Como Tratar e Lidar com a Aparição de Varizes

Publicidade

Saiba por que ocorre a aparição de varizes e como é possível tratá-las

Ter pernas lindas e saudáveis é o que busca grande parte das mulheres, que não economizam em cremes e tratamentos que as deixem mais bonitas. Porém quando as varizes aparecem, usar aquele short favorito ou o biquíni que tanto se desejava acaba se tornando uma tarefa problemática, pois logo se acha que todos vão olhar apenas para as marcas na pele. Para contornar isso, saiba por que as varizes aparecem e como tratá-las.

O QUE SÃO AS VARIZES?

As varizes são caracterizadas por veias doentes que se dilatam, tornando-se protuberantes na pele e tendo tonalidade mais escura. Esse problema costuma aparecer na região das pernas e pés. As varizes podem se apresentar de dois modos, sendo apenas um problema estético ou provocando dor e desconforto.

POR QUE AS VARIZES APARECEM?

Basicamente as varizes aparecem quando as válvulas responsáveis por impedir que o sangue que é bombeado para o coração retorne para as pernas sofrem algum tipo de dano, fazendo com que o sangue acumule na veia e causando sua dilatação. Assim, as varizes aparecem e são facilmente visíveis na pele.

Normalmente as varizes aparecem devido à predisposição genética, porém sua presença nas pernas pode significar um problema de saúde e por isso assim que notadas, um médico deve ser consultado.

Através da herança genética, algumas pessoas nascem com as veias mais frágeis, tendo mais facilidade de desenvolver varizes do que outras. As varizes também podem ser causadas por problemas na coagulação do sangue, vasos sanguíneos com formação anormal e raramente por tumores.

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver varizes como a gestação, o envelhecimento, obesidade, passar longos períodos de pé e doenças hepáticas.

QUANDO AS VARIZES INCOMODAM

As varizes quando não são problemas estéticos podem ser incômodas e causar dores, sensação de peso nas pernas, inchaço, coceira e pele ressecada. Esses sintomas também podem se tornar mais incômodos durante a menstruação.

Caso você sinta incômodo com as varizes deve procurar um médico para que ele faça um diagnóstico das causas. Apesar disso, mesmo que as varizes não te incomodem efetivamente é preciso consultar um médico para conferir como está a sua saúde.

COMO TRATAR AS VARIZES

A aparição de varizes quando não apresenta grandes complicações pode ser tratada diariamente com atitudes práticas como evitar o uso de roupas apertadas, evitar ficar de pé ou sentado por muito tempo e praticar exercícios físicos. O uso das meias de compressão também pode ajudar a controlar as varizes, já que elas auxiliam a direcionar o sangue de volta ao coração.

Em casos onde o paciente não oferece resposta para esses tratamentos, entretanto, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção da veia doente ou então tratamentos a laser. Escolher o tratamento adequado dependerá da conversa com seu médico, que indicará o procedimento ideal para sua saúde e seu quadro de varizes. O tratamento das varizes também pode ser feito com medicamentos prescritos pelo médico.

No caso das varizes provenientes da gestação costumam a melhora costuma ocorrer após 3 meses depois do parto, podendo levar até 1 ano para a normalização completa. Mesmo assim, o acompanhamento médico é importante para garantir que não há nenhum problema a mais.

COMO EVITAR AS VARIZES

Para evitar a aparição das varizes é importante seguir algumas recomendações e ter uma qualidade de vida melhor é a grande solução para evitar esse problema. Procure ter uma alimentação saudável, estar dentro do peso e evite o cigarro.

Se um dos requisitos para o seu trabalho for ficar sentado por muitas horas ou em pé, procure descansar por alguns minutos e fazer alongamentos a cada 45 minutos ou uma hora de trabalho. Os alongamentos não precisam ser longos, mas devem ser suficientes para esticar suas pernas e estimular a circulação.

Também é importante incluir os exercícios físicos regulares na sua vida e as caminhadas são excelentes para prevenir as varizes já que estimulam o bombeamento do sangue.

Você também pode se beneficiar das massagens para evitar a aparição de varizes, mas o importante é que sejam suaves e de maneira circular, movimentando o sangue acumulado para que ele volte a ser bombeado para o coração.

Aplicar hidratante nas pernas também é importante, pois isso fará com que a pele fique hidratada, o que evita, naturalmente, o ressecamento e consequentemente a aparição de varizes. Seguindo a linha de hidratação da pele, procure ingerir pelo menos 3 litros de água diariamente, já que o melhor tratamento é sempre feito de dentro para fora.

Sabendo como evitar e tratar a aparição de varizes, você poderá ter pernas saudáveis e bonitas por mais tempo sem abrir mão de usar as roupas que gosta e mantendo sua autoestima.

Deixe seu recado!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!