O Que Fazer e Como Tratar Queimadura de Sol

Publicidade

Saiba como se prevenir e o que fazer ao sofrer uma queimadura de sol

como curar e tratar

Estar com a pele bronzeada é o desejo da maioria das pessoas, assim como aproveitar ao máximo um dia de calor na piscina ou na praia. Apesar de fazer bem para a saúde, o sol deve ser aproveitado com cautela já que o excesso de exposição solar sem a devida proteção e a exposição exagerada aos raios ultravioletas podem causar queimaduras e ocasionar um câncer de pele. Mas como evitar uma queimadura de sol e o como proceder caso aconteça? Descubra como prevenir e remediar essa situação.

melhores produtos

COMO EVITAR UMA QUEIMADURA DE SOL

Algumas medidas devem ser tomadas antes da exposição ao sol para que o seu momento de lazer não se transforme em incomodo. A queimadura de sol pode ser facilmente evitada, bastando seguir passos simples para que sua pele se mantenha saudável e diminuam os riscos de um câncer de pele.

– USE PROTETOR SOLAR

Queimadura de Sol

O protetor solar é uma forma de proteção para a sua pele importantíssima, já que serve como bloqueador para os raios ultravioletas. Você deve aplicar o protetor solar em toda a pele que ficará exposta ao sol até meia hora antes, espalhando generosamente.

– EVITE A EXPOSIÇÃO SOLAR ENTRE 10 DA MANHÃ E 4 DA TARDE

Um dos pontos mais importantes para evitar uma queimadura de sol é evitar a exposição solar entre as 10 da manhã e 4 da tarde, já que nesse horário a radiação solar tem uma incidência maior sobre o nosso planeta e o sol desse período pode causar queimaduras profundas na pele.

Os raios ultravioletas que penetram na pele nesse horário são os principais causadores das queimaduras de sol e podem contribuir para o câncer de pele. Esse horário deve ser respeitado em todas as estações do ano, mesmo no inverno.

– REAPLIQUE O PROTETOR SOLAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO

Ao entrar na água, faça questão de reaplicar o protetor solar, assim como em caso de suor excessivo ou sempre que achar necessário. Na hora de escolher o fator de proteção do seu protetor solar, escolha acima de 30. Pessoas de pele negra também devem utilizar o protetor solar.

tudo que você precisa saber

– NÃO ABRA MÃO DOS ACESSÓRIOS

Ao arrumar sua bolsa para a praia, piscina ou um dia ao ar livre, além do protetor solar não se esqueça de incluir um boné ou chapéu, óculos escuros e outros acessórios que possam proteger você dos raios solares. Esses objetos são importantes para um dia de lazer sem preocupações.

– TENHA UM LUGAR NA SOMBRA

Ao ir para a praia ou piscina, não se esqueça de levar ou alugar um guarda sol, garantindo assim um lugar na sombra sempre que você quiser descansar. Mas lembre-se: não se esqueça de passar o protetor solar mesmo na sombra.

SOFRI UMA QUEIMADURA DE SOL, O QUE FAZER?

Ao sofrer uma queimadura de sol, que só irá ficar aparente depois de 6 horas após a exposição solar, é importante cuidar da sua pele e manter-se hidratada. Alguns cuidados devem ser tomados para que você se recupere logo e casos de febre devem ser observados.

– NÃO COCE OU ESFREGUE

Como Tratar Queimadura de Sol

Uma queimadura de sol irá provocar grande incomodo, causando coceira na região, mas é importante não coçar ou esfregar a área afetada para não esfolar a pele. Evite também o uso de roupas pesadas e o contato com tecidos na região afetada.

– APLIQUE PRODUTOS QUE ACALMEM A PELE

tratamento para Queimadura de Sol

Ao sentir o incomodo causado pela queimadura de sol, você pode lançar mão de produtos à base de água para acalmar a pele e diminuir a ardência. Invista em cremes refrescantes e com ação calmante para a pele que tenham em sua composição vitamina A, que é um excelente antiinflamatório.

Use hidratantes para manter sua pele hidratada já que a queimadura de sol irá deixar a região bem ressecada, o que é o responsável por causar a sensação de repuxamento.

– HIDRATE-SE

beba água

Beba bastante líquido, como água, água de coco, sucos e outras bebidas e dê preferência para líquidos gelados. Ao manter-se hidratada, você irá ajudar o processo de recuperação da sua pele e evitará a desidratação ocasionada pela exposição solar.

– NÃO SE EXPONHA AO SOL

os cuidados que você precisa tomar

É de extrema importância evitar a exposição ao sol quando você estiver com uma queimadura. A pele da região estará sensível e precisando se recuperar, portanto evite se expor ao sol durante esse período.

– DESCANSE BASTANTE

como relaxar

Ao sofrer uma queimadura de sol, é importante descansar bastante já que a insolação irá causar cansaço e mal estar. Procure usar roupas leves e ficar em ambientes bem ventilados. Procure não se esforçar.

– PROCURE UM DERMATOLOGISTA

um profissional ajuda

Em caso de febre ou se a queimadura de sol estiver muito incômoda, você deve procurar um dermatologista imediatamente para que ele possa identificar o dano sofrido pela sua pele e possa indicar remédios para o alívio da dor. Não se automedique e não aplique soluções caseiras sobre a queimadura. Dependendo do quadro, você poderá ter uma pomada para queimadura receitada pelo médico.

Protegendo-se do sol da maneira correta você poderá evitar a queimadura de sol e garantir uma pele saudável todos os dias. Caso não seja possível prevenir, não abra mão dos cuidados após sofrer uma queimadura de sol.

Você tem alguma dúvida sobre como tratar queimadura de sol? Deixe um recado!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!