produto não dê um resultado indesejado deixe o produto agir por menos tempo do que indicado. Assim, você não corre o risco de ficar com o cabelo chumbado.

De quanto em quanto tempo posso aplicar o shampoo matizador?

Por ser um produto mais potente, o ideal é aplicar esse shampoo apenas a cada 2 ou 4 semanas. Esse é o tempo mínimo pra que a co oxide novamente e, com isso, necessite de uma nova matização. Aplicar com um frequência maior – ou, ainda pior, todos os dias – pode causar ressecamento excessivo e fazer com eu o tom fique com um resultado indesejado.

Posso misturar um shampoo matizador a outros produtos?

É possível diluir o shampoo matizador em outros produtos, como um shampoo perolado. Assim, você garante a hidratação e a manutenção da cor. O ideal, entretanto, é sempre conversar com seu cabeleireiro antes de fazer isso e também usar uma quantidade pequena de matizador para não obter resultados indesejados.

O shampoo matizador resseca os fios?

Embora o shampoo matizador cause menos danos do que o shampoo desamarelador, que causa danos progressivos aos fios, esse tipo de shampoo causa, sim, um ressecamento aparente aos fios. Por isso, o ideal é sempre utilizar produtos de hidratação, nutrição e reconstrução.

Esses produtos, quando usados antes da aplicação do shampoo, não podem ser oleosos, pois isso pode influenciar na eficiência do shampoo.

Quem em fios muito ressecados pode usar esse shampoo?

Como ele causa um ressecamento extra, esse tipo de shampoo não é indicado para quem tem cabelos previamente danificados por outros processos químicos. Caso seus fios estejam fracos, quebradiços ou porosos o ideal é que você primeiro cuide da saúde deles para, então, matizá-los.

O shampoo matizador é uma opção para quem está insatisfeita com a cor do cabelo e precisa de uma correção mais potente. Graças a sua ação potencializada e ao ressecamento que pode causar, entretanto, é fundamental procurar um cabeleireiro para que ele faça a aplicação de maneira correta.

Tem dúvidas? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!