Escova Progressiva (Fotos, Dicas, Passo a Passo, Modelos)

Publicidade

Já faz um tempo que a Escova Progressiva apareceu, já não é mais novidade. Mas ainda assim, você sabe tudo sobre ela?

E escova progressiva é uma técnica tanto de alisamento quanto de suavização dos cachos e ondas, que quebra por um período a estrutura dos cabelos e reconstrói na forma desejada. Quando mais fizer o procedimento, mais lisos os cabelos ficarão.

Dá para fazer em cabelos virgens, descoloridos, com tinturas, reflexos, mechas, luzes, escova definitiva. Enfim, quase todos. Mesmo os cabelos com henê, que precisam passar um teste antes para não danifica-los.

Como Funciona a Escova Progressiva?

A escova progressiva tem como principio ativo o formol, que quebra a ligação original dos fios. As cutículas dos fios são abertas, permitindo que o formol entre e comece a agir. O calor do secador e da prancha acelera a reação do formal modelando o cabelo mais rapidamente.

Quais os cuidados para fazer Escova Progressiva?

Como o formol é tóxico e causa vários tipos de irritações, devem-se tomar algumas precações e não exagerar nas concentrações. A ANVISA permite 2% do uso do formol, mais do que isso se torna arriscado. O produto não é ilegal, mas em alguns estados como, por exemplo, no sul do Brasil, é necessário justificar o uso para que seja comprado.

Quando for realizar o processo é indicado que seja realizado em um local ventilado. Se for fechado pelo menos abra as janelas e coloque ventiladores.

Quem for aplicar deve ter muito cuidado e não deixar de proteger as mãos com luvas cirúrgicas de látex, silicone ou vinil siliconizado. Elas são vendidas em supermercados ou farmácias. O rosto deve estar com uma máscara de proteção. É recomendada aquelas utilizadas por médicos (Descarpak 3 camadas) que não dificulta a respiração mas impede a entrada de gases tóxicos.

Os olhos devem ser protegidos com óculos ante embaçantes para que o vapor não os atinja.

Ainda para ter mais cuidado sobre a intoxicação pelo formol, pode-se tomar uma capsula de carvão ativado 500 mg (que vende em farmácias de manipulação) após o processo.

Evite o contato com o couro cabeludo, passando a mistura somente nos fios. Se acontecer de ele ficar irritado você pode passar após as 24 horas um soro fisiológico com algodão apenas no couro cabeludo. Não irá surtir efeito, mas hidratará.

E o que fazer em caso de urgência?

Há algumas medidas de emergência que podem ser tomadas se causar alguma irritação ou complicação: Se for por inalação vá para um local com ar fresco e se mantenha deitada. Se entrar em contato com a pele lave o local com sabão e deixe em água corrente. Se houver contato com os olhos lave com água corrente e abundante por 15 minutos e se fizer uso de lentes de contato retire apenas com auxilio médico. Se houver ingestão procure atendimento médico.

Sobre as Sessões de Escova Progressiva, quantas são necessárias e qual o intervalo?

O número das sessões depende de cada tipo e estado de cabelo. Alguns finos aderem melhor ao produto, ficando liso mais rapidamente. De qualquer forma, sempre é necessária a manutenção já que o efeito da escova é temporário. Já os cabelos muito descoloridos ou mais ressecados demoram mais para ficar lisos porque as escamas estão muito abertas, o que dificulta a fixação do formol.

O mínimo de intervalo entre uma sessão e outra é de quinze dias, porém o ideal é de trinta dias, isso porque a queratina presente causa enrijecimento dos fios se for usada em excesso e facilita a quebra da fibra capilar.

Assim como todos os procedimentos, a Escova Progressiva tem o seu lado bom e lado ruim, dependendo do que você deseja, do resultado que espera e das condições para manutenção além dos custos psicológicos como tempo para manutenção e cuidados dos fios, você pode optar por realiza-la ou não. Leve em consideração também todos os riscos e por ser um produto tóxico o indicado é ter bastante atenção ao escolher quem irá realizar o procedimento, optando sempre por uma pessoa especialista que saiba o que faz e faça uso de todos os cuidados necessários. Outro ponto a ser analisado também é se você pode reverter o processo.

Você tem alguma dúvida sobre Escova Progressiva? Deixe um comentário!

3 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!