Como Acabar com as Espinhas Naturalmente em Um Dia

Publicidade

Saiba como controlar esse problema de pele

Quem sofre com espinhas se questiona todos os dias: como acabar com esse problema? As espinhas geralmente são um problema na adolescência e afetam a auto-estima nessa fase tão turbulenta e repleta de inseguranças. Apesar disso, as espinhas podem aparecer também na fase adulta e se não tratadas da maneira adequada podem deixar marcas permanentes na pele.

Quando uma espinha aparece, o desejo de espremer é grande, mas deve ser evitado já que ao espremer uma espinha você estará agredindo sua pele, provocando marcas e manchas que podem gerar uma dor de cabeça maior na hora de serem removidas do que se você tivesse tratado o aparecimento da espinha de forma correta. Além disso, ao espremer uma espinha você pode causar uma infecção em áreas do seu rosto.

O QUE É A ESPINHA?

A espinha trata-se de uma inflamação na pele causada pela obstrução dos poros. Essa obstrução ocorre pela alta produção de oleosidade dos folículos presentes dentro dos poros da pele, que podem entupir acumulando bactérias e outras impurezas.

Ao ocorrer o entupimento dos folículos, os quais abrigam as glândulas sebáceas responsáveis por lubrificar a pele e ajudar na remoção de células mortas, a inflamação aparece na forma da espinha que possui a extremidade esbranquiçada e uma coloração avermelhada ao redor.

O QUE CAUSA A ESPINHA?

Além da alta produção de oleosidade, a espinha também pode ser causada pelas mudanças hormonais que ocorrem na adolescência e na gravidez.

A diminuição da produção de estrogênio, hormônio sexual feminino, também pode ocasionar uma tendência maior ao surgimento das espinhas já que a produção de testosterona, hormônio masculino que é gerado em menor quantidade nas mulheres, aumenta.

Além das causas hormonais, fatores como estresse, suor, alimentação e medicamentos ingeridos podem afetar no surgimento das espinhas.

As espinhas devem ser tratadas de forma séria, já que se o problema não for controlado pode se transformar na acne. A acne é uma doença de pele que pode se espalhar pelo rosto, pescoço, peito, costas e ombros, causando desconforto além de lesões constantes, o que pode deixar cicatrizes profundas na pele.

COMO ACABAR COM AS ESPINHAS?

Combater as espinhas é fácil e tendo um cuidado diário você pode controlar o problema e riscar de vez esse incômodo da sua vida.

– NÃO ESPREMER

O mais importante para acabar com esse problema de vez é não espremer caso apareça uma espinha na sua pele. Além de poder ocasionar em uma lesão permanente na sua pele, espremer uma espinha pode levar bactérias para o local agravando o quadro e ocasionando uma inflamação mais séria.

Caso apareça uma espinha na sua pele, a maneira correta de agir é aplicar um produto secativo no local, o que ajuda na diminuição da inflamação e o incômodo e acelera o processo de cicatrização.

– TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma má alimentação pode afetar na aparência da sua pele e causar o surgimento de espinhas, portanto é de extrema importância ter uma alimentação saudável. Para que sua pele esteja sempre saudável procure consumir verduras como brócolis, couve, espinafre e rúcula, que por serem ricas em vitamina A ajudam a reduzir a produção da oleosidade.

Procure evitar o consumo de comidas gordurosas e frituras já que esses alimentos podem piorar a inflamação da sua pele.

Para uma pele hidratada, procure beber bastante líquido como chá, suco e água.

– REMOVA A MAQUIAGEM

Nunca durma de maquiagem ou passe muito tempo com ela, já que o acúmulo desses produtos pode ocasionar o entupimento dos poros causando as espinhas. Assim que chegar do trabalho ou de uma festa lave o seu rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele.

– ESFOLIE O SEU ROSTO

A esfoliação da pele uma vez por semana pode ajudar no combate às espinhas já que além de remover as células mortas, a esfoliação ajuda a retirar os resquícios de sujeira presentes na sua pele que não saíram apenas com o uso do sabonete comum.

– LIMPEZA DE PELE

Você pode consultar um dermatologista e começar a fazer frequentemente a limpeza de pele que ajuda a remover as impurezas de forma profunda e evita o surgimento das espinhas. Não comece a fazer por conta própria, já que só um profissional pode dizer a frequência em que você deve fazer a limpeza no seu tipo de pele.

– USE PRODUTOS PARA O SEU TIPO DE PELE

Na hora de comprar hidratantes específicos para o rosto, procure comprar os elaborados para o seu tipo de pele, já que se sua pele for oleosa um hidratante oleoso pode piorar esse aspecto, sendo um ótimo ambiente para o surgimento de espinhas (leia sobre protetores solares para pele oleosa).

O mesmo vale para os cosméticos, inclusive itens de maquiagem, que devem ser específicos para o seu tipo de pele.

– TROQUE SUA FRONHA

Procure trocar sua fronha do travesseiro pelo menos uma vez por semana, já que resíduos de sujeira podem acumular-se no tecido, além de suor e oleosidade, causando o surgimento de espinhas.

Mantendo sua pele limpa, hidratada e seguindo alguns cuidados diários você poderá acabar com as espinhas de uma vez por todas e ter uma pele sempre saudável.

O que você achou das dicas para acabar com espinhas? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!