Celulite Infecciosa (Fotos, Sintomas, Tratamento)

Conheça essa infecção e tome os cuidados necessários

celulite infecciosa

Por causa do termo comum, muita gente confunde a celulite, aqueles furinhos na perna, com a celulite infecciosa, que é uma doença com sintomas severos e que pode se tornar grave sem o devido tratamento. Dessa forma, o melhor combate à celulite infecciosa é usar o conhecimento a seu favor e não deixar que algo tão importante passe despercebido ou pior: sem tratamento.

fotos de celulite infecciosa

Conheça de uma vez por todas o que é realmente a celulite infecciosa, como ela surge, como evitar e como tratar desse problema.

O que é celulite infecciosa?

A celulite infecciosa é um problema muito maior e mais grave do que simplesmente de apelo estético, pois se trata de uma infecção cutânea bastante frequente e que acontece nas camadas mais profundas da pele.

como tratar

Também chamada de celulite bacteriana, a celulite infecciosa causa vermelhidão na pele, principalmente nas pernas, mas também podendo ocorrer no rosto, causando inchaço e fazendo com que a área se torne extremamente dolorida. A celulite infecciosa também causa febre, dores de cabeça, calafrios e inflamação nas regiões adjacentes. Se não for tratada corretamente, pode originar uma trombose venosa, uma infecção generalizada e, em última instância, até mesmo morte.

Leia como acabar com celulite

Causas da celulite infecciosa

imagens de celulite infecciosa

Para que ocorra a celulite infecciosa é preciso uma porta de entrada para que a bactéria responsável entre no organismo. Dessa forma, uma ferida, uma picada de inseto ou micose, por exemplo, favorecem o aparecimento da celulite infecciosa.

Feridas operatórias e doenças como poliomielite, diabetes, câncer e tratamentos com corticóide ou quimioterapia são fatores que aumentam a possibilidade de ocorrer a celulite infecciosa.

  Como Eliminar e Acabar Manchas de Sol do Rosto

É importante ressaltar que embora seja uma infecção bacteriana, a celulite infecciosa não é contagiosa e, portanto, não passa pelo contato com uma pessoa acometida pela doença, já que precisa haver, necessariamente, uma porta de entrada para o agente causador da doença.

Diagnóstico da celulite infecciosa

como tratar

Assim que os sintomas aparecerem é preciso procurar imediatamente ajuda médica, evitando que o quadro se agrave. Também é importante não tomar remédios por conta própria, pois isso pode fazer com que as bactérias tornem-se mais resistentes ao remédio.

O médico avaliará os sintomas para descartas outras doenças de pele, como dermatites que possuam sintomas semelhantes. Se houver um abscesso na pele, poderá haver uma raspagem de células para que seja feita uma análise.

Além disso, dependendo do estado em que o paciente se encontrar pode ser necessário fazer exames sanguíneos para fazer contagens de glóbulos brancos e, portanto, avaliar o grau da infecção. Nesses casos, o paciente geralmente é internado no hospital para receber os cuidados necessários.

Tratando a celulite infecciosa

dicas de tratamento

Feito o diagnóstico, é importante começar o tratamento o mais rápido possível de modo a impedir um agravamento do quadro. Geralmente o tratamento é feito ministrando-se antibióticos específicos para o agente causador da doença – estafilococos ou estreptococos. Além disso, podem ser receitados analgésicos para aliviar a dor e antipiréticos para diminuir a febre.

Dependendo do grau da infecção, as primeiras doses são feitas por injeções intramusculares, para os casos mais graves, ou via oral, para os casos mais brandos ou que apresentem melhora. O tratamento dura geralmente 14 dias e é importante que ele seja seguido corretamente para que a infecção não se fortaleça. Também é indispensável que o paciente mantenha repouso absoluto, elevando o membro afetado para ajudar na circulação.

  Como Fazer Maquiagem Neutra Passo a Passo (Tutorial)

Compressas de camomila podem ser feitas de forma caseira para aliviar a ardência e a dor causada pela doença, mas é importante utilizar compressas limpas e luvas para impedir o agravamento do quadro.

Prevenindo celulite infecciosa

Nem sempre os casos de celulite infecciosa podem ser prevenidos, mas algumas medidas simples podem ser eficazes na redução da probabilidade de ocorrência da doença.

– Cuide de feridas da pele

não deixe que se propague a infecção

Por menor que seja e por mais inofensivo que pareça cuide sempre de quaisquer machucados que aparecerem na sua pele, desde uma picada de pernilongo até um corte que você fez enquanto caminhava, por exemplo.

foto de como fica

Dessa forma, assim que notar qualquer machucado na pele lave com água corrente e aplique produtos anti-sépticos. Faça também um curativo na pele de modo a impedir que a ferida seja contaminada, criando uma barreira impeditiva para a entrada de bactérias.

