Suplementos Vitamínicos Fazem Bem ou Mal? São Inúteis?

Publicidade

Com a correria do dia a dia, o aumento do estresse ou mesmo com a prática de atividade física, o organismo consome mais nutrientes, sendo necessária muitas vezes a suplementação vitamínica para complementar a alimentação.

Suplementos Vitamínicos

Neste artigo, vamos falar sobre os melhores suplementos vitamínicos e sua importância para a saúde como um todo. Se quiser conhecer outros tipos de suplementos que possam lhe ajudar a ter mais disposição, leia também o artigo suplementos naturais.

suplementação para mulheres

Por que vitaminas e minerais são importantes?

As vitaminas e minerais estão dentro de uma categoria chamada de micronutrientes que atuam, em conjunto com os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), em todos os processos metabólicos do corpo humano.

todos nutrientes

Existem suplementos completos em vitaminas e minerais, assim como aqueles que contêm apenas um tipo de vitamina ou mineral, apresentando diferentes utilidades. Uma diferença destes suplementos, de acordo com a legislação, é que aqueles que tenham porção igual ou menor do que 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais são classificados dentro da categoria dos alimentos.

micro-nutrientes

Caso o produto exceda o total de 100% da dose diária de uma determinada vitamina ou mineral por porção, será classificado dentro da categoria dos medicamentos.

Vamos conhecer alguns dos principais suplementos vitamínicos presentes no mercado e suas principais funções no organismo:

Suplementos completos em vitaminas e minerais:

Este grupo inclui os suplementos que contêm todas as vitaminas e minerais, não havendo separação destes, sendo que a única diferença está no percentual de cada nutriente, pois as necessidades nutricionais mudam de pessoa para pessoa e também variam em mulheres, homens, idosos, pessoas sedentárias e praticantes de atividades físicas.

Suplementos Vitamínicos

Este suplemento é bastante indicado para aumentar a disposição diária, melhorar o sistema imunológico, ajuda na redução do estresse e é indicado para praticantes de atividades físicas;

Suplementos de vitaminas:

Alguns suplementos contêm um ou mais tipos de vitaminas, porém não todas. São voltados para alguma necessidade específica do metabolismo.

Dicas de Suplementos Vitamínicos

Podemos encontrar os suplementos de vitamina C que são bastante utilizados e ajudam, principalmente, no fortalecimento do sistema imunológico, os suplementos de vitaminas do complexo B, ajudando no crescimento das células, no sistema nervoso e em diversos outros processos metabólicos, o suplemento de vitamina E que é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a circulação sanguínea, entre outros;

Suplementos de minerais:

Assim como os suplementos de vitaminas, estes produtos contêm um ou mais minerais, porém não todos, estando associado a alguma necessidade específica do organismo.

o que você pode tomar

Podemos encontrar neste grupo, os suplementos de cálcio que previnem problemas como a osteoporose, sendo excelentes para os praticantes de atividade física, pois o cálcio é fundamental na contração muscular.

dicas de suplementos

Também é possível encontrar suplementos de magnésio, auxiliando no metabolismo dos macronutrientes e no crescimento dos tecidos, atuando também no sistema imunológico, suplementos de zinco que aumentam a imunidade do organismo, assim como atuam nos processos de cicatrização, no desenvolvimento de tecidos, entre outros;

Conclusão

Tudo sobre Suplementos Vitamínicos

Os suplementos vitamínicos são fundamentais para a adequada manutenção da saúde, ajudam na prevenção de doenças e no aumento do bem-estar físico e mental.

Suplementos Vitamínicos

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Qual suplemento de vitaminas você toma? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!