Como Tratar Espinhas Nas Costas, Rosto, Corpo, Testa

Publicidade

A espinha é um problema bastante comum na população, causando transtornos físicos e até mesmo emocionais.

dicas de como tratar

Neste artigo, vamos mostrar como tratar as espinhas e ajudar no controle deste tipo de problema. Se quiser conhecer mais sobre assuntos relacionados, leia também o artigo celulite tem cura.

Como se formam as espinhas?

como tratar espinhas

As espinhas são lesões inflamatórias que ocorrem na pele, principalmente na região do rosto, podendo ocorrer em outras partes do corpo. Elas surgem a partir de cravos formando pequenas lesões avermelhadas e inchadas, algumas vezes contendo pus.

dicas de beleza para rosto

As espinhas se formam quando a glândula sebácea, presente juntamente com os pelos, tem um aumento na produção de sebo, dificultando sua saída através do poro. Com a presença natural de bactérias na pele, ocorre uma inflamação no local gerando a espinha.

dicas de beleza para pele

Este problema normalmente acontece durante a adolescência, estando relacionado a fatores genéticos e à alta produção hormonal pelo corpo. As mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez, no ciclo menstrual, na síndrome do ovário policístico e na menopausa também podem aumentar a incidência de espinhas na fase adulta.

tratamento para acne

De acordo com a evolução do problema, as espinhas podem ser consideradas de grau leve, moderado e grave, indicando-se diferentes tratamentos para cada caso.

Como tratar as espinhas?

Muitos são os recursos para tratar das espinhas, entre eles medidas higiênicas, uso de medicamentos, tratamentos estéticos e até mesmo a realização de cirurgias, apresentando excelentes resultados quanto ao aspecto geral da pele e também à redução da inflamação.
Apresentamos, a seguir, alguns meios de tratar as espinhas:

1. Medidas profiláticas:

O primeiro nível do tratamento está relacionado às medidas de higiene e também às mudanças de hábitos alimentares. Para auxiliar no controle da oleosidade da pele, recomenda-se a limpeza diária com a utilização de produtos próprios para a pele com acne, ajudando na remoção de resíduos presentes nos poros e na redução das bactérias presentes na pele.

como tratar a acne

Outro fator muito importante está relacionado à mudança dos hábitos alimentares, evitando-se, ao máximo, os alimentos que aumentem a produção de sebo, como o caso dos alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar.

dicas para tratar

A alimentação deve ser rica em fibras, incluindo-se frutas, legumes e verduras, também se devendo aumentar o consumo de água para auxiliar na redução das toxinas no organismo;

2. Uso de medicamentos:

melhores medicamentos

A utilização de medicamentos tópicos ou via oral é outra opção para os casos moderados e graves de espinhas. Nestes casos, a utilização de produtos para a limpeza da pele é fundamental, porém não suficiente.

nas costas

Os medicamentos mais comuns para tratar as espinhas são os anti-inflamatórios, antibióticos e alguns produtos cosméticos contendo antibióticos tópicos como a clindamicina, a eritromicina, ou o gel de peróxido de benzoíla, usando-se até mesmo a isotretinoína para os casos mais graves, inibindo a função das glândulas sebáceas;

3. Tratamentos estéticos:

como tratar espinhas

Os tratamentos estéticos como a limpeza de pele que auxilia na remoção dos cravos, os peelings para reduzir as manchas e cicatrizes, e tratamentos que utilizam produtos com ação anti-inflamatória e bactericida são ótimas opções para tratar as espinhas.

Veja o peeling de fenol e o peeling de diamante!

Conclusão

Existem muitas formas de tratar as espinhas e ajudar na melhoria do aspecto da pele e na redução dos transtornos físicos e emocionais causados pelo problema.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

O que achou das dicas de como tratar espinhas? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!