Tudo Sobre Escova Definitiva: Dicas, Tipos, Fórmulas, Fotos

Publicidade

Saiba tudo sobre a escova definitiva

Apesar da moda dos cabelos estar sempre mudando com novos cortes e tendências surgindo a cada temporada e os fios ao natural estarem em alta no momento, ter os fios lisos e disciplinados ainda é o desejo de muitas mulheres. Para elas, existem diversas técnicas de alisamento temporárias e duradouras nos salões e, sem dúvidas, as escovas são as mais procuradas. Há uma imensa variedade hoje em dia de escovas que prometem alisar os fios e entre elas está a escova definitiva. Conheça mais sobre a escova definitiva e o que ela pode fazer pelos seus fios.

A ESCOVA DEFINITIVA

A escova definitiva é um processo de alisamento dos fios que possui um efeito permanente no comprimento dos fios. Diferente das outras escovas em que o efeito alisado costuma sair conforme o tempo e as lavagens, a escova definitiva, como o próprio nome diz, altera a estrutura do fio alterando sua forma de maneira definitiva, criando, assim, o efeito alisado.

FÓRMULA DA ESCOVA DEFINITIVA

A escova definitiva pode ser encontrada nos salões com três fórmulas diferentes, cada uma a base de um componente químico específico. Essas fórmulas são aprovadas pela ANVISA e podem ser utilizadas apenas por profissionais, já que se forem manuseadas de maneira incorreta podem causar irritações e queimaduras na pele e no couro cabeludo.

A fórmula para escova definitiva à base de guanidina é a mais suave e ela é responsável por abrir as cutículas dos fios para que o produto penetre profundamente na estrutura do cabelo, alterando sua forma de maneira eficaz. A escova definitiva à base de guanidina é indicada para quem possui cabelos cacheados.

A fórmula à base de hidróxido de sódio possui o mesmo princípio ativo da guanidina, porém é uma fórmula mais forte e que pode agredir os fios. Essa fórmula é indicada para cabelos crespos e afros.

Já a fórmula a base de tioglicolato de amônia é responsável por amolecer a fibra capilar para que seja mais fácil a alteração da estrutura do fio capilar e possui uma eficácia mais fraca que as outras. É ideal para quem possui cabelos mais lisos ou ondulados.

QUEM PODE FAZER A ESCOVA DEFINITIVA?

A escova definitiva é aconselhada para quem possui cabelos cacheados, crespos ou afros, porém quem possui cabelos muito crespos deve fazer mais retoques já que a estrutura do fio tende a ser mais firme e menos maleável a modificações. Pessoas que já passaram por algum processo de coloração ou descoloração não devem fazer a escova definitiva, pois o cabelo pode ficar danificado.

COMO É FEITA A ESCOVA DEFINITIVA?

A escova definitiva deve ser feita por um profissional qualificado, que irá analisar o seu tipo de cabelo e escolher qual fórmula deve ser usada nos seus fios para um resultado melhor. O cabelo é dividido em mechas finas e o produto é aplicado com a ajuda de um pincel apenas no topo da cabeça próximo a raiz, para que o efeito seja mais natural.

O profissional irá aplicar o produto um dedo distante da raiz do seu cabelo, para que o processo não afete o caimento dos fios. O produto deve agir por 20 minutos nessa região. Feito isso, o restante do produto é aplicado no comprimento dos fios agindo por mais 20 minutos.

Ao final do tempo de espera, o cabeleireiro irá retirar o excesso do produto com água para então secar os fios com o secador e finalizando com a chapinha, para que o calor feche as cutículas dos fios. Ao final de todo o processo, o profissional irá aplicar um neutralizante que irá criar uma camada impermeável nos fios fazendo com que o efeito liso dure mais. Feito isso, os fios são lavados e é feita uma escova.

O RESULTADO DA ESCOVA DEFINITIVA

Ao fazer a escova definitiva, os fios irão ficar com a aparência bem lisa, por isso essa técnica também é conhecida como escova japonesa e algumas pessoas não gostam da escova definitiva, pois seu resultado acaba sendo artificial, já que o liso fica escorrido.

O resultado da escova definitiva no seu cabelo irá depender do seu tipo de cabelo e da saúde dos seus fios, já que se os fios não estiverem saudáveis o produto não penetrará corretamente na estrutura dos fios.

A escova definitiva pode durar até seis meses se sua raiz for mais lisa, já que o produto age apenas no comprimento e não na raiz. Portanto, se você possui a raiz crespa, precisará repetir o processo de três em três meses.

DESVANTAGENS DA ESCOVA DEFINITIVA

Apesar de garantir um liso perfeitamente alinhado, a escova definitiva possui algumas desvantagens. Por ser um tratamento permanente, que deixará o comprimento dos fios lisos para sempre, o efeito não pode ser desfeito. Se você enjoar do liso, terá que parar de fazer os retoques trimestrais ou semestrais e esperar os fios crescerem até uma altura ideal para que seja feito um corte e a parte lisa seja descartada.

Outro ponto negativo é o tempo que será gasto para que a escova definitiva seja feita: ela costuma durar no mínimo 4 horas. Além disso, o preço do tratamento costuma ser alto, podendo chegar a mais de R$ 1.000, enquanto retoques podem chegar a R$ 500, sendo um grande desfalque no orçamento.

Outra desvantagem é que após fazer a escova definitiva você deverá esperar alguns dias para lavar os cabelos, além de não poder prender os fios para que não fiquem marcados.

Procurando um profissional adequado e um salão de confiança, a escova definitiva pode garantir o efeito liso que você sempre quis, mas que nunca conseguiu com outros métodos.

Você tem alguma dúvida sobre escova definitiva? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!