4 Dicas de Como Evitar Estrias na Gravidez, Musculação e Adolescencia

Publicidade

Aprenda a evitar o surgimento de estrias

A maioria das pessoas em geral tem algum tipo de cuidado ou preocupação com a aparência ou saúde em geral. Como ser saudável? Como estar bem vestida? Como estar bonita? Dessa forma, há cada vez mais produtos cosméticos e tratamentos estéticos disponíveis para aqueles que desejam. Uma das preocupações femininas são as estrias, que, uma vez que surgem, não podem ser eliminadas por completo. Dessa forma, a chave está na prevenção e em como evitar estrias.

Antes, entretanto, é preciso conhecer os fatores que fazem com que as estrias surjam para que assim se saiba o que fazer para evitar o seu aparecimento, já que prevenir é sempre o melhor remédio.

Por que estrias aparecem?

Na verdade, não há uma resposta única e universal que explique o aparecimento das estrias, já que algumas vezes pode tratar-se de uma combinação de diferentes fatores. Além disso, cada corpo possui suas características, mas, de modo geral, existem alguns motivos gerais para o surgimento de estrias.

– Crescimento corporal

A maior parte das estrias surge na faixa dos 14 a 20 anos e isso se deve ao fato de que nessa fase, especialmente na adolescência, a pele sente dificuldade para se adaptar ao ritmo acelerado de crescimento. Dessa forma, o seu corpo cresce e se desenvolve, mas nem sempre a sua pele é capaz de acompanhar. Quando isso acontece, as fibras da pele sofrem uma tensão maior do que conseguem aguentar e se rompem, formando as estrias.

– Ganho de peso e efeito sanfona

Quando você começa a ganhar peso de maneira exacerbada, chegando a um caso de sobrepeso ou mesmo obesidade, a sua pele sente os efeitos, sofrendo rompimento das fibras de colágeno.

Mas não é só o ganho de peso que favorece o aparecimento de estrias: o chamado efeito sanfona, quando há uma grande variação de peso em pouco tempo, também causa o aparecimento de estrias. Dessa forma, se você faz uma dieta, perde alguns quilos e depois de algum tempo ganha esses mesmos quilos, você está passando pelo efeito sanfona, causando o aparecimento das estrias. Isso se deve ao fato de a pele não conseguir acompanhar as diversas modificações do corpo num curto período de tempo.

– Gravidez

A gravidez promove, naturalmente, um aumento e expansão da área da barriga para acomodar o bebê em desenvolvimento no útero. Por causa disso, muitas vezes as estrias surgem por causa desse estiramento de pele, de modo a comportar a expansão.

Além disso, o ganho de peso na gravidez favorece o aparecimento de estrias, gerando uma combinação de fatores entre o crescimento corporal e o ganho de peso.

– Fatores hormonais

Mulheres grávidas e adolescentes tem maior risco de sofrer com estrias por causa da elevada produção de estrogênio, hormônio que altera a produção de colágeno. Dessa forma, se você tiver alguma disfunção hormonal relacionada ao estrogênio possui mais chances de ver o aparecimento de estrias.

– Medicamentos

O uso de alguns medicamentos, especialmente aqueles com corticoides em sua composição e por tempo prolongado, provoca o aparecimento de estrias. Isso acontece porque, no caso dos corticoides, há a degradação do colágeno, além de afetar os fibroblastos, as células que originam o colágeno e, portanto, diminuindo sua produção.

Como evitar estrias?

Embora não exista uma solução com eficácia absoluta, alguns cuidados podem ser tomados para a prevenção de estrias.

– Hidrate a pele

Uma das coisas mais importantes para prevenir o aparecimento de estrias é caprichar na hidratação, especialmente na barriga, coxas, seios, nádegas e braços, onde mais aparecem as estrias. Se você está grávida é fundamental hidratar a região da barriga o máximo possível.

Você pode utilizar cremes hidratantes, óleos ou mesmo cremes com ação preventiva para estrias.

– Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável e balanceada te fornecerá as vitaminas e minerais necessários para o seu corpo e ajudará a manter a produção normal de colágeno, mantendo sua pele saudável e diminuindo o risco de aparecimento de estrias.

Capriche em alimentos ricos em zinco, vitamina C, vitamina B5, silício e vitamina B5, como frutas, alguns tipos de carne e grãos diversos.

– Beba muita água

Diariamente beba no mínimo dois litros de água, pois isso ajudará a manter sua pele sem ressecamento, tratando de dentro para fora. Isso também ajudará a eliminar toxinas do seu corpo, além de manter a pele hidratada. Desse jeito, além de mais saudável você correrá menos risco de ver as temidas estrias na sua pele.

– Pratique exercícios físicos

Largar o sedentarismo e praticar exercícios físicos com regularidade faz bem para o corpo todo, inclusive para a pele, que fica mais firme e mais saudável. Seja fazendo caminhadas leves, natação ou ioga, o importante é se mexer.

Mas atenção: tome cuidado com o ganho de massa magra em pouco tempo, especialmente ao fazer musculação com carga muito elevada. Aumente a intensidade gradativamente para que não surjam estrias.

Seguindo todos esses passos você não apenas evitará o aparecimento de estrias como também terá um corpo e uma vida mais saudáveis. Não espere até que as estrias apareçam e comece a prevenir desde já.

O que você achou das dicas para evitar estrias na gravidez, musculação e adolescência? Comente!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!