O que são Unhas Encravadas e Como Evitar?

Publicidade

Saiba como evitar as unhas encravadas

As unhas encravadas são um problema para grande parte da população que sofre com as dores causadas por esse mal. Apesar de acometerem pequenas extensões, a dor causada pode até dificultar na hora de andar, impedindo que tarefas cotidianas sejam realizadas e fazendo com que quem passa pelo problema seja obrigado a optar pelos chinelos,por exemplo. Assim, saiba o que pode causar e como evitar as unhas encravadas.

O que são as unhas encravadas?

As unhas encravadas são problemas que acometem os dedos, sendo mais comum nos pés, porém também podem aparecer nos dedos das mãos. Como o próprio nome sugere, as unhas ficam com os cantos inchados, provocando dores. O local fica vermelho e pode contar com a presença de pus e sangue.

Se o problema não for tratado logo, pode ocorrer infecção por bactérias e desenvolvimento de problemas mais sérios que só poderão ser corrigidos através de uma cirurgia localizada.

Quais são as causas das unhas encravadas?

As unhas encravadas podem aparecer em qualquer momento da vida e por diferentes fatores. Descubra o que pode provocar o aparecimento de unhas encravadas.

· Corte errado

A principal causa das unhas encravadas é o corte errado das unhas. Quando cortadas muito curtas ou de forma arredondada, as unhas podem crescer para dentro da pele, dando origem às unhas encravadas. As unhas encravadas também podem aparecer quando os cantinhos não são cortados no mesmo nível do restante da unha, o que faz com que essas partes pontiagudas penetrem na pele, perfurando-a e causando incômodo.

· Sapatos apertados

Além do corte errado, as unhas encravadas também podem ser causadas pelo uso de sapatos apertados, como os de bico fino, por exemplo, já que essa pressão pode fazer com que as unhas cresçam para dentro da pele, favorecendo o surgimento do problema.

· Batidas

Outra causa para as unhas encravadas são as batidas e impactos em geral. Topadas com os dedos dos pés podem causar uma pressão da pele contra a unha enterrando-a e ocasionando a unha encravada.

· Hereditariedade

Fatores genéticos também podem contribuir para o aparecimento das unhas encravadas, já que algumas pessoas nascem com as unhas em formato arredondado o que faz com que cresçam para dentro da pele e por isso recém-nascidos já podem apresentar unhas encravadas. Alterações hormonais na adolescência e na gravidez também podem fazer com que as unhas cresçam de maneira acelerada, o que faz com que a possibilidade do surgimento das unhas encravadas seja maior.

Como evitar as unhas encravadas

Embora seja um problema incômodo é possível evitar o aparecimento das unhas encravadas. Saiba como evitar o surgimento desse problema.

· Cuidado ao cortar

A melhor forma de evitar as unhas encravadas é ter atenção na hora de cortar e fazer as unhas nos pés. O ideal é que você deixe os pés de molho em água morna por alguns minutos antes de começar. Remova cuidadosamente o excesso de pele ao redor das unhas, mas sem deixar espaços entre a unha e a lateral do dedo, pois isso pode contribuir para o aparecimento das unhas encravadas.

· Não tire as cutículas

Além disso, é importante que você não remova as cutículas, pois elas são uma camada de proteção contra fungos e bactérias e que evitam infecções. Feito isso, corte as unhas de maneira reta, nunca deixando-as arredondas. Finalize lixando as unhas para remover pontinhas que possam encravar na pele. Mantenha os seus pés sempre limpos, principalmente embaixo das unhas e para isso lave bem os dedos com sabão e principalmente na região das unhas, evitando que se acumule sujeira que pode causar infecções.

· Evite sapatos apertados

Também é importante não usar sapatos apertados, principalmente os de bico fino, pois além de evitar o aparecimento das unhas encravadas, isso evitará que seus pés desenvolvam bolhas e a sensação de cansaço. Opte pelos sapatos com bico arredondado que deixem os dedos confortáveis ou sandálias abertas.

· Procure um profissional

Para as pessoas que sofrem com as unhas encravadas de maneira genética, ou seja, o formato das unhas é arredondado, favorecendo o surgimento do problema, o ideal é procurar um dermatologista que poderá diagnosticar o problema e recomendar o tratamento adequado.

Em alguns casos, o médico poderá optar pelo uso de uma borrachinha abaixo da unha que fará com que ela cresça para fora e não para dentro da pele. Se o problema aparecer com frequência, o médico pode optar pela cirurgia.

Cirurgia para as unhas encravadas

Para os casos de unhas encravadas onde a cirurgia é indicada pelo médico, uma anestesia local é administrada e impede que o paciente sinta dores durante o procedimento. Durante o procedimento, o médico irá fazer uma pequena incisão para retirar da pele a unha encravada, removendo toda a parte problemática. O médico irá finalizar a cirurgia com pontos.

Após a cirurgia, o paciente precisará ficar com o pé para cima para evitar que ocorra um acúmulo de sangue. Além disso, será recomendado que o paciente não faça atividades físicas de impacto até que haja uma completa cicatrização. Apesar de a cirurgia ser a medida mais drástica para o problema, ela não irá corrigir a unha encravada para sempre, pois a unha irá crescer novamente e pode voltar a encravar. Portanto, o método só deve ser feito se houver uma infecção séria na região.

Outro tipo de cirurgia, que é um novo método, é a aplicação de um ácido sobre a região da unha que costuma encravar – esse processo se chama fenolização de matriz ungueal e tem como objetivo reduzir a largura da unha, o que diminuirá as chances de encravar novamente. Esse processo é menos invasivo e a cicatrização é mais rápida, assim como o seu processo de recuperação.

Procure médico assim que o problema aparecer, evitando mexer no local e cortar a unha, pois pode infeccionar a região. Sabendo como evitar as unhas encravadas, você poderá acabar com esse problema de uma vez.

O que você achou das dicas de como evitar unhas encravadas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!