Como Evitar Estrias na Gravidez

Publicidade

Descubra como evitar estrias durante a gravidez

melhores produtos para evitar estrias na gravidez

A gravidez é um período importante na vida de qualquer mulher, sendo também um período de grandes transformações, tanto psicológicas quanto físicas. Assim, durante a gravidez as emoções e sentimentos estão à flor da pele e por isso é importante que seja um momento tão tranquilo quanto possível. Dentre as muitas mudanças estão as estrias, que comumente surgem em grande parte das mulheres. Então como evitar estrias na gravidez? Cuidados simples podem fazer com que você diminua ao mínimo os riscos de passar por isso.

Para saber como evitar as estrias na gravidez, entretanto, primeiro é preciso saber quais são as causas de estrias durante esse período para que a prevenção seja feita adequadamente.

Leia também como acabar com as estrias

POR QUE SURGEM ESTRIAS DURANTE A GRAVIDEZ?

dicas para mamãe

Dar origem a outra vida demanda muito mais do organismo do que pode parecer e por causa disso muitas mudanças acontecem em pouco tempo, o que pode levar ao surgimento de estrias. Além disso, hábitos anteriores à gravidez podem propiciar o surgimento de estrias durante a gestação.

· NÍVEL DE HORMÔNIOS

A gravidez traz consigo uma verdadeira bomba hormonal, muitas vezes desregulando os níveis normais do corpo. Assim acontece um processo semelhante àquele que se dá na adolescência, levando a um descompasso no organismo com um dos resultados sendo o surgimento de estrias.

dicas para gestantes

· DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Com o crescimento e desenvolvimento do bebê o corpo da mãe precisa mudar para acomodar bem o feto em desenvolvimento. Assim, como é de se esperar, a região da barriga sofre uma expansão conforme o feto vai se desenvolvendo, já que ele precisa de mais espaço. As fibras da pele, entretanto, muitas vezes não suportam esse crescimento e acabam rompendo, originando as estrias.

como evitar estrias na gravidez

No caso de mães de múltiplos, como gêmeos, trigêmeos e até quadrigêmeos, esse processo é ainda mais intensificado já que ainda mais espaço é necessário para todos os bebês em desenvolvimento.

· GANHO DE PESO

Muitas mães levam a sério a famosa expressão de “comer por dois” e com isso acabam sofrendo um aumento de peso maior do que o necessário. Além de muitas vezes não ser exatamente saudável, nem para o bebê e nem para a mãe, esse ganho de peso leva ao aparecimento de estrias, especialmente na área da barriga.

COMO EVITAR ESTRIAS DURANTE A GRAVIDEZ?

como evitar estrias na gravidez

No quesito estrias a prevenção é, definitivamente, o melhor remédio, já que uma vez que elas aparecem pode não ser possível retirá-las por completo. Assim, a chave para não sofrer com as marcas pós-gravidez é fazer o máximo possível para evitar que apareçam.

· HIDRATE

O primeiro passo para evitar o surgimento de estrias durante a gravidez é hidratar a pele diariamente, especialmente na área da barriga e dos seios, que são as áreas mais afetadas pelas estrias durante a gravidez. O importante, então, é utilizar cremes com hidratação reforçada, óleos, cremes anti-estrias ou cremes próprios para a gravidez, fazendo massagens diárias.

hidrate sua barriga

É importante, entretanto, tomar o cuidado de consultar o seu médico antes de utilizar qualquer produto químico para garantir que não fará mal para sua saúde nem para a do seu bebê.

· BEBA BASTANTE ÁGUA

estrias na gravidez

Pele hidratada não é obtida apenas com o uso de cremes, mas também com a hidratação feita pela ingestão de uma quantidade mínima de dois litros de água diariamente. Portanto, sem mais desculpas e comece a ingerir a quantidade recomendada de água para evitar o surgimento de estrias.

· CONTROLE A ALIMENTAÇÃO

Mesmo com os possíveis desejos da gravidez é preciso ter parcimônia na hora de se alimentar durante a gravidez. Evidentemente você não precisa e nem deve entrar em nenhum tipo de dieta restritiva, mas é importante ter uma dieta balanceada, com o máximo de frutas, legumes, vegetais e alimentos frescos possível. Alimentos ricos em vitamina C e E irão te ajudar na empreitada contra as estrias.

dieta na medida

Evite também sempre que possível produtos industrializados, com conservantes e com excesso de sal e açúcar. Além de evitar as estrias, essa alimentação proverá seu bebê com o que ele precisa e te ajudará a voltar ao seu peso após o nascimento.

· EXERCITE-SE

Se o seu médico te liberar para fazer exercícios físicos, pratique atividades prazerosas e que não te deixem cair no sedentarismo. Assim, caminhadas leves, ioga e pilates são ótimas opções para você se manter ativa mesmo grávida, controlando seu nível hormonal e seu peso, evitando as estrias.

como prevenir

Evidentemente exercícios físicos não são recomendados no caso de uma gravidez de risco ou de qualquer outro impeditivo que ponha em risco a saúde da gestante ou do bebê.

· FAÇA TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Após conversar com o seu médico, você pode procurar uma clínica estética para fazer tratamentos para prevenir as estrias. O peeling de diamante, por exemplo, é uma opção simples e pouco invasiva de promover uma esfoliação superficial na pele e estimular a produção de colágeno. Prefira os tratamentos preventivos pouco agressivos, apenas para complementar os outros cuidados.

estrias na gravidez

Seguindo dicas simples de como evitar estrias na gravidez é possível passar por esse momento especial sem que isso signifique, necessariamente, marcas indesejadas no corpo. Cuide de sua saúde e você estará cuidando da do seu bebê, garantindo uma pele bonita no pós-parto.

O que você achou das dicas para prevenir estrias na gestação? Você teria alguma dica adicional? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!