– Hidrate a pele

cuidados com saúde

Se a sua pele tem uma propensão a ser mais seca ou está sofrendo com algum tipo de descascamento, hidrate-a com bastante frequência. Isso porque uma pele seca tem mais chances de criar pequenas feridas, o que favorece a celulite infecciosa.

– Higienize as mãos

como evitar

Tenha sempre o cuidado de manter suas mãos limpas, tanto quanto possível, especialmente após tocar em alguma ferida da pele. Utilize sabonetes germicidas e se estiver com alguma doença de pele, como catapora ou dermatite, mantenha as unhas curtas para o caso de arranhões acidentais.

A celulite infecciosa é uma doença séria e que merece atenção e cuidados redobrados. Mantenha-se atenta aos sintomas, ao tratamento e, especialmente, à prevenção.

Você tem alguma dúvida sobre celulite infecciosa? Deixe um comentário!

  Aparador de Barba: Review de Produtos, Resenha, Dicas

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Celulite Infecciosa (Fotos, Sintomas, Tratamento). O Moda e Beleza estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

47 comentários em “Celulite Infecciosa (Fotos, Sintomas, Tratamento)”

  1. Parabéns pelo artigo! Realmente o conteudo é muito bom e de fácil compreensão.
    Já salvei seu site nos favoritos hehe

  2. Sebastião Araujo de Moraes Junior

    Sim todos sabemos que precisamos de boa lavagem nas mão de modo lento e correto em água corrente. Tomar banho de maneira que quando acabar enxugar bem todos o corpo com toalhas limpas , ir sempre ao medico para fazer sempre exames de rotinas pra descobrir o quanto mais sedo qualquer doença enculpada no seu organismo. Se você ama asi mesmo cuide bem da sua vida e ajude quem precisa também pois e bom a gente sempre se colocar no lugar da pessoas pois amanha pode ser você com a doença pense nisso.

    1. Sim todos sabemos que precisamos de boa lavagem nas mão de modo lento e correto em água corrente. Tomar banho de maneira que quando acabar enxugar bem todos o corpo com toalhas limpas , ir sempre ao medico para fazer sempre exames de rotinas pra descobrir o quanto mais cedo qualquer doença encubada no seu organismo. Se você ama asi mesmo cuide bem da sua vida e ajude quem precisa também pois e bom a gente sempre se colocar no lugar da pessoas pois amanha pode ser você com a doença pense nisso.

  3. Tem um novo produto no mercado que pode ser feito em farmácia de manipulação (CHAMA POPPY SE) FABRICANTE DESTE ATIVO É UM DOS MAIORES DO MUNDO
    Extrato Natural obtido a partir da sementes de papoula;
    Possui duplo mecanismo de ação, diferenciando-os dos demais anticelulites disponíveis no
    mercado que são eles:
    1. Prevenção da Lipogênese (diminuição da formação de novas células de gordura);
    2. Ativação da Lipólise (aumento da quebra de gordura).
    Clinicamente Testado (Diferença estatisticamente significativo após 4 e 8 semanas de
    tratamento).
    VALE A PENA

  4. Olá, meu marido nesse momento,esta com a celulite infecciosa na perna,já tomou is antibióticos….
    Minha pergunta é:
    -essa doença tem a cura? Pois já eh a 4° vez que ele tem e sempre na mesma perna,isso dentro de 4 anos….a primeira de,e depois de mais ou menos 6 meses,voltou….a próxima apos ano,depous demorou dois anos pra ela voltar e agora a última foi a mais ou menos depois de um ano e meio mais ou menos depois da outra…gostaria de saber se realmente a cura,o que podemos fazer pra solucionar este problema de uma vez por todas….obgda

  5. Maria Aparecida p s Silva

    Quando está com a celulite pode fazer fisioterapia? Por exemplo: botar peso na perna,ficar forsando a perna,isso é correto? Gostaria de saber.

    1. O artigo diz que tem que fazer repouso e elevar o membro afetado, logo se entende que não pode fazer fisioterapia, muito menos levantar peso!

    1. Eu estou com a infecção a celulite bacteriana na nadegas tem 9 dia e tem 4 tomando os remédios( cefalexina)e nada de melhorar tá fosse rico foi muito como se tivesse mil marinbondo feroando

  6. Estou com celulite infecciosa e faz quase um mês que estou me tratando km antibióticos gostaria de saber quanto tempo ela demora p desaparecer pq ainda estou km os pés inchados algumas dores e as juntas bem feias oq posso fazer p diminuir isso….

