GUIA: Tratamento para Calvície Masculina e Feminina

Publicidade

A calvície é um problema de saúde comumente observado nos homens, são poucas as mulheres que manifestam o problema, mas elas existem. Isso acontece porque a principal causa da queda de cabelo está relacionada a testosterona, que é um hormônio masculino.

A calvície pode ter origem genética, patológica ou hormonal, porém a genética pode se dar de duas formas, uma delas quando a característica do gene é determinante para a queda de cabelo em si, a outra característica é para o aumento da oleosidade capilar, aumentando a caspa e culminando na queda de cabelo.

O tratamento para calvície genética cujo principal problema é a oleosidade é o mesmo da calvície patológica e geralmente pode ser feito em casa ou em salões de beleza. Já a origem hormonal pode ser tratada apenas com o endocrinologista e quando o problema é local como fraqueza do couro cabeludo, micose ou excesso de oleosidade muitas vezes é necessário procurar um dermatologista.

Masculina

A calvície masculina está, na maioria das vezes, ligada a problemas hormonais. A primeira coisa a se fazer nesse caso é conversar com o endocrinologista. Ele vai pedir um exame de contagem hormonal e é capaz de determinar se o problema tem realmente essa origem.

Se for comprovado, ele vai receitar a reposição hormonal e o medicamento deve ser tomado por toda a vida, o que não quer dizer que o homem nunca ficará calvo, o que vai acontecer é que esse processo será retardado em muitos anos.

Feminina

A calvície feminina normalmente tem origem patológica local, ela é causada pelo excesso de oleosidade, micose ou caspa no couro cabeludo. Nesses casos, um bom xampu anticaspa ou antiqueda pode diminuir consideravelmente o problema.

Uma visita a um salão de beleza com profissionais especializadas no problema também ajuda. Elas irão fazer um tratamento a base de argila ou outros produtos que irão diminuir muito a quantidade da caspa e da seborreia.

Se o problema não for resolvido assim, o ideal é procurar um dermatologista e ele irá verificar melhor para saber se o problema é no couro cabeludo. Ele pode indicar medicamentos de uso contínuo que, caso não façam efeito, o dermatologista também vai te encaminhar para o endocrinologista.

Tratamento para calvície a laser

O tratamento para calvície a laser é um dos mais modernos que existem e basicamente funciona da seguinte forma: ele entra profundamente na raiz do cabelo e quando atinge as células faz com que elas tenham seu metabolismo acelerado, logo elas voltam a produzir os pelos como antes.

Existem vários tipos de laser e como o tratamento é também um dos mais caros quando se fala em calvície, o ideal é que você já tenha experimentado outros para então partir para esse.

Ele será indicado pelo seu dermatologista. No geral, as clínicas especializadas em calvície já possuem equipamentos próprios para o tratamento a laser, então lá mesmo você realiza todo o procedimento.

Para calvície hereditária

Se várias pessoas da sua família são calvas, provavelmente você também será. Não existe ainda um tratamento que combata completamente o problema, mas os citados acima podem ajudar a retardar muito o aparecimento dele.

Dúvidas? Deixe-as abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!