Como Fazer uma Boa Maquiagem

Publicidade

Quem não quer uma maquiagem bonita, natural e que dure o dia inteiro? Mas se você acha que basta utilizar bons produtos para garantir um bom resultado, não é bem assim!

O primeiro passo para uma boa maquiagem é a preparação da pele! É necessário que ela esteja limpa e hidratada antes de iniciar a aplicação dos produtos.

Vamos à maquiagem seguindo este passo a passo:

  • limpeza da pele;
  • hidratação da pele;
  • protetor solar;
  • primer;
  • base;
  • corretivo;
  • acabamento
  1. Lave bem o rosto, sempre com produtos adequados para este fim e que estejam de acordo com o seu tipo de pele, que pode ser normal, mista, seca ou oleosa. Uma dica é lavar o rosto com água fria. A água fria “fecha” os poros, minimizando seu aspecto depois que a maquiagem já está pronta. Agora um truque de maquiagem: coloque alguns cubinhos de gelo num potinho com água, molhe um algodão e pressione levemente a pele, água gelada tem um efeito ainda mais intenso sobre a aparência dos poros e ajuda a revitalizar a aparência da pele!
  2. Agora é a hora da hidratação! Depois de lavar bem o rosto, enxugue com uma toalha dando leves batidinhas, pode ficar um pouquinho úmido, não tem problema. Aplique um hidratante, de preferência com algum fator de proteção solar. Aliás, este é o próximo passo e é muito importante!
  3. Depois de lavar e hidratar o rosto é hora do protetor solar! Alguns hidratantes já possuem fator de proteção solar (FPS) em sua fórmula, mas normalmente são fatores baixos, como FPS 15 por exemplo, o que não é suficiente para uma boa proteção contra raios UVA e UVB. Por isso, é ideal aplicar um protetor solar após o passo 2 com fator de proteção maior ou utilizar um hidratante que tenha um alto FPS em sua formulação, como por exemplo FPS 50. É importante ressaltar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 4 horas para garantir seu efeito durante o todo o dia!
  4. Agora sim a pele está pronta para receber a maquiagem! Você pode utilizar um primer sobre o rosto antes de aplicar a base. O primer serve para homogeneizar a pele, deixando-a com textura e aspectos mais liso, faz toda a diferença!
  5. Chegou a hora de aplicar a base. Para encontrar a base correta, de acordo com a tonalidade da sua pele, prove sempre o produto na bochecha ou no pescoço, provar a base nas costas da mão ou no braço pode levar você a escolher um tom mais claro ou mais escuro que o tom natural da sua pele. Você pode aplicar a base com a ponta dos dedos, com um pincel língua de gato, com um pincel de cabeça chata ou com esponjas próprias para aplicação de base. Não tem jeito, você precisa testar as técnicas para saber a qual você melhor se adapta! Espalhe a base começando do centro da face para fora, não se esqueça de chegar bem próximo a raiz dos cabelos e no final, passe a mão ou pincel com restinho do produto no pescoço, para igualar o tom. Na pálpebra e nos lábios também deve-se aplicar a base! Ela ajuda a fixar os produtos além de garantir o efeito homogêneo no rosto todo. Aguarde alguns segundinhos até que a base seque para seguir os outros passos.
  6. Com a base pronta, você já pode passar o corretivo. Ele deve ser aplicado sob os olhos em direção às bochechas, este produto vai ajudar a iluminar a área melhorando a aparência de cansaço e disfarçando as olheiras. Assim como a base, você pode preferir passar o corretivo com os dedos ou com pincel apropriado. Com os dedos, aplique o produto na área desejada e com a ponta do dedo anelar dê leves batidinhas de modo a espalhar o corretivo de forma homogênea, com o pincel, é o mesmo princípio. Corretivos também podem ser utilizados para atenuar pequenas manchas, pintas e cicatrizes, a melhor forma de escolher o tom certo para você é aplicando uma amostra no rosto e nas olheiras. O corretivo sempre deverá ser no tom exato da pele ou um tom mais claro, já que tem como objetivo igualar áreas mais escuras à tonalidade do restante do rosto. Aguarde alguns segundos para o corretivo secar.

Pronto! A base da maquiagem já está finalizada, agora você pode aplicar um pó facial translúcido ou no tom da pele para “selar”.

Dica: aplicar o pó com um pincel bem fofo deixa a aparência mais natural do que aplicá-lo com a esponja!

Existem pós faciais com FPS, assim é possível retocar a proteção solar e maquiagem de uma só vez!

Para finalizar a maquiagem, é só escolher as cores de sombra, batom e blush que você preferir. Não se esqueça do rímel e do lápis de sobrancelha para corrigir pequenas falhas nos pelos. Este passo a passo pode ser utilizado para todos os tipos de maquiagens, das mais leves e naturais às mais pesadas!

O que você achou das dicas para fazer uma boa maquiagem? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!