  7. Valéria Assueiro

    Boa noite,meu nome é Valéria, estou com celulite infecciosa de pele,não sabia que isso existia até acontecer comigo,estou com medo. Os médicos não estão preparados para isso.estou tomando antibiótico,mas parece que está doendo mais,da agulhadas.posso fazer compressa fria?? O que eu posso fazer p ajudar,estou apavorada,sou esteticista e trabalho em pé. Qto tempo isso demora p sarar ou melhorar??? Agradecida.

  8. Geordanna kayesca

    meu filho tem 2 aninhos e já é a segunda vez que ele fica internado no hópital passa de 5 a 8 dias,mais eu não sei como fazer pra não voltar mais.

  9. Rita de Cássia Oliveira

    Meu filho foi tomar a vacina da gripe, e no dia seguinte percebi um roxo na picada e em volta vermelho, achei que fosse reação da vacina mais no outro dia estava maior,inchado e quente,levei na hora ao hospital e o médico diagnosticou celulite, passou CEFALEXINA DE 6 EM 6 HORAS,COMPRESSAS DE GELO,E NEBACETIM NO LOCAL,ESTOU APREENSIVA!!

  10. roberto maransaldi

    Num lapso de dois anos contrai pela segunda vez esta moléstia. Atribuo a problemas com frieira nos dedos do pé, a forma de infecção. De fato o tratamento é simples, porém demorado e exigindo obediência do paciente. Resulta em administração de cefalexina, repouso em inclinação do membro atingido, também podendo ser utilizada cetoprofeno (anti-inflamatório). Contudo, o fundamental é cuidar da pele, entre dedos e demais feridas. Também ajudam métodos caseiros, desde que não abandonados os medicamentos básicos, assim, chás de camomila e outros do gênero, bem como, aplicado no local folha de pariparoba queimada e untada de azeite, melhoram a inflamação, combatendo o vermelhidão.

  11. Angelica Carvalho

    To com celulite infecciosa pois faz um mês e meio que vou ao médico só tomo medicamentos pois estou com um abcesso na perna mole, fiquei internada mas diminuiu bastante mas To preocupada pq não desaparece não sei o que faço vou ao médico volto pra casa e isso não passa uma dor demais por pois em volta tá voltando ao normal mas no meio da perna está mole mole

  12. Vera Aparecida dos Santos

    Minha irmã está internada à 07 dias com celulite infecciosa abdominal , tem um furinho na barriga que está sendo drenado todos os dias , está com as pernas e pés inchados , sente muita dores e agulhadas no local , desde então toma antibiótico e soro na veia , mas nãoestou vendo melhoras , isto é normal.estou muito preocupada ..

  13. Ja to tratando essa.celulite a quase dois meses e ainda não fiquei boa , vai e volta ja tomei trifamox bd875mg ,cefalexina e agora por ultimo o medico passou quatro doses de benzetacil 12000mg intercalando entre 3 dias sera que a indicação está certa ?

  14. Ana luzia paloni

    Minha irmã operou da apêndice e após cinco dias começou ficar com o abdômen vermelho.levei no médico e foi diagnosticado com celulite.é perigoso estou preocupada.

  15. Mirian Bezerra Lima

    Com muita frequência, tipo dois meses aparece uma mancha vermelha em só que e nas nadegas as mesma já vem acompanhada de febre,a primeira vez os médicos trataram como celulite infecciosa, a segunda tbm,ja um outro médico tratou como sendo uma crise de psoríase, o pior é que eu tenho psoríase a muitos anos,e agora fico com essa dúvida toda vez que a mancha aparece. Eu acho que pelo os sintomas e uma celulite infecciosa.

  16. Mirian Bezerra Lima

    Com muita frequência, tipo dois meses aparece uma mancha vermelha em mim, só que e nas nadegas as mesma já vem acompanhada de febre,a primeira vez os médicos trataram como celulite infecciosa, a segunda tbm,ja um outro médico tratou como sendo uma crise de psoríase, o pior é que eu tenho psoríase a muitos anos,e agora fico com essa dúvida toda vez que a mancha aparece. Eu acho que pelo os sintomas e uma celulite infecciosa.

  17. Minha filha saiu dia 21/10/2016 do hospittal uma muriçoca mordeu e infeccionou entrou uma bactéria e causou celulite fiquei em pânico no hospital tomou antibiótico e estou tratando em casa está melhorando bastante mais eu estava muito preocupada pq nunca ouvi falar nessa doença ,hoje ela esta bem graça a Deus .

