Como Eliminar Cravos

Publicidade

Cravos, espinhas e acnes. Estes são alguns dos piores pesadelos que os adolescentes podem encarar, especialmente, as vésperas de um algum evento importante ou de alguma grande festa. Apesar de serem fatores mais comuns a juventude, há pessoas que sofrem com esses males até uma idade bem mais avançada por diversos motivos, sejam psicológicos, hormonais ou questões de saúde. Entretanto, há formas de acabar com esse problema. Existem métodos para se livrar definitivamente de incômodos a sua aparência, como os cravos, por exemplo.

Afinal, o que são os cravos?

o que são cravos

Um cravo não passa de um comedo, uma espécie de grande buraco na pele com uma massa negra repleta de restos de pele que cobrem essa abertura superficial, além disso, alguns cravos ainda podem ter a coloração mais amarelada. Os cravos são conhecidos por serem a primeira fase antes da aparição das acnes. Desta forma, os cravos dão origem as bactérias que infestam os poros da pele da pessoa. E vale lembrar que um cravo pode se desenvolver e se tornar uma espinha.

Da onde surgem os indesejados cravos?

dicas de saúde e beleza

Os cravos, normalmente, começam a se manifestar logo depois do começo da puberdade, época em que as taxas hormonais tem acesso a pele. E os hormônios que provocam as glândulas sebáceas, causam a produção desenfreada de óleo.

informações que você precisa

O óleo, também conhecido como sebo, é produzido pelo organismo para hidratar os cabelos e a pele e, geralmente, permanece na parte exterior da entrada dos poros sobre a sua superfície. Entretanto, algumas vezes, o sebo acaba sendo interrompido e as bactérias iniciam o seu acumulo. Com essa propagação de bactérias, aliada ao sebo acumulado, encontra qualquer buraco na parte mais superficial da pele humana se transforma em um cravo, ou seja, no momento em que o poro efetua a abertura para o exterior dando condições para que o ar entre.

Como Eliminar Cravos

Além disso, o sebo possui a melanina, um tipo de pigmento. E é exatamente esse pigmento que é responsável por conceder a tonalidade à pele humana. Desta forma, a melanina provoca o escurecimento, isso quer dizer, oxida no instante em que recebe a exposição ao ar. E é, justamente, por essa razão que os cravos tem a coloração enegrecida, o que não tem nada haver com a ideia de que sejam sujos.

Razões e causas para o surgimento de cravos

Inúmeras razões e situações podem ser responsáveis pelo surgimento de cravos ou ainda pelo agravamento da exposição da pele, como por exemplo, a utilização de óleos ou cosméticos não recomendados para um tipo especifico de pele pode acabar piorando o quadro.

1 – Cravos aparecem em peles “sujas”?

Algumas pessoas ainda creem que a sua pele não está higienizada de forma adequada e por isso, mais cravos acabam surgindo, principalmente, durante períodos com as taxas hormonais variantes, como na puberdade ou no período que antecede ao ciclo menstrual. Entretanto, essa hipótese já foi derrubada pela ciência, já que todas essas reações biológicas que desencadeiam no aparecimento dos cravos não acontecem na camada externa da pele, mas, no interior. Ainda assim, é recomendado passar água no rosto todos os dias, ao menos, duas vezes.

2 – Cremes em excesso podem causar cravos?

Para a infelicidade de alguns pacientes, o uso de determinados cremes, protetores solares ou itens de maquiagem em demasia podem provocar o aparecimento dos cravos. Por isso, é indicado escolher produtos específicos para as características da sua pele.

3 – Excesso de cravos pode ser hereditário?

Dicas de Como Eliminar Cravos

Outra preocupação: dificilmente a origem do excesso de cravos é passada de geração em geração, ou seja, se torne algo hereditário. Essa possibilidade é extremamente pequena.

4 – Alimentação pode provocar o excesso de cravos?

Todo mundo já escutou durante a adolescência que comer chocolate e alimentos gordurosos provoca o surgimento de acnes e a aparição de mais cravos. Entretanto, não existe comprovação cientifica nenhuma para isso, ou seja, esses alimentos não provocam e nem pioram o seu caso de cravos.

o que não comer

 

No entanto, algumas pesquisas recentes indicam que pode haver uma ligação entre derivados do leite e o aumento de cravos e espinha.

5 – Irritação e estresse influenciam no surgimento de cravos?

o que pode causar

Diretamente, o estresse não tem nenhuma ligação com o surgimento de cravos. Porém, o estresse acaba por desencadear outros sentimentos, como a ansiedade, que pode fazer com que as pessoas acabem por espremer seus cravos, o que irrita muito a pele.

Leia também como acabar com cravos no rosto e como tirar cravos do nariz!

O que fazer para acabar com os cravos?

1 – Tratamentos hormonais:

o que você pode fazer

Remédios anticoncepcionais, regularmente, tem sido indicado por médicos para tentar reduzir a incidência de cravos, normalmente, com bastante eficiência.

2 – Limpeza dos cabelos

dicas para pele

Ter cabelos oleosos em contato com o rosto pode disseminar a infecção, e em algumas situações facilitar a expansão dos cravos. Por isso, mantenha seus cabelos limpos e afastados do rosto.

3 – Mantenha a pele limpa

contra acne e espinhas

Mantenha a sua pele sempre limpa, bem hidratada e higienizada, especialmente, quem tem pele oleosa. E evite lavar a área com cravos mais do que duas vezes ao dia, já que isso pode irritar a sua pele e agravar a situação.

O que você achou das dicas para acabar com cravos? Deixe um comentário!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!