GUIA: Como Usar Calça Social Feminina da MODA!

Publicidade

Diga adeus para calças sociais e blazers chatos

Quando um jovem embarca na jornada que é iniciar sua carreira muitas vezes se vê diante do guarda-roupa sem saber o quê vestir ou como se vestir para essa nova etapa da vida. Alguns ambientes de trabalho dificultam ainda mais por pedirem um traje mais social. Felizmente a moda já evoluiu o suficiente para permitir que o traje social não fique careta ou muito característico.

Antes, o traje social consistia em conjuntos monocromáticos, geralmente em cores escuras, lisos e chatos. Uma calça social preta, uma blusa branca e um blazer preto. Hoje, é possível se esquivar desse uniforme e utilizar peças diferentes ao mesmo tempo. Isso porque, atualmente, o traje social abre um leque que não somente dita a etiqueta de um ambiente de trabalho, mas que permite com que uma pessoa se vista de acordo com quem ela é e de acordo com que ela considera ser confortável.

Portanto, tenha sim em seu armário aquela calça social preta, a blusa branca e o blazer preto. Mas não use mais eles juntos. Tenha outras peças, sejam elas básicas ou não. Invista em calças sociais diferentes, em camisas básicas, mas irreverentes, tenha um ou dois blazers estampados ou em cores mais chamativas, e invista em sapatos; os sapatos ajudam muito a retirar a monotonia de um look.

É claro que o ideal é não exagerar quando em um ambiente requer um traja social. Se fores usar uma calça social estampada, certifique-se que a estampa seja pequena e com tos neutros, mas dê preferência às cores escuras. Dessa forma você pode usar a calça social como o destaque do visual, e escolher peças com os mesmos tons da estampa ajudam a manter o look sofisticado e leve. Se sua calça social tiver uma cor mais vibrante, não abuse de cores no restante da composição, se não você corre o risco de ficar over demais. O mesmo pode ser dito para uma parte de cima, blusa ou blazer, de cor vibrante.

Além de escolher uma calça social estampada ou vibrante para ser o principal de seu visual, você também pode escolher trocar o preto básico por outra cor escura, mas mais vibrante, como por exemplo, um tom de roxo escuro, um azul marinho, marrom… A lógica nesse truque é pensar que o tom que substituirá o preto é o tom básico da composição e assim montar o look pensando nessa calça social.

Também é possível utilizar das cores mais neutras, como bege, off-white e cinzas como peças-chave de um visual. O único problema é que esses tons costumam marcar mais, então tome muito cuidado na hora de escolher sua calça social nesses tons, ou em sua camisa ou blusa. Porém, a grande vantagem desses tons é que eles quebram a seriedade das cores sóbrias em um ambiente corporativo. Além disso, ao utilizar uma peça de cores mais neutras, seja em uma calça social ou em uma camisa, blusa ou blazer, é possível fazer combinar o combo neutro + colorido sem que fique pesado. Um look neutro total também funciona, e inclusive, se você estiver com acessórios em tons parecidos vai sofisticar o visual na hora.

A utilização de cores vibrantes em alguns acessórios-chave também faz a diferença. Se seu visual é mais básico, experimente sapatos em cores vibrantes (mesmo se forem fosco) e pulseiras ou bolsa na mesma cor. Dois acessórios em cores vibrantes que comunicam entre si ajudam a deixar o visual mais rebuscado.

Se seu ambiente de trabalho permite, a mistura de texturas também é uma dica valiosa para sair da mesmice. Como não é possível utilizar uma calça social de malha, o ideal é misturar a textura da camisa, blusa ou blazer com a textura da calça social escolhida. Por exemplo, uma calça social listrada com um blusão de tricô ou um blazer texturizado. Nessa composição, é importante escolher muito bem os acessórios, pois eles finalizarão o visual dando o ar que você quer dar.

Na hora de compor o look, lembre-se que o corte da calça social também influencia na composição final. Quando a calça social é mais justa, costuma ser mais fácil; mas tenha em mente que se você escolher uma calça social no estilo pantalona, aquela calça com a boca mais larga, o ideal é complementar o visual com peças discretas.

Gostou? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!