  18. Quais as causas de celulite de mão em Crianças menores de 5 anos?
    Minha sobrinha foi diagnosticada isso hj…as mãos dela estão vasando pus.. obrigada

  19. Eu tive uma torção no pé. Fui medicado com analgésico e antiinflamatório. Depois de uns 4 dias começou a inchar, ficar vermelho e quente na região, dava febre dor no corpo nauseas. Procurei novo atendimento depois de três dias me diagnósticaram com celulite infecciosa. Não tinha nenhum machucado no pé como essa bactéria pode ter entrado. Nem os médicos conseguem me explicar…

  20. Boa noite!!! Gostaria d saber s tem um prazo para o antibiótico fazer efeito??estou com celulite já fiz 48 hs e nada até agora, muita dor!!!

  21. Tenho um amigo que está com diagnóstico de celulite infecciosa na perna, porem , mesmo estando tomando antibiótico, ele está tomando clindamicina, criou uma bola e estourou deixando um buraco e agora estão aparecendo mais dois buracos na pele, ele começou com o antibiótico ontem e tomou duas doses até agora de 6 em 6 horas, vai tomar a terceira pela manha. Minha preocupação está nesses buracos que estão aparecendo na perna, já pode estar com uma infecção generalizada? Por favor me ajudem a ajudar meu amigo.

  22. Gente, na véspera de natal meu pé direito inchou e ficou vermelho, de modo que, não conseguia mais firmar o pé no chão, minha prima enfermeira quando viu já correu comigo pro pronto socorro, o médico que atendeu plantonista disse se tratar de uma erisipela me aplicou medicamento na veia para aliviar a dor que já era intensa e me mandou para casa receitando um antibiótico e se caso após 24 horas não houvesse melhora que eu retornasse, o quadro se agravou o pé só foi inchado ainda mais e me doía muito. Voltei ao hospital e a médica que me atendeu já pediu internação, fiz exames descartou trombose, e meus leucócitos estavam em 17 mil, quando o normal é até 11 mil. fiquei internada por 4 dias tomando antibiótico na veia e o pé desinchou bem e meus leucócitos foi para 9 mil, recebi alta e continuei por 14 dias tomando antibiótico via oral. ao fim do tratamento o pé já desinchou e agora comecei tratamento com a dermato.

  23. Meu filho de4 anos foi diagnosticado com celulite facial está com a testa e os dois olhos inchados comecei hoje o antibiótico em casa e agora formol inchaço abaixo dos olhos e está meio rocheado o vermelho sumiu gostaria de saber se é normal ou é preciso interna lo e guanto tempo o antibiótico começa a fazer efeito?

  24. ALZENY BARCELOS ALEXANDRINO

    Boa Noite! !! Minha cunhada estar com uma infecção na barriga. .ISSO é celulite infecciosa? ? E está saindo puz é normal? ? Já tem 10 dias e ja fez 3 intervenção cirúrgica é normal? ??? Com mau cheiro …estou preocupada.

  25. tenho flebits na minha perna direita, agora seu infecção infecciosa está muito vermelha fiquei internada três dias gostaria de saber qtos dias demora para sumir???

  26. Cláudia Tostes fernandes

    Usei uma sandália que provocou uma pequena ferida. Comecei a ficar com a perna inflamada e com a sensação de agulhadas. Levei dois meses para conseguir ser atendida.meu médico disse que eu tinha celulite do tecido subcutâneo. ao mesmo tempo disse que estava diabética e que tinha uma relação direta,pois o açúcar alto causa infecção e inflamação.comecei um processo de tomar antibiótico. O calor e o inchaço na perna foi melhorando,mas fiquei de repouso absoluto por dois meses. Depois passei para repouso relativo e emagrecendo para baixar o açúcar.em suma ,ainda não estou boa, mas estou bem melhor. Continua a tomar antibiótico e consigo já descer e subir escadas vou começar a andar na areia da praia para fortalecer minha perna que ficou fraca. Nunca imaginei que fosse ter uma doença assim. Mas após ler muito sobre esta doença estou atenta a questão do açúcar pois há uma relação direta. A bactéria se instala no tecido subcutâneo e para matar ela totalmente não e mole.vou ao médico agora é ver o que ele vê no ultra-som e se a leucócitose baixou.segunda feira vou arrancar um dente que acho que é uma porta de entrada de bactérias,pois sinto uma dor. Após vou ver se a leucócitose baixa e se isto ajuda a acabar com esta bactéria que está circulando. Pois não quero ter isto nunca mais,um horror.ta demorando, mas se Deus quiser vou ficar boa. Muito bom este texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *